'Ilha mágica' pode existir em Titã, lua de Saturno

Ou então, o que seriam as misteriosas anomalias na lua de Saturno?

Uma anomalia misteriosamente brilhante chamou atenção nos mares de Titã, a maior lua de Saturno. Foi a primeira vez que ondas, bolhas e algumas outras características desconhecidas foram vistas por lá, dizem os cientistas.

Os pesquisadores apelidaram a região observada em Titã como "Magic Island", ou "Ilha Mágica" em português. Titã é a maior das 62 luas conhecidas de Saturno, e é 50% mais larga do que a lua da Terra, além de ter 80% mais massa.




"O que eu acho mais especial sobre Titã é que ela tem de metano e etano líquidos em seus lagos e mares, tornando-se o único mundo no Sistema Solar que tem líquidos estáveis ​​em suas superfícies além da Terra", comenta o principal autor do estudo Jason Hofgartner, cientista planetário da Universidade de Cornell. "Titã não só tem lagos e mares, mas também rios e até mesmo chuva. Essa lua de Saturno tem o que chamamos de ciclo hidrológico".



A anomalia vista em Titã está circundada em vermelho nessa imagem. Créditos: NASA / JPL / Caltech / ASI / Cornell

Usando radar a bordo da sonda Cassini da NASA, Hofgartner e seus colegas olharam através da espessa atmosfera enevoada de Titã e analisar o Ligeia Mare, que tem cerca de 126.000 quilômetros quadrados, tornando-se maior do que o Lago Superior na América do Norte.

Em julho de 2013, a sonda Cassini detectou características que são essencialmente tão brilhantes quanto o terreno ao seu redor. A anomalia desapareceu em observações posteriores.

"Estes não são mares estagnados, eles não são imutáveis... ", disse Hofgartner. Ainda não se sabe o que causou o aparecimento dessa "ilha mágica", mas nós gostaríamos de estudá-la ainda mais". A anomalia brilhante ocupa uma área de cerca de 10 por 20 km, disse Hofgartner.

Os pesquisadores não acreditam que essa anomalia seja uma criatura alienígena ou naves espaciais. Agora em Titã, no hemisfério norte, está entrando a temporada de verão, é a energia solar que incide por lá talvez seja suficiente para conduzir ventos e outros fenômenos de energia, segundo os pesquisadores.

Os mares são normalmente muito suaves em Titã, "com características de no máximo entre 1 e 3 milímetros, tornando-o mais suave do que qualquer outra superfície natural na Terra", disse Hofgartner. "Isso ocorre porque os ventos em Titã, provavelmente, não são fortes o suficiente para criar ondas. Agora, no entanto, os ventos podem estar ficando mais forte, e o que estamos vendo podem ser ondas", acrescentou.

Outra possibilidade é que essa anomalia brilhante poderia ser gases que estão sendo empurrados para cima, a partir do fundo do mar, que estão subindo em forma de bolhas. Também poderia representar sólidos que estão flutuando com o aparecimento de temperaturas mais elevadas. Estes materiais sólidos podem estar em suspensão no mar, como um lodo na Terra. "À medida que o verão começa em Titã, esperamos aprender mais sobre seus mares", disse Hofgartner.

"Descobrir mais sobre o funcionamento de seus mares pode auxiliar nos planos futuros de exploração de Titã," disse Hofgartner. "Um plano é colocar algo como um barco ou jangada no mar de Titã para estudá-la mais detalhadamente, e compreender os processos que estão acontecendo por lá".

E se esses planos derem certo, o que será que vamos encontrar?

Fonte: Space
Imagens: NASA / JPL / Caltech
24/06/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Espetacular essa notícia!
    Há muito tempo o homem está nessa incessante e ansiosa busca por vida extra terrestre porém de alguns anos pra cá o foco da busca foi alterada, agora estamos na busca de um novo lar.
    Claro que é praticamente impossível hoje podermos realizar uma viajem tripulada para tão longe, mas a ciência está ali, nos ajudando de mesma forma em que começamos a compreender ela.

    ResponderExcluir
  2. Manero !! Deixa eu aproveitar e fazer uma pergunta eu comprei um telescopio 60mm mas nao estou conseguindo ver nd esta borrado oque pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser simplesmente uma falha ou erro no alinhamento das lentes, na maioria das vezes é isso, as vezes pode ter sido algum impacto no transporte se ele já veio montado, e isso pode ter desnivelado o alinhamento das lentes como também pode ter quebrado alguma delas, se ele for desmontável veja se não existem folgas nos pontos onde as lentes ficam presas, isso também gera desfoque e veja se não está vazando luz para dentro do mesmo, telescópio tem que ser 100% vedado, qualquer luz extra que entre e não seja pelas lentes já atrapalha, verifique danos no espelho também se ele for desse tipo.

      Excluir
    2. Poderia passar o modelo do telescópio?
      Procure na internet "como colimar um telescópio", deve ajudar.

      Excluir
  3. Vão acabar explodindo titan, já que lá ou é metano ou é etano.
    E a ganância fala mais alto

    ResponderExcluir
  4. Vão acabar explodindo titan, já que lá ou é metano ou é etano.
    E a ganância fala mais alto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível explodir Titan amigo, lá falta um comburente vital para o fogo: oxigênio!

      Excluir
    2. Em matéria de destruição nada é impossível para o Homem.

      Excluir