10 imagens do pôr do Sol em Marte que são simplesmente encantadoras

Por do Sol em Marte
As sondas que visitaram o Planeta Vermelho nos presentearam com essas incríveis imagens do pôr do Sol visto de Marte. É fascinante!

Assistir ao pôr do Sol na Terra é uma experiência natural, maravilhosa e deslumbrante. Mas o que dizer do pôr do Sol em outros mundos?

Situado numa região 50% mais longe do Sol do que a Terra, encontramos Marte: um planeta que também tem um belíssimo pôr do Sol. Mas como ainda não estivemos lá pessoalmente, se quisermos apreciar esse fenômeno, temos que recorrer a imagens feitas pelas sondas e rovers que já passaram pelo Planeta Vermelho.




Além de explorar e aprender cada vez mais sobre o nosso vizinho cósmico, as missões marcianas ainda conseguem fazer mágica, dando à todos nós a oportunidade de observar um evento astronômico belíssimo, porém, visto de um planeta que não o nosso.


Viking 1 - Agosto de 1976
por do sol em marte - Viking 1 - Agosto de 1976
A nossa primeira visão do pôr do Sol em Marte vem do programa Viking da NASA, que colocou dois pousadores na superfície do planeta Vermelho em 1976. Viking 1 operou até 1980, enquanto que a Viking 2 sobreviveu até 1982. Essa foto foi feita no local de pouso da sonda, chamado Chryse Planitia.


Pathfinder - Julho de 1997
por do sol em Marte - Pathfinder - julho de 1997
No dia 4 de julho de 1997, a NASA retornou à Marte com seu primeiro veículo robótico (rover), chamado "Sojourner". Essa visão do pôr do Sol em Marte mostra duas montanhas chamadas popularmente de "Twin Peaks" (Picos Gêmeos). O pousador de Pathfinder utilizou seu instrumento ótico para medir as partículas de poeira durante o pôr do Sol, para entendermos melhor a atmosfera marciana.


Pathfinder - Nascer do Sol - 1997
nascer do Sol em Marte - sonda Pathfinder
E onde tem pôr do Sol, também tem a alvorada! A missão Pathfinder também registrou uma série de fotografias que mostram o nascer do Sol em solo marciano. As imagens foram feitas na região chamada Chryse Planitia. Isso permitiu ainda observar as nuvens altas da atmosfera, enquanto a luz solar incidia sobre elas.


Spirit - Maio de 2005
Por do Sol em Marte - sonda Spirit
O rover Spirit da NASA registrou uma das cenas mais famosas já feitas na superfície de Marte. A imagem foi feita na Cratera Gusev, e claro, durante o pôr do Sol. A sonda aterrissou em Marte em janeiro de 2004, com sua irmã chamada Opportunity. A missão de ambas as sondas estava programada para durar apenas 3 meses, portanto, quando essa foto deslumbrante foi tirada, a sonda já estava operando 1 ano a mais do que o previsto. E a hora-extra não parou por aí: o rover continuou explorando a Cratera Gusev até 2009, quando ficou presa em uma região de muita areia. A missão só foi oficialmente finalizada no ano de 2010, quando a NASA perdeu contato com a sonda.


Phoenix - Setembro de 2008
por do Sol e nascer do Sol em Marte
O pousador Phoenix foi um explorador polar. Pousou no hemisfério norte e teve o "privilégio" de desfrutar de 3 meses seguido de luz do Sol, por conta da alta latitude. Mas conforme os meses se passavam, o Sol ia se aproximando cada vez mais do horizonte, reduzindo a intensidade, até se pôr completamente. Essa série de imagens feitas no dia 5 de setembro de 2008, o Sol pode ser visto próximo do horizonte, emergindo de um lento ocaso até sua alvorada.


Opportunity - Novembro de 2010
por do sol em marte - opportunity sonda
11 anos de continuas explorações em solo marciano, fez com que a sonda Opportunity ganhasse o prêmio de de Exploração Robótica em Marte. e com todo esse trabalho, claro que não poderiam faltar imagens do pôr do Sol de Marte. Essa foto em particular foi feita no dia 5 de Novembro de 2010, em Meridiani Planum, quando a sonda ia em direção a Cratera Endeavour.


Curiosity - Junho de 2013
por do sol em marte curiosity
A famosa sonda Curiosity pousou em Marte no dia 6 de agosto de 2012, e com pouco tempo, conseguiu evidências de que a superfície de Marte não era tão seca quanto se acreditava, além de nos mostrar compostos orgânicos, reascendendo as chances de vida fora da Terra.



Além de uma ótima geóloga e química, a sonda robótica Curiosity se mostrou uma ótima astrônoma, nos dando a oportunidade de admirar o pôr do Sol visto a partir da Cratera Gale. Além de nos hipnotizar com essa incrível visão do pôr do Sol em Marte, a sonda ainda registrou informações sobre a composição atmosférica do Planeta Vermelho.


Curiosity - Junho de 2013
por do sol em marte visto pela sonda curiosity
Outra visão do pôr do Sol a partir da Cratera Gale, registrada pela Curiosity em uma versão de sequência de imagens.


O entardecer em Marte

Opportunity
sombra da sonda opportunity em marte
E com o pôr do Sol, temos a sombra causada por sua luz ao entardecer. Imagem registrada em março de 2014 mostra a sombra do robô Opportunity, quando o Sol já estava prestes a se pôr.


Curiosity
sombra da sonda curiosity em marte
Com o Sol prestes a se pôr, atrás do rover Curiosity, essa imagem deslumbrante mostra como é visto o entardecer no Planeta Vermelho. À frente, um pouco distante, podemos ver o Mount Sharp iluminado pela luz solar.

Fonte: DSpace / NASA
Imagens: NASA / JPL-Caltech
06/06/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários:

  1. Pá! Dá para fazeire um passeio de gajos namorados dia 12 agora para veire o por-de-sol neste tal Marte? E com bacalhau e vinho-verde, já imaginaire? Se tiveres passeio de autocarro até lá eu vou. Lá em cima tá um tiroliroliro! Levarei a Manoela (ela estar a aparaire o bigode), guarda-chuva e umas toalhas.

    ResponderExcluir
  2. Esperando algum obtuso dizer que é uma farsa da Nasa.

    ResponderExcluir
  3. Imagens incríveis, parabéns pela matéria, muito bom.
    Aproveitando o espaço gostaria de tirar uma duvida com a equipe da Galeria do Meteorito, já foi enviado alguma sonda para os Polos de marte? só vemos imagens de terenos áridos em marte, como seria a parte congelada nos polos?

    ResponderExcluir
  4. Afinal de contas o céu em Marte é vermelho ou é rosa salmão??? Agradeço quem puder esclarecer esta dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com quantas cores vemos o céu da Terra durante o por do sol? =D

      Mesmo quando não é um por do sol, perceba como o céu tem variações entre diversos tons. Quando se olha para cima é um tom de azul intenso, enquanto junto ao horizonte temos um azul tênue, quase branco. Ainda há variações de acordo com poluição, hora do dia (dependendo da latitude, da estação do ano), etc.

      Aqui há mais fotos feitas pelo Curiosity, é possível ver que há essas variações, seja pelos efeitos que a própria nasa da prá realçar ou seja pelas condições como as cameras do rover interpretação a luz.

      http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/gallery-indexEvents.html#lowerAccordion-set1-slide8

      Excluir
    2. Desculpe a minha ignorancia,mas afinal também há poluição em Marte?

      Excluir
    3. Só a poeira fina contida no deserto imenso de Marte.

      Excluir
  5. Sabe o que seria legal, um drone, desses pequeninos mesmo, com uma câmera acoplada, pra poder ir nesse monte Sharp e dar umas voltinhas lá pra conhecê-lo melhor. Além do que outros locais onde as rodas encalham, o drone passaria sem problemas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vim do futuro pra dizer que seu desejo foi realizado!

      Excluir
  6. Poluição em Marte,,,ainda não,,,mas já estamos providenciando!!!

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber o porque com tanta tecnologia não tem novas imagem da lua que é bem mais proxima e ja poderia esta sendo bem mais desvendada do que marte
    porque será em ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra q vc quer ver a lua? Já temos conhecimento o bastante sobre ela, tá na hora de focar em outras coisas

      Excluir