O lugar onde auroras polares ocorrem o ano todo



Você sabia que existe um lugar na Terra em que pode-se observar auroras quase todas as noites? Bem, esse lugar realmente existe.

É sob a região conhecida como "auroral oval" que acontecem mais auroras no mundo. O "auroral oval" é como uma rosquinha de luz em torno dos pólos, e nessa região, o céu nunca fica completamente escuro, isso por conta das partículas energizadas que 'chovem' na atmosfera. Essas imagens foram registradas em 2014, durante uma noite maravilhosa da região (o que não é difícil de ser presenciado), com auroras brilhantes por todo o céu.

Créditos: Churchill Northern Studies Centre
Clique na imagem para ampliar

"Que noite maravilhosa!", comenta Alan Dyer, Churchill, Manitoba, Canadá. " Na noite das observações, apesar de todas as previsões relatarem níveis baixos de atividades, o céu explodiu com cores impressionantes que ondulavam para todos os lados. Churchill está sob o oval de auroras principal, e por isso vemos belas luzes nos céus quase que todas as noites, mesmo quando a previsão diz que não haverá auroras... mesmo com baixas tempestades geomagnéticas, ou até mesmo, com nenhuma tempestade..."

Estas imagens são do Centro de Estudos Norte de Churchill, um instituto de pesquisas sem fins lucrativos, que desenvolve trabalhos científicos no Ártico e pomove encontros para obervações de auroras. "Não há palavras para descrever a visão dessas cortinas brilhantes e ondulantes que vão de horizonte à horizonte. Todos os membros do grupo de turismo ficaram muito satisfeitos após ter uma experiência celestial como essa, que ficará guardada para toda a vida".

De acordo com os meteorologistas da NOAA, apenas 5% de chance de tempestades geomagnéticas já é o suficiente para presenciar auroras magníficas sob o oval.


Fonte: Spaceweather
10/03/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário