Chuva de meteoros extremamente intensa acontece em plena luz do dia: conheça a Arietidas

chuva de meteoros vista durante o dia - arietidas
Você já ouviu falar na chuva de meteoros Arietidas?

No dia 4 de junho, o Radar Canadense de Órbita de Meteoros (CMOR) detectou um aumento na atividade de meteoros. "O CMOR conseguiu observar um pico incrível de meteoros da intrigante chuva de meteoros Arietidas", relatou Peter Brown, da Universidade de Western, Ontario. O ponto rosa desse mapa celeste mostra como os ecos de radar estão agrupados na constelação de Áries, não muito longe do brilho intenso do Sol.

chuva de meteoros durante o dia  - arietidas
Chuva de meteoros Arietidas é registrada durante o dia
Créditos: CMOR

"A Arietidas (ou Ariétidas) é a quinta chuva de meteoros mais forte do ano detectada pelo CMOR", disse Peter Brown. "Os meteoros resultantes dessa chuva provavelmente estão relacionados a um complexo fluxo de detritos produzidos pelo rompimento de um grande cometa há milênios..." Por outro lado, alguns astrônomos relacionam essa chuva de meteoros a um asteroide chamado Icarus.




Ironicamente, apesar dessa chuva de meteoros ser extremamente intensa, a maioria das pessoas nunca perceberão isso. O motivo? O pico da chuva de meteoros Arietidas acontece em plena luz do dia, e por conta da luz do Sol, os meteoros são ofuscados, e os olhos humanos não conseguem detectá-los. Já os radares destinados a isso conseguem captar seus brilhos. Mas mesmo assim, durante um curto período do dia, é possível observar seus belos meteoros...


Como observar a chuva de meteoros Arietidas?

Segundo Peter Brown, as pessoas até conseguem observar alguns meteoros da chuva Arietidas um pouco antes do nascer do Sol, ao longo dessa semana. Esses meteoros não alcançam uma altitude elevada no céu, uma vez que a constelação de Áries (que é seu radiante) nasce no leste cerca de 45 minutos antes do Sol. Por conta disso, os meteoros Arietideos riscam o céu bem próximo do horizonte, e ganham o apelido de Earthgrazers em inglês, porém, são muito brilhantes!

Chuva de meteoros Arietidas - radiante
Radiante (local de onde os meteoros parecem se originar) da chuva de meteoros Arietidas.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito / Richard Cardial
Clique na imagem para ampliar

Outro fato curioso é que a chuva de meteoros Arietidas tem seu pico (momento em que a maior quantidade de meteoros podem ser vistos) bastante longo. Ao contrário da maioria das chuvas de meteoros, que têm picos que duram um ou dois dias, a Arietidas tem um pico que dura 5 dias ininterruptos. Ainda segundo Peter Brown, o melhor momento para observar essa curiosa chuva de meteoros é entre os dias 6 e 12 de junho, e claro, ela acontece todos os anos!






Fonte: Spaceweather / Wikipedia
Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / CMOR / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Richard Cardial
05/06/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário