Bola de Fogo faz a noite virar dia no Colorado e mais 2 estados dos EUA

https://www.galeriadometeorito.com/2021/10/bola-de-fogo-faz-noite-virar-dia-no.html

Nesse domingo (03), um meteoro super brilhante chamou a atenção da região central dos EUA


Pelo menos 50 pessoas relataram ter visto uma bola de fogo brilhante nos céus do Colorado, Wyoming e Novo México nos EUA na manhã de domingo, 03 de outubro, de acordo com a Sociedade Americana de Meteoros (AMS). O evento ocorreu por volta das 04h30 pelo horário local (10:30 UTC).


Um fato interessante é que observadores de Casper, Wyoming e de Santa Fé no Novo México conseguiram observar o mesmo meteoro - isso significa que o bólido pôde ser visto por observadores que estavam separados por quase 1.000 km!

Um residente de Evergreen, no Colorado, relatou que o brilho do meteoro foi tão intenso que chegou a carregar suas luzes movidas a energia solar, de acordo com a CBS. Várias câmeras registraram a bola de fogo brilhante.

VIDEOOOO

Meteoros são causados pela entrada de pequenos fragmentos maiores que grãos de poeira que queimam na atmosfera da Terra. Bólidos como esse são produzidos por fragmentos maiores, com tamanho de uma bola de tênis ou de futebol. A maioria dos objetos que queimam na nossa atmosfera se desintegram por completo, porém, em casos de bólido como esse, algum fragmento pode ter resistido, resultado na queda de meteoritos.


Até o momento, não há relatos de queda de meteoritos, embora os cientistas locais estejam de olho e pedindo ao público para relatar qualquer achado. 

"Se algo for encontrado ou não, resta saber, mas há uma boa chance de que haja pelo menos vários quilos de material no solo", disse à CBS o pesquisador Chris Peterson, associado do Denver Museum of Nature que também trabalha em Cloudbait.

Meteoro no Colorado EUA em 03 de outubro de 2021 - Baxcam
Meteoro no Colorado EUA em 03 de outubro de 2021.
Créditos: Baxcam

Chris Peterson estima que a bola de fogo tenha resultado numa fragmentação em torno de 16 km à 32 km acima do solo - uma altitude relativamente baixa em comparação com o flash brilhante que ocorreu a cerca de 97 km à 113 km de altitude. De forma mais geral, as bolas de fogo podem entrar na atmosfera a velocidades que excedem em muito a barreira do som - entre 40.000 a 260.000 km/h, de acordo com a AMS.

Enquanto a maioria das bolas de fogo (como esta) são inofensivas, bolas de fogo maiores podem causar sérios danos. Um meteorito que caiu na cidade russa Chelyabinsk em 2013 gerou uma explosão equivalente a 400-500 quilotons de TNT, o que é cerca de 26 a 33 vezes a energia liberada pela bomba de Hiroshima. Fragmentos do meteorito e principalmente a onda de choque danificaram edifícios, quebraram janelas e feriram mais de 1.200 pessoas.


A NASA tem uma rede de telescópios e instituições parceiras que varrem regularmente os céus em busca de asteroides maiores próximos da Terra - o Gabinete de Coordenação de Defesa Planetária. Asteróides são rochas espaciais maiores que orbitam o Sol, e uma parte dessas rochas espaciais chega muito perto da Terra. Felizmente, nenhuma ameaça iminente foi encontrada, embora ´por precaução as buscas não cessem.


Imagens: (capa-AMS) / AMS / Baxcam / divulgação
04/10/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário