Grande cometa mergulha no Sol, explosão solar e impacto chegando!

Grande cometa mergulha no Sol, explosão solar e impacto chegando!


O segundo semestre de 2024 começa com muita coisa acontecendo quando o assunto é o Sol. Por volta das 00:30 UTC de 1 de julho, um cometa rasante da família Kreutz é visto fazendo um mergulho no Sol - sim ele é completamente desintegrado.


O cometa pertence a uma família de cometas conhecidos como "cometas rasantes Kreutz". Esses cometas, cujas órbitas os levam muito perto do Sol, são fragmentos de um único cometa gigante que teria se quebrado em várias partes, a centenas de anos atrás. Conhecido como O Grande Cometa de Aristóteles, em 342 a.C. ele foi descrito como excepcionalmente brilhante, preenchendo 1/3 do céu noturno. Posteriormente ele teria se desintegrado, dividindo-se em pelo menos 2 grandes partes e dando origem a uma família de cometas que foi nomeada "Kreutz" após o século IX, quando o astrônomo alemão Heinrich Kreutz demonstrou pela primeira vez que esses cometas estariam relacionados.

Nem todos os cometas rasantes são membros do grupo Kreutz. O famoso cometa ISON, por exemplo, não estava relacionado a esta família.


Uma explosão de radiação para acordar

Logo em seguida, após algumas horas, o Sol resolve acordar com uma explosão de radiação de classe M, justamente de uma região ativa pequena onde complexidade de campo magnético é inexistente. Sim, explosões de radiação podem surgir de qualquer região ativa, e essa foi apenas um lembrete disso.

E como se não bastasse, estamos a algumas horas de um impacto solar, que pode resultar em uma tempestade solar de nível G2 (de acordo com especialistas).

Trata-se de um filamento que se desprende no dia 29 de junho, podendo chegar por aqui a qualquer momento. O impacto não será dos maiores, no entanto, há poucos dias vimos o que aconteceu com um impacto parecido, porém de menor intensidade e dimensão - uma tempestade solar de nível G4 (quando o esperado era uma tempestade solar de nível G1).

E assim começamos a segunda metade de 2024 - ela promete!



Imagens: (capa-SOHO) / NASA / SOHO / Lasco C2 / divulgação
01/07/2024


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: