AO VIVO: Trânsito de Mercúrio 2016 (reprise)

transito de mercurio 2016 - ao vivo
Chegou o dia de um dos maiores eventos astronômicos do ano: o trânsito de Mercúrio acontece nessa segunda-feira, dia 09 de maio!


A maior parte do planeta poderá vislumbrar um evento raro, quando Mercúrio passará na frente do Sol, e poderá se visto facilmente através de telescópios ou binóculos. Mas apesar de belo, esse fenômeno pode trazer complicações severas e permanentes para a visão se não for observado da maneira correta!

No final da matéria, explicamos porque isso pode acontecer. E se você já está com tudo pronto para fazer a sua própria observação solar durante o trânsito de Mercúrio, é altamente recomendado que você leia atentamente essa matéria ATÉ O FIM, para sua própria segurança.


Transmissão ao vivo - Trânsito de Mercúrio 2016 (reprise)

A transmissão ao vivo do Trânsito de Mercúrio ocorreu com sucesso, e teve início às 08h00 BRT do dia 09 de maio. A reprise já está disponível logo abaixo.

Se você perdeu esse evento, clique aqui e confirme sua presença nos próximos, assim você recebe um alerta e evita perder outros fenômenos futuramente.

Curta nossa página no Facebook para ter acesso a muito mais!




A transmissão ao vivo do Trânsito de Mercúrio teve a participação especial de diversos especialistas. Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.


Um pouco mais sobre o Trânsito de Mercúrio

Durante o evento, o planeta Mercúrio irá lentamente se mover na frente do disco solar, o que durará cerca de 7 horas. O Trânsito de Mercúrio é um evento raro, que acontece cerca de 13 vezes a cada século, sendo que o último ocorreu em 2006, e o próximo será em 2019.

De cordo com a Royal Astronomical Society, os locais do globo que não poderão observar esse fenômeno serão: Japão, partes do leste da Ásia, Oceania e Antártica. No restante ele será visível total ou parcialmente.

Para saber mais detalhes sobre o Trânsito de Mercúrio 2016 e seus estágios, clique aqui.


Atenção: observar o Sol de forma errada pode causar cegueira

Como foi dito no início da matéria, apesar de ser um evento belíssimo, ele pode resultar em algo drástico se não for observado da maneira correta. Não, nós não estamos exagerando, afinal, o que está em jogo é a sua visão.




Olhar para o Sol sem proteção adequada já é perigoso o suficiente para causar danos à visão. Óculos escuros comuns não conseguem filtrar os raios nocivos aos nossos olhos quando olhamos diretamente para o Sol. E o mais perigoso mesmo é fazer observações do Sol com binóculos ou telescópios.

No vídeo abaixo, o astrônomo Mark Thompson utiliza o olho de um porco para mostrar o que a lente de um telescópio de 80mm é capaz de fazer. Repare que após 20 segundos de exposição, a luz solar amplificada faz um buraco no globo ocular. Para causar cegueira, sem danos físicos maiores como esse, apenas alguns milésimos de segundos já são suficientes.


De acordo com especialistas, cada 50mm de abertura de uma lente de telescópio amplia 200 vezes o brilho do Sol. Portanto, se apontarmos um telescópio de 70 mm de abertura para o Sol, estamos ampliando o brilho solar a quase 300 vezes, e focando ele todo em um único ponto: os nossos olhos. Não há dúvida alguma que isso causa cegueira instantânea e permanente, pois o brilho do Sol é impresso na parte de trás do globo ocular, para sempre.

Portanto, se você está pensando em observar o trânsito de Mercúrio com seu equipamento (binóculos, luneta ou telescópio) tome muito cuidado, pois deve ser utilizado um filtro solar adequado para filtrar a luz do Sol antes dela entrar no instrumento ótico, caso contrário, seu equipamento irá queimar, assim como sua retina.

como observar o Sol de forma segura - Trânsito de Mercúrio 2016
Na ilustração acima, veja o local exato em que o filtro solar (próprio para uso em telescópios) deve ser acoplado.
Nunca utilize "supostos filtros solares" cujo local de acoplagem fica entre o instrumento ótico e o seu olho.
Créditos: Galeria do Meteorito

E se você preparou um filtro solar caseiro para o seu telescópio, utilizando o famoso vidro de soldador número 12, todo cuidado é pouco, pois se o filtro cair ou se mover durante sua observação, você ficará cego instantaneamente! Tome muito, muito cuidado! Na dúvida, acople sua câmera no telescópio, ou então assista a transmissão ao vivo aqui em nosso site.




Nós do site Galeria do Meteorito decidimos enfatizar bastante esse lado perigoso de observar o Sol com telescópios e binóculos, pois o trânsito de Mercúrio está sendo muito divulgado na internet, mas dificilmente os sites reservam mais do que um parágrafo sobre quais são os riscos da prática incorreta. Se conseguirmos evitar pelo menos 1 incidente grave como esse, então nosso esforço já valeu a pena.

Um grande abraço, bons céus, e excelentes observações a todos!






Imagens: (capa-ilustração) / Slooh / Mark Thompson / Galeria do Meteorito
09/05/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. Com uma máscara de soldador,poderei observar o fenômeno normalmente,é isso? durante o dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar a mascara de soldador apontada diretamente para o Sol, sem problema. Mas é recomendável fazer observações de curtos períodos, pois esse não é o filtro mais adequado para se fazer observação do Sol.
      Quanto ao uso acoplado a um telescópio, eu considero arriscado. Seria mais adequado você comprar os filtros Thousand Oaks ou o filtro da Baader. Com eles você teria, além da proteção a seus olhos, a visualização refinada de detalhes de manchas solares.
      Para ambos os filtros, você teria que fazer um suporte bem feito para ser encaixado FIRMEMENTE na frente do seu telescópio. Assim você poderia observar o Sol com segurança.

      Excluir
    2. Com o vidro de soldador vc nao vera nada. Nem a mancha solar. Muito menos o menor pleneta do sistema solar!

      Excluir
  2. Excelente matéria! Infelizmente, ainda acontecem muitos acidentes, por negligência ou falta de informação sobre o assunto. E quando o assunto é observação solar, todo cuidado é pouco. Agora é só esperar o momento do transito de Mercurio. ^^

    ResponderExcluir
  3. GENTE, CADÊ A TRANSMISSÃO AO VIVO? QUAL É O LINK?

    ResponderExcluir
  4. Clica no link do vídeo acima e verás !

    ResponderExcluir
  5. Parabéns GDM, como sempre tudo bem explicado para os leigos (como eu rsrs). Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Tentei observar diretamente, mas não consegui. Mercúrio tem um tamanho relativo muito pequeno. Para enxerga-lo seria preciso conseguir um foco perfeito do Sol... e eu não consegui um bom foco. =/
    Pelo menos dá para ver aqui no site. ^^

    ResponderExcluir
  7. Aqui, por projeção (através do telescópio) consegui observar em alguns momentos,pois o céu está encoberto parcialmente por nuvens esporádicas ;-)
    Fiz um ajuste de foco num ponto distante antes de apontar pro Sol e acredito que tenha ficado bom.
    O tamanho diminuto de Mercúrio espanta quando diante do gigante Sol, é apenas um pontinho ;-)
    Pelo site se ve bem melhor e com mais segurança.

    ResponderExcluir