AO VIVO: Chuva de Meteoros Orionidas 2015 (reprise)

orionidas 2015 ao vivo - chuva de meteoros
No dia 21 de outubro acontece o pico da chuva de meteoros Orionidas 2015


Graças a nossa parceria exclusiva com o Projeto Slooh, temos a felicidade de anunciar mais uma transmissão ao vivo aqui em nosso site! Você poderá acompanhar a famosa Chuva de Meteoros Orionidas 2015 ao vivo, e o site Galeria do Meteorito é um dos poucos websites no mundo que terá o direito de transmissão da cobertura completa feita pelo Slooh.

A chuva de meteoros Orionidas (ou chuva de meteoros Orionídeas) tem seu pico (maior atividade) entre os dias 21 e 22 de outubro, e é justamente nessa data que podemos observar a maior quantidade de meteoros riscando o céu a cada hora. E mesmo que o clima não ajude, atrapalhando sua visão desse belo espetáculo cósmico, você poderá acompanhar a transmissão ao vivo da chuva de meteoros Orionidas 2015, aqui mesmo em nosso site.

Uma Chuva de Meteoros ocorre quando o planeta Terra passa por um nuvem de detritos espaciais deixados para trás após uma passagem de um cometa ou até mesmo de um asteroide. E a Chuva de Meteoros Orionidas não é diferente. Ela ocorre todos os anos entre os dias 15 e 29 de outubro, quando a Terra passa pelo rastro de detritos do cometa 1P/Halley. Quando esses detritos encontram a atmosfera da Terra, eles queimam rapidamente, criando o brilho que chamamos de meteoros. Geralmente esses fragmentos têm o tamanho de uma semente de maçã...

Já algumas rochas espaciais um pouco maiores, do tamanho de uma bola de tênis por exemplo, já são suficientes para criarem as famosas bolas de fogo, ou bólidos. Se esse fragmento for um pouco maior do que uma bola de tênis, já é possível que ele crie um super bólido, como aquele que iluminou os céus do Rio de Janeiro no dia 16 de outubro e que os cientistas acreditam que estaria relacionado com a chuva de meteoros Orionidas 2015.

Chuva de meteoros Geminidas 2012 - Kenneth Brandon - Bir Sur - California
Imagem composta feita pelo astrofotógrafo Kenneth Brandon mostra a chuva de meteoros Geminidas 2012,
em Big Sur, Califórnia, EUA. Créditos: Kenneth Brandon         Clique na imagem para ampliar

A Chuva de Meteoros Orionidas tem esse nome porque ela é vista na região da constelação de Orion. E uma ótima notícia é que teremos uma excelente visualização da chuva desse ano, pois a Lua está em sua fase crescente. Assim que o Sol se pôr, a Lua estará no alto do céu, e quando a constelação de Orion nascer a leste, a Lua já estará prestes a se por a oeste, deixando o céu escuro na região da radiante (local de onde os meteoros parecem se originar), principalmente após a meia-noite. Por conta disso, especialistas estão estimando cerca de 30 meteoros a cada hora! [confira aqui a lista das principais chuvas de meteoros do ano]

A transmissão será feita diretamente do Observatório Slooh, localizado nas Ilhas Canárias. Os equipamentos utilizados são configurados especificamente para registrar os meteoros e nos proporcionar a melhor observação possível desse grande espetáculo.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Orionidas 2015 (reprise)

A transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Orionidas 2015 ocorreu no dia 21 de outubro, com início às 22h00 pelo horário de verão brasileiro (00h00 UTC). A reprise já está disponível logo abaixo! Para não perder outros espetáculos como esse, clique aqui e confirme sua presença em nossos eventos, assim você recebe uma notificação quando eles estiverem próximos!



A cobertura ao vivo teve narração (em inglês) do astrônomo Bob Berman e de convidados especiais. Conheça também o site oficial do Projeto Slooh.


Como observar a Chuva de Meteoros Orionidas a olho nu?

Primeiramente, devemos enfatizar que não é preciso nenhum equipamento para observar os meteoros, como telescópios ou binóculos. Como as "estrelas cadentes" riscam o céu, o melhor é visto a olho nu, sem auxílio de equipamentos.

Se o tempo permitir (e as nuvens não atrapalharem), olhe na direção leste por volta das 23h00, e encontre a constelação de Orion (conhecida popularmente como As Três Marias). Essa é a radiante, ou seja, a região do céu de onde os meteoros parecem se originar.

Radiante da chuva de meteoros Orionidas
Imagem mostra a localização da radiante (local de onde os meteoros parecem surgir) na constelação de Orion.
Repare nas estrelas popularmente conhecidas como "As Três Marias", em Orion.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito         Clique na imagem para ampliar

O melhor horário para observação dos meteoros é após a meia-noite. A radiante é mostrada no alvo vermelho da imagem, na constelação de Orion. Apesar disso, os meteoros também poderão surgir de outras partes do céu. A taxa de meteoros esperada para o pico no dia 21 de outubro é de aproximadamente 30 meteoros por hora, incluindo possíveis bólidos, como aquele visto no Rio de Janeiro no último dia 16 de outubro.

Os meteoros do cometa Halley são conhecidos por serem muito rápidos, pois riscam o céu com velocidade superior a de outros meteoros, atingindo cerca de 66 km por segundo. A Chuva de Meteoros Orionidas vai até o dia 29 de outubro, porém, conforme os dias se passam, uma menor quantidade de meteoros poderá ser vista.

Lembrando que além desse grande espetáculo, teremos outras chuvas de meteoros até o fim do ano, além de uma transmissão ao vivo da máxima aproximação com a Terra de um asteroide classificado como potencialmente perigoso, descoberto no último dia 10 de outubro! Para não perder esses grandes acontecimentos astronômicos, confirme sua presença em nossos eventos no Facebook, assim você recebe um alerta quando eles estiverem próximos!

Desejamos uma excelente observação a todos, e bons céus!






Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / STELLARIUM
21/10/15

Junte se a mais de 100 mil apaixonados pelo céu
e curta nossa página no Facebook
Você vai adorar!



Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 comentários:

  1. Parabéns Galeria do Meteorito, por ser um dos poucos websites no mundo que terá o direito de transmissão da cobertura completa feita pelo Slooh !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Samuel! Nós ficamos muito contentes pelo reconhecimento nacional e internacional que o site Galeria do Meteorito adquiriu! Muito obrigado :)

      Excluir
  2. No dia do eclipse vi um riscando o céu logo abaixo da lua e dia 13 de outubro vi outro no mesmo ponto.Também já vi uma bola de fogo cair bem perto de mim iluminando vários metros há alguns anos atrás! Seria um bólido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meteoro é o efeito luminoso causado por um fragmento que entra na atmosfera (popularmente conhecido como estrela cadente). Se esse fragmento tiver o tamanho aproximado de uma bola de tênis, ele já pode gerar um bólido, também conhecido como "bola de fogo", que é na verdade um meteoro com brilho muito intenso.. então provavelmente sim, foi um bólido (ou bola de fogo) o que você viu Edinho. Um grande abraço e uma ótima observação da Orionidas 2015!

      Excluir
  3. Boa noite a todos. Será visível na zona de Lisboa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Essa chuva de meteoros é visível em todo o planeta. Abraços e boas observações!

      Excluir
  4. Boa noite a todos. Será visível na zona de Lisboa???

    ResponderExcluir
  5. Ainda n vi, já estou triste :( aqui em casa. Céu limpo, em frente para as 3 marias na porta de casa e to vendo. :((

    ResponderExcluir
  6. Acho que está existindo meia verdade em tudo isso.Aqui o céu está limpo e cheio de estrelas e não consigo ver nada além delas a olho nu.
    tenho um telescópio 102 mm Toya Skymaster com altissima qualidade de observação celestial, mas dizem que com um telescópio vc enxerga apenas uma area menor da abóbada celeste.
    (vamos ver se ficará visivel mais tarde , por hora vejo nada)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ester!

      Com telescópios você realmente não verá os meteoros. Você precisa apenas de um céu escuro longe da poluição luminosa. Acostume sua vista e você conseguirá ver os meteoros Orionidas, como foi dito, cerca de 30 por hora. O melhor horário é antes do amanhecer. Boas observações!

      Excluir
  7. Acho que está existindo meia verdade em tudo isso.Aqui o céu está limpo e cheio de estrelas e não consigo ver nada além delas a olho nu.
    tenho um telescópio 102 mm Toya Skymaster com altissima qualidade de observação celestial, mas dizem que com um telescópio vc enxerga apenas uma area menor da abóbada celeste.
    (vamos ver se ficará visivel mais tarde , por hora vejo nada)

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. pelo que sei Rodrigo se houver lua cheia fica mais dificil. Precisa o céu estar limpo e com pouca luminosidade - então lá pela madruga antes de amanhecer.
      Se eu estiver equivocada favor me corrigir.

      Excluir
    2. pelo que sei Rodrigo se houver lua cheia fica mais dificil. Precisa o céu estar limpo e com pouca luminosidade - então lá pela madruga antes de amanhecer.
      Se eu estiver equivocada favor me corrigir.

      Excluir
    3. pelo que sei Rodrigo se houver lua cheia fica mais dificil. Precisa o céu estar limpo e com pouca luminosidade - então lá pela madruga antes de amanhecer.
      Se eu estiver equivocada favor me corrigir.

      Excluir
    4. pelo que sei Rodrigo se houver lua cheia fica mais dificil. Precisa o céu estar limpo e com pouca luminosidade - então lá pela madruga antes de amanhecer.
      Se eu estiver equivocada favor me corrigir.

      Excluir
    5. Isso mesmo. O melhor horário é sempre antes do amanhecer. A partir de agora (03h00) começa a melhorar. Boas observações pessoal!

      Excluir
  9. Eu fiquei observando ontem e hj d madrugada, pude observar vários meteoros, mas, uma coisa estranha e curiosa m chamou atenção, entre 01:30h e 02:00 tinha alguma coisa piscando c intervalos irregulares e mudando d posição um pouco abaixo da constelação de touro, interessante q foi ontem e hj isso.
    Alguém percebeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm vi, piscando em intervalos de 10 s aproximadamente, será um satélite?

      Excluir
  10. Observei a olho nu entre 02:30 e 03: 30 hrs e só vi 4 meteoros um pouco para esquerda das três marias. E vcs viram quantos ?

    ResponderExcluir