AO VIVO: Teste do disco-voador da NASA (adiado)

No dia 11 de junho poderemos ver o primeiro teste do LDSD, o disco voador da NASA


Na próxima quarta-feira, dia 11 de junho, se o tempo permitir, será realizado o primeiro teste do disco-voador da Agência Espacial Norte Americana, e você poderá assistir a transmissão ao vivo aqui mesmo, em nosso site, uma cortesia da NASA.

O mau tempo adiou o primeiro vôo de teste do novo "disco voador" (LDSD) da NASA, mais uma vez, empurrando a decolagem para essa quarta-feira.




A NASA tinha originalmente planejado o primeiro teste de LDSD (Desacelerador Supersônico de Baixa Densidade) para o dia 03 de junho, na ilha havaiana Kauai, porém, o mau tempo não permitiu que esse teste ocorresse. Por conta desse contra-tempo, o primeiro vôo de LDSD foi adiado para o dia 05 de junho, depois para 7, 9 , e agora, finalmente para o dia 11 de junho.

"As condições dos ventos foram o fator principal nos atrasos de lançamento, que tem de ser feito com a velocidade e direção correta, a fim de lançar o balão que levará  veículo de teste LDSD", informaram os oficias da NASA no último domingo (08 de junho).




O teste de vôo estratosférico dará à NASA sua primeira impressão de como a tecnologia LDSD irá funcionar em altas velocidades e em condições parecidas com as de Marte, disseram funcionários do projeto. A agência espacial vai disponibilizar a transmissão ao vivo, e você poderá acompanhar tudo em tempo real aqui mesmo em nosso site. A decolagem está prevista para ocorrer às 08h00 do horário local havaiano.


ATUALIZAÇÃO - 13 de junho às 23h00

A transmissão ao vivo do primeiro teste do disco-voador LDSD da NASA estava prevista para ocorrer neste sábado, dia 14 de junho, porém, a Agência Espacial Norte Americana adiou novamente os testes do veículo por conta do mau tempo.

Como a agenda de testes estava planejada para ocorrer até o dia 14 de junho, a NASA informou que o primeiro teste com o disco-voador LDSD foi adiado. Assim que tivermos mais informações de quando será realizado o teste, informaremos aqui em nosso site.


Broadcast live streaming video on Ustream

(o teste depende de fatores meteorológicos favoráveis)


Entenda um pouco mais sobre LDSD, o disco-voador da NASA

O programa LDSD está desenvolvendo e testando a engrenagem que vai desacelerar a descida de cargas pesadas, como módulos de habitats humanos através da fina atmosfera marciana. Segundo a NASA esse tipo de tecnologia é essencial se a humanidade deseja instalar um posto avançado no Planeta Vermelho.

O veículo de testes LDSD é equipado com um pára-quedas de 30,5 metros de largura, e um dispositivo parecido com um disco voador chamado SIAD ( Desacelerados Supersônico Aerodinâmico e Inflável ). O SIAD, que tem 6 metros de diâmetro é projetado para caber em torno da borda de um veículo de entrada na atmosfera, aumentando a sua área de superfície e, portanto, sua resistência.

Durante o vôo de teste, um enorme balão vai levantar o veículo LDSD a partir da instalação de mísseis, levando-o até uma altitude de 37 quilômetros. O veículo, então, vai se separar e disparar seu motor foguete a bordo, que chegará a 55 km e uma velocidade de Mach 4 (quatro vezes a velocidade do som).

Se tudo correr conforme o planejado, o pára-quedas irá então desacelerar o veículo até Mach 2.5, e em seguida, o SIAD irá inflar, abrindo caminho para um mergulho "suave" no oceano pacífico, o que deverá ocorrer cerca de 45 minutos após a decolagem.

Créditos: NASA
Imagem: NASA / JPL-Caltech
10/06/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Tem algum vídeo demostrando como será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre!

      Pelo que sabemos, não há qualquer vídeo de demonstração. Caso alguém saiba de algum, adoraríamos ter essa informação.

      Como já foi divulgado, o teste foi adiado mais uma vez por conta do mau tempo. Quem sabe no próximo sábado...

      Um grande abraço Alexandre! Boa sorte!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Nós, amadores ou não, estamos aguardando esse lançamento, pois se for bem sucedido, abrirá uma nova gama de ideias para todos nós!

      Excluir
    4. Com certeza Andrei! Isso é verdade, nós estamos descobrindo cada vez mais novas formas de locomoção interplanetária, e novas idéias poderão surgir a partir dessa.

      Um grande abraço, e obrigado por participar! Você é sempre muito bem vindo!

      Excluir
  2. bem sucedido como o lançamento do apolo 11 ;; torcendo ;) p dar certo..

    ResponderExcluir