Missão Rosetta: a humanidade nunca viu um cometa tão de perto

Rosetta encontra o cometa 67P, e as fotos são as melhores e mais detalhadas que um ser-humano já conseguiu capturar em toda a história da exploração espacial


Após uma jornada de uma década pelo espaço, a sonda Rosetta da Agência Espacial Européia (ESA) finalmente concluiu o tão esperado encontro com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

O encontro que entrou para a história da Astronomia e da Exploração Espacial, ocorreu às 05h30 BRT (08h30 UTC) do último dia 06 de agosto, e o evento foi transmitido em tempo real, aqui mesmo em nosso site, uma cortesia da ESA.


Essa grande aproximação da sonda com o cometa (apenas 110 km de distância) rendeu algumas fotos que com certeza entrarão para a história. Devemos nos lembrar que os cientistas e astrônomos nunca tiveram a oportunidade de observar um cometa com tamanha precisão e riqueza de detalhes, e essas fotos que foram registradas pela sonda Rosetta, são as primeiras imagens em alta definição já feitas de um cometa. Como diz no título dessa matéria, "a humanidade nunca viu um cometa tão de perto"!


Imagem do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko capturada no dia 03 de agosto de 2014. Créditos: ESA / Rosetta


Imagem do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko capturada no dia 03 de agosto de 2014. Créditos: ESA / Rosetta



Imagem do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko capturada no dia 04 de agosto de 2014. Créditos: ESA / Rosetta


Imagem do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko capturada no dia 06 de agosto de 2014. Créditos: ESA / Rosetta



Imagem do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko capturada no dia 06 de agosto de 2014. Créditos: ESA / Rosetta



Principal sala de controle da ESA durante o encontro da sonda Rosetta com o cometa 67P, no dia 06 de agosto de 2014.
Créditos: ESA / Rosetta

Por dentro da Principal Sala de Controle da ESA durante o encontro de Rosetta com o cometa 67P, no dia 06 de agosto de 2014.  Créditos: ESA / Rosetta





E o melhor ainda está por vir! A sonda Rosetta possui um pousador, chamado Philae, que deverá aterrissar na superfície do cometa em novembro desse ano, quando deverá coletar amostras do solo e realizar estudos mais detalhados. Agora, com base nessas imagens, os responsáveis pela missão deverão escolher a melhor região que servirá como ponto de pouso. Os ânimos por lá devem estar nas alturas!

Imagens: ESA / Rosetta
07/08/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: