Tudo sobre a chuva de meteoros Líridas 2016

Liridas 2016
É na última quinzena de abril que acontece a chuva de meteoros Líridas! E aí, já está preparado(a)? 



Todos os anos, entre os dias 16 e 25 de abril, acontece a chuva de meteoros Líridas, mas é nos dias 21 e 22 de abril que ocorre seu pico, ou seja, o momento em que a maior quantidade de meteoros risca o céu!

A chuva de meteoros Líridas é resultado da passagem da Terra pelos rastros de detritos deixados pelo cometa Thatcher C/1861 G1. Nessa época do ano, o nosso planeta passa justamente nessa esteira de poeira desse antigo cometa, o que atrai os pequenos fragmentos que penetram em nossa atmosfera, criando as magníficas "estrelas cadentes", como são popularmente conhecidos os meteoros.

Não deixe de conferir nossa matéria sobre o mito da Lua Verde, que está tomando conta da internet. E não se esqueçam: está acontecendo a Mini Lua de 2016!


Como observar a chuva de meteoros Líridas 2016?

Seja pra observar essa ou qualquer outra chuva de meteoros, a regra é a mesma: buscar um lugar com o mínimo de poluição luminosa possível, longe de luzes que podem atrapalhar a nossa observação.

O radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) encontra-se ao lado da constelação de Lira, o que justifica o nome da chuva. Pouco antes do amanhecer, por volta das 04h00 da madrugada, olhe para a direção norte do céu, e encontre a estrela Vega (como mostra a imagem abaixo).

radiante da chuva de meteoros Liridas 2016
Radiante da chuva de meteoros Líridas. Neste momento, por volta das 04h00 da madrugada,
a Lua estará à esquerda, em direção ao poente próxima do horizonte oeste.
Créditos: STELLARIUM / Galeria do Meteorito

Quanto mais ao norte do Brasil você estiver, melhor será sua observação da chuva Líridas. Em São Paulo, por exemplo, seu radiante se encontra muito próximo do horizonte, o que dificulta um pouco sua observação.

Nenhum equipamento é necessário, já que os meteoros riscam uma grande extensão do firmamento em questão de instantes. Telescópios ou binóculos iriam apenas atrapalhar a nossa observação.

Antes de continuar lendo essa matéria, se você puder, curta nossa página no Facebook para dar um apoio ao nosso trabalho. É só clicar em curtir, e você já estará nos ajudando:




Quantos meteoros poderemos ver? A Lua pode atrapalhar a observação?

O pico da chuva de meteoros Líridas costuma gerar cerca de 15 meteoros por hora, e em alguns anos, esse número pode chegar a 100 meteoros por hora. Infelizmente, por conta da Lua Cheia (também no dia 22 de abril), a quantidade de meteoros será menor, já que a luz do luar ofuscará o brilho tênue dos meteoros. Somado a isso, se você estiver em uma cidade grande, as condições de observação serão muito ruins, e apenas meteoros muito brilhantes (como os bólidos/bolas de fogo) é que poderão ser vistos.

Para nossa sorte, dentro de alguns dias teremos a chuva de meteoros Eta Aquaridas, que além de ser mais intensa (cerca de 50 meteoros por hora), não terá interferência da Lua, que estará praticamente na fase Nova. O céu estará bem escuro, e teremos uma das mais excelentes chuvas de meteoros do ano!

Chuva de meteoros Liridas registrada pela NASA
Chuva de meteoros Liridas registrada pela NASA.
Créditos: NASA / MSFC / D. Moser

Curiosidade sobre a chuva de meteoros Líridas: na verdade, ela deveria se chamar "Herculidas", e não "Líridas", pois seu radiante fica na constelação de Hércules. Essa chuva foi nomeada e identificada no século 19, quando a UAI (União Astronômica Internacional) ainda não havia adotado "oficialmente" a configuração das constelações, o que ocorreu somente em 1922.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Líridas 2016

Em parceria com o Observatório Slooh, o site Galeria do Meteorito disponibilizará imagens em tempo real de câmeras instaladas em regiões remotas do globo, para que você acompanhe a chuva de meteoros Líridas 2016 ao vivo, mesmo que o tempo esteja nublado em sua cidade. Para não perder esse e outros eventos, clique aqui e confirme sua presença em todos, assim você recebe uma notificação quando eles estiverem próximos! Para ser redirecionado(a) para a transmissão ao vivo da chuva de meteoros Líridas 2016, clique aqui!


Um pouco mais sobre a chuva de meteoros Líridas

Uma das razões que faz a chuva de meteoros Líridas ser uma das mais famosas, é o fato dela nos surpreender de tempos em tempos, criando grandes "outbursts", ou seja, um grande aumento abrupto na quantidade de meteoros. Sempre existe a possibilidade de surgir uma quantidade de aproximadamente 10 meteoros riscarem o céu, como ocorreu na Grécia em 1922, no Japão em 1945 e nas Américas em 1982.

Confúcio -  pintor Wu Daozi entre  685-758
Pintura de Confúcio,
feita por Wu Daozi entre  685-758
Créditos: Wikimedia Commons / Wu Daozi
A chuva de meteoro Líridas é uma das mais antigas chuva de meteoros relatadas em documentos antigos, que datam cerca de 2.700 anos atrás.

A China antiga já observava a chuva Líridas em 687 a.C., e a descrevia como algo que "caia como chuva". O data desses documentos antigos coincidem com o Período das Primaveras e Outonos, entre 771 e 476 a.C, que é associado ao renomado pensador chinês Confúcio, conhecido popularmente pelo seu ditado: "Não faças aos outros o que não queres que façam a ti". Será que o grande professor e filósofo Confúcio observou a histórica chuva de meteoros Líridas?


O cometa Thatcher e sua aparência desconhecida...

Como foi dito anteriormente, o cometa Thatcher (C/1861 G1) é o responsável pela chuva Líridas, que ocorre sempre na mesma época do ano, quando a Terra passa pelos rastros deixados durante sua passagem por aqui. Mas por conta de sua órbita de 415 anos (tempo levado para completar uma volta ao redor do Sol), não temos nenhuma fotografia desse incrível cometa!




A última vez que ele passou pelo Sistema Solar interior, em 1861, o processo e os equipamentos fotográficos ainda não haviam sido espalhados pelo mundo. Mas não se preocupe, pois na próxima vez que o cometa Thatcher passar por aqui, nós iremos fotografá-lo incansavelmente. A parte chata da história é que a nossa geração não estará mais aqui na Terra, afinal, o cometa Thatcher só passará por aqui novamente em 2276...



Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / NASA / MSFC / D. Moser / Wikimedia Commons / Wu Daozi
20/04/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

100 comentários:

  1. Bora acordar cedo..já que amanhã é feriado dá até pra voltar pra cama! valeu GDM

    ResponderExcluir
  2. JÁ COLOQUEI MEU RELÓGIO PRA DESPERTAR E VOU ACOMPANHAR TAMBÉM NO MELHOR SITE DE ASTRONOMIA DO BRASIL, LÓGICO, AQUI NO GALERIA DO METEORITO. SEM PREGUIÇA GALERA, BORA ACORDAR CEDO PRA VER MAIS UM ESPETÁCULO NOS NOSSOS CÉUS.VALEU, ABRAÇOS \o/

    ResponderExcluir
  3. séra maravilhoso...voltarei para comentar se aqui do centro de SP deu para ver algo Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou em sp e irei observar . Ficarei muito feliz se conseguir ver.... 👉👈👉👈

      Excluir
  4. Obrigado pelos elogios pessoal!

    Thiago, em regiões centrais, principalmente em grandes cidades, como São Paulo, é difícil ver os meteoros, mas como foi dito, os mais brilhantes, como os bólidos, podem ser vistos, mas esses são mais difíceis de riscarem o céu. A Lua Cheia também deve atrapalhar a nossa observação...

    Uma chuva de meteoros que será IMPERDÍVEL será a Eta Aquaridas, que acontece já no início de maio, daqui alguns dias. Fiquem ligados, pois postaremos matérias especiais sobre sua observação, e claro, transmissões ao vivo!

    Um grande abraço pessoal! Bons céus a todos!

    ResponderExcluir
  5. Estou muito ansiosa para ver a ¨CHUVA DE METEORO¨

    ResponderExcluir
  6. Aqui no DF. Qual seria o melhor Lugar pra tentar ver a chuva !? Sabe me dizer?

    ResponderExcluir
  7. Será que vai dar para ver de fortaleza? Por causa de ser cidade grande

    ResponderExcluir
  8. Será possível ver do litoral de Santa Catarina?

    ResponderExcluir
  9. Será possível ver do litoral de Santa Catarina?

    ResponderExcluir
  10. Onde assistir ao vivo pela internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui mesmo em nosso site teremos a cobertura ao vivo.

      O máximo dessa chuva ocorre hoje e amanhã, mas a transmissão ao vivo será amanhã, dia 22 de abril. Fiquem ligados aqui no site!

      Abraços!

      Excluir
  11. Onde assistir ao vivo pela internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://m.facebook.com/events/1743483849230260?acontext=%7B"ref"%3A5%2C"action_history"%3A"[%7B%5C"surface%5C"%3A%5C"page%5C"%2C%5C"mechanism%5C"%3A%5C"main_list%5C"%2C%5C"extra_data%5C"%3A[]%7D]"%7D&aref=5

      Excluir
    2. https://m.facebook.com/events/1743483849230260?acontext=%7B"ref"%3A5%2C"action_history"%3A"[%7B%5C"surface%5C"%3A%5C"page%5C"%2C%5C"mechanism%5C"%3A%5C"main_list%5C"%2C%5C"extra_data%5C"%3A[]%7D]"%7D&aref=5

      Excluir
  12. Gostaria de saber se aqui em Curitiba vai dar pra ver esse show de meteoros
    ,

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se aqui em Curitiba vai dar pra ver esse show de meteoros
    ,

    ResponderExcluir
  14. Manaus na expectativa desse espetáculo

    ResponderExcluir
  15. Manaus na expectativa desse espetáculo

    ResponderExcluir
  16. Como faço p assistir ao vivo??

    ResponderExcluir
  17. To olhando pro céu e até agora nada
    Alguma expectativa de horário ai?

    ResponderExcluir
  18. estou de 1 :30 ate 4:35 e nada. de minas gerais.

    ResponderExcluir
  19. Estou em Manaus e o tempo não está ajudando, muito nublado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm to em Manaus na redenção e até agora nada, só umas estrelas amareladas

      Excluir
  20. Ansiosa pra ver......espero conseguir ver algo !!!!

    ResponderExcluir
  21. acho bem legal e iria ser a primeira cuva de meteoros que iria ver e sou apaixonada pelo site e o universo fiquei loca quando soube que iria ter e só falei nisso

    ResponderExcluir
  22. De quanto em quanto tempo ocorre essa chuva de meteoros?

    ResponderExcluir
  23. Será que do Rio Grande do Sul dará pra observar?

    ResponderExcluir
  24. Pessoal já pode ser observado estrelas cadentes em maior quantidade nos dias próximos da data especificada. nesta sexta-feira 15 tive o privilégio de observa duas estrelas rajar o céu conseguintes. Como diz o título da notícia "Na última quinzena". É INCRÍVEL!

    ResponderExcluir
  25. Só pra complementar, presenciei no Estado de Minas.

    ResponderExcluir
  26. Vou gravar com a minha TEKPIX :)

    ResponderExcluir
  27. Estou em Curitiba e já tem alguns passando.

    ResponderExcluir
  28. Que horas vai ser aki em MT, 04:00 no DF?

    ResponderExcluir
  29. Moro em Rondônia
    4h é no horário de Brasília??

    ResponderExcluir
  30. Céu muito claro devido a lua cheia. Mas na madrugada vou tentar ver. Dêem notícias.

    ResponderExcluir
  31. Céu muito claro devido a lua cheia. Mas na madrugada vou tentar ver. Dêem notícias.

    ResponderExcluir
  32. Na Expectativa ate agora nada em Uberaba mg

    ResponderExcluir
  33. Na Expectativa ate agora nada em Uberaba mg

    ResponderExcluir
  34. De que horas da pra ver aqui de goiana pernanbuco ??

    ResponderExcluir
  35. Aqui no rio grande do sul na fronteira com o uruguai é possível ver?

    ResponderExcluir
  36. Então é nessa madrugada começa agora às três ?

    ResponderExcluir
  37. cuidado com a burra! a chuva é hoje ás 21h, falta um dia inteiro, não é agora, vocês são burros meu deus

    ResponderExcluir

  38. A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Líridas 2016 está programada para ter início no dia 22 de abril (sexta-feira), às 21h00 pelo horário de Brasília (00:00 UTC).

    ResponderExcluir

  39. A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Líridas 2016 está programada para ter início no dia 22 de abril (sexta-feira), às 21h00 pelo horário de Brasília (00:00 UTC).

    ResponderExcluir
  40. Estou a espera, será qual o melhor horário?

    ResponderExcluir
  41. Estou a espera, será qual o melhor horário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou, é das 2:00 ás 5:00 da manhã! gora é só
      aguardar

      Excluir
  42. Estamos no aguardo na laje de casa aqui no centro do Rj

    ResponderExcluir
  43. Acabou de cair um aqui em fortaleza

    ResponderExcluir
  44. Região dos lagos rio de janeiro to conseguindo ver mas bem pouco por causa da iluminação da lua e das casa

    ResponderExcluir
  45. Aqui no Rio grande do norte ainda nao vi. Faz tempo que to olhando para cima e nada ate agora algume sabe dizer se é hoje mesmo??

    ResponderExcluir
  46. Não passo nada aqui em campinas ainda

    ResponderExcluir
  47. Aqui em presidente prudente vi uma. Aqui tem muita iluminação

    ResponderExcluir
  48. Aqui tambem ainda nao vii, to no ar des de duas horas, e ainda nao conseguir ver.

    ResponderExcluir
  49. eu vi uma, o meu pai conseguiu ver 3 por pura sorte *o*

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Sou do Paraná e não consegui ver nada,fiquei acordada das 2:00 as 5:00 e nadinha!

    ResponderExcluir
  52. Bem, tomara que eu consiga ver essa. A Lua vai atrapalhar um pouco com certeza, mas nada que vá me impedir de ver.

    ResponderExcluir
  53. Alguém aqui em manaus viu alguma coisa ?

    ResponderExcluir
  54. Vai dar para ver no dia 22 para 23 ??

    ResponderExcluir
  55. Expectativa aqui em mato grosso do sul

    ResponderExcluir
  56. Expectativa aqui em mato grosso do sul

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Despertador já ligado pra tentar ver aqui de MANAUS - AM.

    ResponderExcluir
  59. Me responde uma coisa vai ser póssivel ver aqui na Bahia no nordeste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou alguém outra pessoa sabe? E que horário? E no dia 24 e 25??

      Excluir
    2. Olha acho que sim mas não sei não mas se der aproveite ver aí ♧♣

      Excluir