Os melhores apps de Astronomia


Confira o review do site Galeria do Meteorito sobre os melhores aplicativos de astronomia!



Você sabe extrair o máximo do seu smartphone ou tablet?

Existem inúmeros aplicativos disponíveis que são fantásticos e que todos os aficionados pelo céu noturno deveriam conhecer. Conheça a nossa opinião sobre eles, e saiba qual é o melhor aplicativo para você!

Sim, nós testamos esses aplicativos de astronomia já pra adiantar o que você pode esperar do app, com seus pontos positivos e negativos. Assim você fica sabendo de ante-mão se cada um deles tem o que você está procurando.

Este espaço será exclusivo para reviews de apps, e está disponível em nosso menu superior na versão desktop (o menu também pode ser acessado na versão mobile arrastando o menu para a direita) na guia VÁRIOS com o título 'Apps Astronômicos'.

Periodicamente, faremos novos reviews e novas matérias com novos aplicativos astronômicos, para que você esteja atualizado com o mundo... ou melhor, com o céu e o espaço!






Review dos melhores aplicativos astronômicos para smartphones e tablets






ASTEROID ALERT

aplicativo de astronomia - asteroid alert
Descrição: Quem é que nunca se pegou pensando se algum asteroide está passando perto da Terra? Se você é aquela pessoa que gosta de ficar por dentro de tudo que passa pelas cercanias do nosso planeta, esse aplicativo foi feito pra você. Ele utiliza dados e informações fornecidas pelo programa de monitoramento de Objetos Próximos da Terra (NEO), da NASA, simulando a dinâmica do Sistema Solar e mostrando em tempo real quais objetos estão passando próximo da Terra.

Prós: O aplicativo Asteroid Alert mostra não apenas asteroides que passam próximo da Terra, como também de outros planetas como Marte e Vênus. Além disso, para o nosso planeta, ele possui ainda informações atualizadas em tempo real sobre a incidência de raios-X e prótons emitidos pelo Sol. Isso faz com que o usuário fique atualizado sobre os riscos espaciais que cercam o nosso planeta, sejam eles de rochas espaciais ou do próprio vento solar. O mais interessante são os alertas, que faz com que o aplicativo emita um som e exiba informações sempre que uma rocha passa próximo o suficiente do nosso planeta, exibindo a distância dessa proximidade e até mesmo o tamanho do objeto. Outro ponto positivo: ele é gratuito!

Contras: O Menu do aplicativo não é muito intuitivo, e o suário pode levar algum tempo para conseguir se familiarizar. O visual gráfico do Sistema Solar considerado "retrô" para muitos, parece um tanto arcaico e simples, sem efeitos visuais que chamam atenção. Navegar pelo Sistema Solar em busca de objetos próximos da Terra pode ser simples, porém, não é algo que chama a atenção do usuário.

Nota final: 8 - Se você está a procura de um aplicativo com efeitos visuais marcantes, esse com certeza não é indicado. A navegação também não é prazerosa tampouco intuitiva. Por outro lado, se o seu objetivo é receber alertas de asteroides que passam próximos da Terra, você não vai se arrepender de baixar e instalar essa ótima ferramenta, que também exibe notificações sobre rochas espaciais que passam próximas de outros planetas do Sistema Solar. Se o Sol estiver agitado, e produzir ventos solares carregados de plasma e alta energia, você também será notificado. Uma ótima maneira de ficar atento a tudo que seja proveniente do espaço que possa trazer riscos para o nosso planeta.



LUNARMAP

mapa da Lua e nome das crateras para celular android e ios - LUNARMAP
Descrição: Se você é do tipo de pessoa apaixonada pelo nosso satélite natural, então você precisa conhecer o LunarMap. Esse aplicativo, disponível para Android e IOS, é um verdadeiro mapa da Lua, com nomes de crateras, mares e seus respectivos diâmetros. Possui a versão gratuita (LunarMap Lite) e a versão paga (LunarMap HD), que custa cerca de R$2,50. Na versão HD (paga), o usuário tem as seguintes melhorias: sem marcas d'água quando na aproximação máxima; sombra que mostra em tempo real qual é a parte da Lua que não está visível, ou seja, suas fases, além de algumas opções de satélite, segundo o desenvolvedor. Além disso, as duas versões nos permitem ver a superfície lunar através de vários tipos de imagens feitas por diferentes satélites, e ainda, podemos ver até mesmo o lado escuro da Lua, região não visível para nós aqui na Terra.

Prós: O mapa é intuitivo, fácil de manusear e simples. A visão em 2D, apesar de não ser apelativa como as versões de mapas com imagens em 3D, ela acaba sendo melhor para entendermos o que estamos vendo, pois nos mostra a visão real que temos ao olhar o nosso satélite. Ao clicar em uma das crateras, por exemplo, o app nos dá suas coordenadas, seu tamanho real e alguma explicação sobre a origem do nome.
i
Contras: Apenas a versão paga nos mostra a sombra da Lua em tempo real, além de não mostrar a marca d'água quando damos zoom nas crateras menores. Outra coisa: esse mapa da Lua possui diversas opções de imagens (cores falsas, lado escuro da Lua, escalas de cinza, etc...) mas pra cada uma delas é preciso fazer um download adicional, o que na verdade pode ser visto como ponto positivo para algumas pessoas, pois deixa o programa mais leve para quem deseja apenas utilizar as cores normais.

Nota final: 9 - Simples, leve e fácil de entender. Pra ficar perfeito você só precisa de binóculos ou de um telescópio, e sua exploração da Lua estará a um passo de ser iniciada. Apesar do aplicativo restringir algumas opções na versão gratuita, ele ainda funciona muito bem, cumpre o que promete e é excelente mesmo na versão gratuita. E pra quem deseja se livrar da marca d'água nas aproximações grandes, o valor cobrado pelo app pode ser considerado justo (entre 2 e 3 reais). Resumindo, o LunarMap é um aplicativo obrigatório para conhecer todos os detalhes incríveis da Lua!



COPERNICAN ORRERY

COPERNICAN ORRERY - aplicativo para astronomia
Descrição: Esse aplicativo nos dá uma belíssima imagem do Sistema Solar visto de cima, a partir de um ponto de vista que nos permite observar as posições e movimentos dos planetas e suas principais luas. Com ele é possível saber a posição dos planetas em tempo real, avançar e retroceder no tempo, e assim, saber como estarão configurados os planetas em alguma data futura.

Prós: Os sons do aplicativo (que podem ser desligados se necessário) chamam muito a atenção, pois ele simula engrenagens, dando a impressão de que temos um pequeno planetário físico em nossas mãos. Seu visual é simples e bonito. Através do touch screen, ao tocar e mover um dos planetas podemos avançar ou retroceder no tempo. No canto superior esquerdo podemos ver em qual fase a Lua está. Também é possível aproximar e afastar o ponto de vista, e assim que termina a órbita do planeta Netuno, o Sistema Solar é fechado com uma moldura vintage, e nele podemos ver em qual direção está cada uma das 12 constelações zodiacais.

Contras: A opção de afastar e aproximar é boa, porém, quando aproximamos, não é possível ir de um lado para o outro, ou seja, o Sol sempre estará no centro da tela, e isso dificulta a observação dos planetas exteriores, como Júpiter e Saturno, o que é uma pena, porque podemos ver o movimento de suas luas, mas nunca aproximar. Esse foco no Sol também dificulta a leitura dos nomes das constelações. Para avançar ou retroceder no tempo, devemos rolar uma "barra imaginária" na parte inferior da tela, e do lado esquerdo podemos ver qual é a data selecionada, e confesso que não é muito fácil escolher uma data precisa.

Nota final: 8 - O app é bonito de ser apreciado, e os criadores tiveram muito cuidado com a simulação dos movimentos dos planetas e das luas, porém ele peca quando não permite que o usuário observe esses movimentos com maior aproximação. Ao que tudo indica, o aplicativo foi pensado mais para os usuários de tablets,mas mesmo assim, Copernican Orrery ainda consegue ser um app fantástico, e quem sabe futuramente os desenvolvedores não consertam esses pequenos contra tempos?!



STAR ODYSSEY

STAR ODYSSEY - origem do nome das estrelas - aplicativo
Descrição: Você já quis saber um pouco mais sobre alguma estrela, por exemplo sua distância, magnitude, tipo espectral, ou a origem de seu nome? Se você não se contenta com pouco e quer obter o máximo de informações possíveis sobre as estrelas, então esse é o aplicativo certo pra você! Em seu catálogo você encontra mais de 70 das estrelas mais brilhantes do céu noturno. Você pode fazer a busca por ordem alfabética, por ordem de brilho ou por ordem de proximidade com o nosso Sistema Solar. Além disso, podemos filtrar sistemas binários ou triários. Outro fato desse app é que podemos listar as estrelas pelo idioma de origem (árabe, grego, latim...) e descobrir seus significados. Outro fator importante: esse app é gratuito!

Prós: Os modos de busca com filtro, modo noturno (como mostra na imagem esquerda), e a quantidade de informações como distância das estrelas, origens de seus nomes, etc... fazem do Star Odyssey um aplicativo obrigatório para os smartphones de todos aqueles que se aventuram pelo céu noturno. Não há outro aplicativo que faça o que ele faz e que tenha essas informações tão detalhadas das estrelas (se surgir algum outro nos avise). E pra ficar ainda melhor, se você tiver um outro aplicativo chamado SkEye, você pode clicar em "localizar estrela" que automaticamente ele manda a localização dessa estrela para o tal SkEye, que funciona como um Sky Map ou Carta Celeste.

Contras: O que é bem chato nesse aplicativo é que ele não tem versão em português. A única versão disponível é o inglês. Tudo bem que o nome das estrela são iguais, a distância em anos-luz ficará como LY (light years), mas pra quem deseja saber a origem do nome das estrelas, por exemplo, aí fica complicado.

Nota final: 8 - O app é incrível, afinal ele tem muitas informações adicionais das estrelas, e faz o que nenhum outro faz. Só não levou nota 10 por um motivo, que é o fato de não ser possível mudar o idioma dele para o português, o que o torna um tanto restrito. Mas mesmo assim, como disse anteriormente, é um app obrigatório pra quem deseja saber mais sobre as estrelas.



ASTEROID WATCH

aplicativo que mostra asteroides próximos da Terra- ASTEROID WATCH
Descrição: Este é um fantástico aplicativo que simula as órbitas dos asteroides mais próximos da Terra. Ao iniciar o app, vemos uma introdução bem legal, com uma música relaxante e que nos remete a observações do céu noturno. Com ele, podemos verificar as órbitas de alguns dos principais asteroides, como Mimas, Toutatis e Apophis. Ele disponibiliza uma lista com nome, diâmetro, distância e classe dos asteroides próximos da Terra. Além dos asteroides, podemos também obter informações detalhadas dos planetas Mercúrio, Vênus, Terra, Marte e Júpiter, como também da nossa estrela, o Sol. Na versão gratuita, contamos com uma pequena lista de 12 asteroides, porém, se você quer algo completo, existe a versão paga (com valor de R$ 3,22), cujo banco de dados é bastante extenso, contando com mais de 1.000 asteroides com órbitas que alcancem uma distância mínima de 0.02 UA ( 1 Unidade Astronômica = distância média entre a Terra e o Sol).

Prós: O aplicativo é leve, com interface simples e prática. Ao selecionarmos um asteróide, temos uma bela visão 3D de todos os ângulos desejáveis de sua órbita com relação aos planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra. Podemos avançar no tempo, para ver quando um certo corpo se aproximará da Terra, ou então, voltar no tempo para obter informações detalhadas de onde estava um certo objeto. Ao detalhar um asteróide, temos informações de sua classe, magnitude aparente, excentricidade, inclinação, periélio, afélio, período de rotação, diâmetro estimado, massa... enfim, um app bastante completo no que se diz respeito aos NEO (Near Earth Objects).

Contras: A ferramenta de viagem no tempo é um pouco difícil de ser utilizada. Ao menos na versão gratuita (acredito que na versão paga não seja diferente), podemos avançar ou retroceder no tempo através de uma barra. Para voltar no tempo, devemos selecionar a opção -x apertando um botão que parece um PLAY na parte superior, e após isso, mover a barra do tempo pra frente e para trás. Com isso, selecionar uma data específica é um tanto complicado.

Nota final: 8 - Mesmo com a dificuldade da função de viagem no tempo, o app é ótimo, com muitas informações, legal para passar o tempo estudando órbitas e tamanhos dos NEOs. Na versão paga, a lista é bastante extensa, o que o torna um app obrigatório para os admiradores desses objetos do Sistema Solar.



SOLAR SIZER

comparação de tamanhos do Sistema Solar - SOLAR SIZER - aplicativo android
Descrição: Quem já não se perguntou o quão grande (ou pequena) é a Terra se comparada aos planetas do nosso Sistema Solar? Qual seria o tamanho de cada objeto do Sistema Solar se todos eles coubessem dentro da sua casa? Este maravilhoso app, com interface simples e fácil de ser utilizada, nos dá uma excelente escala do tamanho dos objetos do Sistema Solar, e podemos escolher qual será o tamanho dessa escala. Se o diâmetro solar fosse igual a 1 metro, qual seria o tamanho dos planetas ao seu redor? Com este aplicativo, você poderá surpreender a sí e aos outros.

Prós: Interface leve, fácil e prática. Podemos escolher a unidade utilizada (metros ou milhas), e qual será a escala para o Sol, desde o diâmetro de um fio de cabela até 1 quilômetro. Também é possível ter uma escala de distâncias dos corpos do Sistema Solar. Trata-se de um aplicativo simples, mas com uma idéia excelente, pois a Astronomia lida com dimensões tão grandes que muitas vezes não conseguimos compreender... mas o Solar Sizer veio pra isso.

Contras: Se você está interessado em ter uma escala menor de galáxias ou de estrelas, não é possível. O Solar Sizer lida somente com os planetas do Sistema Solar, além da Lua.

Nota final: 9 - Mesmo que o aplicativo nos dê informações em escala somente dos principais corpos do Sistema Solar, a idéia é excelente pois nos ajuda a compreender, de uma vez por todas, a verdadeira dimensão dos planetas do Sistema Solar.



STAR CHART

carta celeste - aponta pra estrela diz o nome da constelação - SOLAR SIZER
Descrição: App gratuito. Basta apontar para uma região qualquer do céu para saber qual é aquela constelação, ou aquela estrela que você esta observando. Obtenha também informações sobre os planetas, nebulosas, galáxias, constelações... Ele possui o catálogo Messier e NGC. Este aplicativo é um planetário virtual e carta celeste de bolso. Estão disponíveis algumas atualizações (pagas), para incrementá-lo ainda mais, como informações sobre chuvas de meteoros, passagem de satélites, entre outros.

Prós: Aplicativo excelente, com muitas opções detalhadas, diferenciando-o de outros do mercado. Ao clicar em um objeto, por exemplo, uma estrela, ele nos dá todas as suas informações principais como sua magnitude aparente, tamanho, distância, coordenadas (ALT-AZ e AR-DEC), e isso o diferencia de outros apps do mercado. A arte das constelações é muito bonita, e seu visual é muito agradável. Possui também o modo noturno, para não nos ofuscar em noites escuras, uma vez que seu intuito é ajudá-lo em suas observações. Ao clicar em um planeta, as informações são ainda mais completas como período rotacional, inclinação axial, quantidade de satélites, temperatura média, gravidade na superfície, entre outras... Realmente um dos melhores do mercado. Ah, e sem falar em seu catálogo, que possui mais de 120.000 estrelas... não é pra qualquer um.

