Raios Cósmicos da Via Láctea têm impacto direto no tempo e no clima da Terra

Novas pesquisas mostram que a química que ocorre na atmosfera terrestre tem influência direta de raios cósmicos provenientes da Via Láctea

Uma nova e fascinante teoria afirma que os raios cósmicos provenientes de nossa Via Láctea estão diretamente envolvidos no clima da Terra, de acordo com Henrik Svensmark , principal autor do novo estudo com a Universidade Técnica da Dinamarca . " Em experimentos ao longo de muitos anos, diz ele, " temos mostrado que os raios ionizantes ajudam a formar pequenos grupos moleculares. Críticos têm argumentado que esses grupos não podem crescer o suficiente para afetar a formação de nuvens de forma significativa. Mas nossa pesquisa atual, cujos relatados do experimento SKY2 constitui apenas uma parte, contradiz a visão convencional. Agora queremos nos concentrar sobre os detalhes da química inesperada que ocorre no ar, no final de uma longa jornada que trouxe os raios cósmicos de estrelas distantes que explodiram até aqui".

De acordo com a teoria, pequenos aglomerados de moléculas na atmosfera têm dificuldade de crescer grande o suficiente para agir como "núcleos de condensação, na qual as gotas de água podem se reunir para fazer as nossas nuvens de baixa altitude. O experimento SKY2 mostra que o crescimento dos aglomerados é muito maior, desde que os raios ionizantes - raios gama ou raios cósmicos na atmosfera - estão presentes para fazer funcionar essa "química mágica".

Em 1996, os físicos dinamarqueses sugeriram que os raios cósmicos, partículas energéticas do espaço, são importantes na formação de nuvens. Desde então, as experiências em Copenhague e em outros países demonstraram que os raios cósmicos realmente ajudam na formação de pequenos aglomerados moleculares. Mas a hipótese de "nuvens de raios cósmicos" parecia ter problemas quando simulações numéricas da teoria química vigente apontou uma falha de crescimento.


Felizmente, a teoria química também pode ser testada experimentalmente, como foi feito com SKY2, a câmara que possui 8 metros cúbicos de ar e traços de outros gases. Uma série de experiências confirmaram que os novos aglomerados conseguem crescer suficientemente para ter influência nas nuvens. Mas uma outra série de experiências, utilizando os raios ionizantes, deu um resultado muito diferente.


As reações que ocorrem no ar sobre nossas cabeças envolvem principalmente moléculas comuns. Durante o dia, os raios ultravioleta do Sol incentivam o dióxido de enxofre que reage com o ozônio e vapor d'água para produzir ácido sulfúrico. Os grupos que contribuem para a formação de nuvens consistem principalmente de ácido sulfúrico e as moléculas de água agrupados em números muito grandes e crescendo com o auxílio de outras moléculas.


Químicos atmosféricos têm assumido que, quando os grupos moleculares já recolheram o rendimento do dia, elas param de crescer, e apenas uma fração pequena pode se tornar grande o suficiente para ser meteorológicamente relevante. No entanto, na experiência SKY2, com raios cósmicos naturais e raios gama, mantendo o ar na câmara ionizado, nenhuma interrupção foi observada . Este resultado sugere que um outro processo químico parece fornecer as moléculas necessárias para manter os aglomerados em crescimento.


Fontes: Technical University of Denmark / Daily Galaxy
06/09/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário