EUA já sabiam! Apagão na Europa é um alerta para risco de apagão global

EUA já sabiam! Apagão na Europa é um alerta para risco de apagão global

Estudo contratado pelo Departamento de Energia dos EUA revela impacto a longo prazo de tempestades solares em redes de energia

Abril de 2025 fica marcado com o apagão que deixou mais de 60 milhões de pessoas sem energia elétrica na Europa, sobretudo Portugal e Espanha. E quando falamos "sem energia elétrica", isso inclui serviços como abastecimento de água, transporte, hospitais, mercados vazios dentre outros que dependem de energia elétrica para funcionar - ou seja, tudo!


Após 10 horas de falta de energia, a maior parte dos afetados pelo apagão na Europa já tiveram a energia elétrica reestabelecida, mas até agora, não há uma causa oficial para esse grande caos.


Quando investigamos as possíveis causas desse blecaute na Europa, nos deparamos com um Sol calmo, sem explosões de radiação ou Ejeções de Massa Coronal, portanto, nenhuma tempestade solar registrada na semana desse apagão. Mas será que pode ter sido o Sol?


O Sol pode causar apagões de energia elétrica

Sabemos que o Sol pode causar grandes tempestades solares, e que isso afeta as redes de energia podendo acarretar em blecautes de grande escala. Mas como um Sol calmo poderia afetar redes de energia?

Um estudo do Laboratório Nacional Pacific Northwest, intitulado Tempestade Geomagnética e Impacto de Longo Prazo em Sistemas de Energia. contratado pelo Departamento de Energia dos EUA, revela algo assustador: uma tempestade solar pode não apenas causar um apagão de forma imediata, mas pode também ter um impacto a longo prazo.

Transformadores de Corrente podem ser magnetizados de forma permanente por uma tempestade solar
Transformadores de Corrente podem ser magnetizados de forma permanente por uma tempestade solar.
Créditos: divulgação

Transformadores de Corrente, que são responsáveis pela medição de parâmetros podem se tornar magnetizados de forma permanente por conta de uma tempestade solar. Um transformador que foi magnetizado de forma permanente por Correntes Geomagnéticas Induzidas (GICs), devem ser desmagnetizados em um processo manual que leva cerca de uma hora. O processo para desmagnetizar transformadores poderia levar semanas ou meses após uma tempestade solar.


Com um histórico de tempestades solares severas nas últimas semanas, é possível que transformadores tenham sido magnetizados, causando problemas de sobrecarga e medições errôneas, o que poderia explicar a causa do grande apagão na Europa.


Os EUA já sabem disso, afinal, eles foram os mais atingidos, junto com o Canadá, por problemas de rede elétrica causados por tempestades solares. Temos diversos exemplos históricos. E o mais preocupante é o fato que esses problemas de transformadores magnetizados podem ocorrer em qualquer lugar do globo, sobretudo nas regiões próximas dos polos, podendo afetar qualquer país, a depender da atividade solar.



Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
30/04/2025



Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.