Contras: Por ter tantas informações e um visual rico, ele é um pouco pesado, apesar de sua nova versão ter melhorado bastante seu desempenho.

Nota final: 9 - Um aplicativo completo, com informações detalhadas e precisas. Diferente de seus concorrentes, ele não se contenta em nos informar apenas a constelação e o nome de algumas estrelas do céu. Apesar de ser um pouco pesado, é excelente e para muitos astrônomos, profissionais ou amadores, é um app obrigatório para ter instalado em seu gadget.



ASTRONOMY CALENDAR

efemérides astronômicas no celular - ASTRONOMY CALENDAR - aplicativo celular
Descrição: Com este aplicativo gratuito você estará antenado com tudo que acontece no céu. Obtenha as efemérides astronômicas em seu smartphone, e coloque notificações. Você não vai mais perder aquela chuva de meteoros, ou um eclipse, seja ele solar ou lunar, pois ele vai lembrá-lo exibindo uma notificação na barra de tarefas.

Prós: É um aplicativo leve e sem complicações. Nos ajuste, é possível ligar ou não as notificações. Se decidir que quer que as notificações sejam exibidas, escolha com quantos dias antes do evento você quer ser avisado. Ele não vai deixar um evento passar batido.

Contras: Ele só está disponível em inglês, e isso dificulta um pouco as coisas para aqueles usuários que não estão muito familiarizados com os termos astronômicos em inglês.

Notal final: 8 - É um aplicativo essencial para quem quer saber tudo que está ocorrendo no céu, além de não ser pesado e de ser possível configurá-lo para notificar ou não sobre as efemérides. Apesar de não estar disponível em português, o que pode dificultar para alguns usuários, é um ótimo aplicativo.



SKY MAP

mapa das estrelas e constelações  - celular aplicativo android - SKY MAP
Descrição: O Google Sky Map é um app gratuito. Aponte para uma região do céu e descubra as constelações que está observando. Este aplicativo do Google é muito bom para observações do céu noturno. Sabe aquele momento em que você e seu amigo(a) não estão chegando a um acordo sobre qual é aquela constelação que mal podemos ver a olho nu? Com este app não haverá mais confusão, pois basta apontá-o para uma região do céu que logo saberá do que se trata. Leve, simples e descomplicado.

Prós: O aplicativo é leve e responde aos seus comandos sem exitar. Com ele não tem tempo ruim, ou melhor, céu ruim. Abre fácil e não pesa na memória do seu smartphone. Disponibiliza a posição de constelações, estrelas, galáxias, nebulosas e planetas.

Contras: Como diz o velho ditado, não dá pra fazer omelete sem quebrar os ovos. Por ser a carta celeste mais leve do mercado, não espere ter informações adicionais sobre os objetos do céu. Não é possível clicar em uma estrela e obter informações, por exemplo. Com ele, podemos ver o nome das constelações e o nome de somente algumas estrelas do céu.

Notal final: 8 - Mesmo tendo poucas informações dos objetos celestes, este aplicativo vale muito a pena por ser leve (muito, muito leve). Se o seu smartphone está pesado com tantos aplicativos, não se preocupe, o Google Sky Map não fará diferença em sua memória, e não te deixará na mão.



Fique ligado(a). Mais reviews virão por aí!


3 comentários:

  1. Bela iniciativa 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Já usei o Sky Map. É um aplicativo muito bom. Principalmente para quem não sabe e quer identificar as constelações no céu noturno. O Star Chart também é bom.

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria, muito obrigada pelas informações!! Realmente incrível!

    ResponderExcluir