Atividade Solar: duas grandes explosões de classe X são disparadas pelo Sol

As previsões diziam que isso poderia acontecer, mas não dessa maneira...


Os meteorologistas solares esperavam uma explosão de classe X, a mais intensa explosão de radiação solar, e o que aconteceu não foi diferente da previsão.

Na verdade, foi um pouco diferente sim. Ao invés de uma explosão solar intensa, ocorreram duas. E a fonte dessas explosões também foi inesperada. Uma nova mancha solar, nomeada AR2087, de repente saiu de trás da região sudeste do disco solar, e entrou em erupção duas vezes, produzindo um flare de classe X2.2 às 11h42 UTC, e um outro de nível X1.5 às 12h52. Este vídeo capturado em ultravioleta extremo feito pela sonda Solar Dynamics Observatory mostra as explosões:



O raio-X e a radiação UV das duas explosões solares criaram uma onda de ionização na atmosfera superior da Terra, alterando a propagação normal das transmissões de rádio. Na Europa, Rob Stammes registrou a perturbação da ionosfera súbita (SID) a partir de seu laboratório em Lofoton, na Noruega. Imagens preliminares do Coronógrafo da sonda STEREO da NASA mostram uma Ejeção de Massa Coronal brilhante emergindo do local da explosão, viajando principalmente para longe da linha entre o Sol e a Terra. Por não ter sido direcionada exatamente para o nosso planeta, impactos fortes não são esperados.




Antes dessa dupla erupção de hoje, os meteorologistas estavam atentos nas manchas solares AR2080 e AR2085, que estavam quase diretamente apontadas para a Terra. Essas duas manchas solares têm campos magnéticos 'classe delta' que abrigam energia para outras explosões tão fortes quantos essas que ocorreram ontem. O repentino aparecimento da mancha AR2087 acrescenta outra fonte muito potente para observações de segurança. A atividade solar é alta, e provavelmente continuará assim nos próximos dias.

Acompanhe informações atualizadas em tempo real sobre a atividade solar.

11/06/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário