Surpresa de Réveillon - Cometa Catalina poderá ser visto no céu da virada!

cometa catalina no céu da virada
Nesse fim de ano, algo pode te surpreender além dos fogos de artifício...



Antes de sabermos a verdadeira natureza dos cometas, eles eram vistos como símbolos de desgraça e catástrofes. Bastava um belo cometa ser visto nos céus que todos acreditavam se tratar de um mau presságio. Felizmente, agora entendemos a verdadeira natureza dos cometas, e sua exuberância é (muito) bem vinda nos céus!

Por sua vez, o Cometa Catalina (formalmente conhecido como C/2013 US10 - Catalina), é o mais recente visitante cometário, cuja aparição deve surpreender observadores do céu, que já estão ansiosos para vislumbrar o cometa que deve nos acompanhar durante a virada de ano!




Como o próprio nome sugere, o cometa C/2013 US10 (Catalina) foi descoberto pelo Catalina Sky Survey, em outubro de 2013, quando seu brilho estava cerca de um milhão de vezes mais fraco do que os nossos olhos conseguem enxergar a olho nu.

Desde sua descoberta, o cometa foi indo em direção ao Sol, atingindo velocidades de mais de 165.000 quilômetros por hora. Ele fez sua maior aproximação com o Sol no dia 15 de novembro, e agora está se dirigindo de volta para fora do Sistema Solar interno, e durante sua jornada de despedida, ele promete um show nos céus.




O Cometa Catalina fará sua máxima aproximação com a Terra no dia 17 de janeiro de 2016, quando ele chegará a 110 milhões de quilômetros do nosso planeta. Isso pode soar próximo em escalas astronômicas, mas ainda é cerca de 280 vezes mais distante do que a Lua.

E durante o Réveillon, você pode facilmente encontrar o Cometa Catalina nos céus. Você poderá fazer a noite da virada ficar ainda mais especial, e começar o ano de 2016 observando um belo cometa nos céus. Observadores tanto do Hemisfério Norte quanto do Hemisfério Sul poderão ver o cometa Catalina, porém, quanto mais ao norte estiver o observador, mais alto ele estará no céu, facilitando o avistamento.



Quando os fogos começarem a iluminar os céus, lembre-se que existe algo ainda mais raro para ser visto. Antes do amanhecer do dia 1° de janeiro, localize a estrela Arcturus, que é a estrela vermelha brilhante na constelação de Bootes (Boieiro). Depois de ter encontrado Arcturus, escaneie a área ao se redor utilizando binóculos, e logo você deve encontrar o brilho difuso e talvez a bela cauda do Cometa Catalina.

cometa catalina fim de ano - começo de 2016
Localização do cometa Catalina (C/2013 US10) no dia 01/01/16, antes do amanhecer.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

Se você tiver uma câmera que permita fotografias de longa exposição, qualquer coisa entre 10 e 20 segundos já deve ser suficiente para registrar o belo astro no céu! Uma ótima maneira de começar o ano de 2016!


Qual será o próximo cometa visível a olho nu no céu?

O próximo cometa que pode ser visto a olho nu (além de muito fácil de ser identificado), é o Cometa 46/P Wirtanen, que deve aparecer como um presente no fim de 2018!

Embora o cometa 46P Wirtanen deva chegar na magnitude de 3 ou 4, há sempre a possibilidade de um novo cometa ser descoberto e se tonar visível a olho nu, como um belo espetáculo celestial.

Enquanto isso, o cometa C/2013 US10 (Catalina) deve ser o nosso grande presente de fim de ano de 2015. A trajetória desse visitante da nuvem de Oort sugere que ele será ejetado do Sistema Solar interior, e não deve retornar nos próximos milhões de anos...







Fonte: DSpace
Imagens: (capa-D.Peach) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
21/12/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. Qual será a magnitude aparente do C\2013 Catalina no revellion? no limite de 6 mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Engraçado, eu vi no Heavens Above, há uns 6 dias atrás, que a magnitude do Catalina era de 6,0 e hoje é de 6,5. Não entendi por que ele aumentou depois diminuirá de magnitude, tem haver com a tempestade que o atingiu?

      Excluir
  2. Não entendi quanto mais perto da linha do equador é mais no alto do céu ou mais ao hemisfério norte é no alto do céu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A matéria diz que o cometa passará mais ou menos no mesmo plano que a Terra se encontra. Se você for morador de regiões próximas do equador, verá o cometa bem alto no céu. Se você for morador de regiões ao sul do globo, verá o cometa ao norte. E se você for morador do hemisfério norte, verá se olhar ao sul.

      Excluir
    2. Talves por causa da inclinação da terra nessa época e pelas fotos, tá mais para o hemisfério norte ou seja EUA e adjacência, lá é visão p o alto, estamos no sul, portanto é olhar p norte, acho q é isso.

      Excluir
  3. Surpresa de Rèveillon: El Niño, Señor! La cucaracha de la chuva irá se despencar en Uruguay, Paraguay, Rio Grande do Sulguay e Santa Catarina. Vendi meu telescópio e comprei um bote inflável pra ir trabalhar. Ewwww

    ResponderExcluir
  4. Espero que essa virada de ano tenha um tempo limpo e firme.. a anos que isso não ocorre!
    Muito legal ver que aqui no espaço dos comentários muitas pessoas que tem dúvidas postam elas e outras que tem conhecimento respondem.. E é isso aí, precisamos espalhar sempre mais e mais a asronomia, ela é tão interessante que fico admirado e aprendo com tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que é a terceira vez que eu posto uma pergunta e só o Milton Kajita responde.Acho que ja ta ganhando dos moderadores do Galeria do Meteorito.

      Excluir