Cadê o braço? Veja como são feitas as selfies do rover Curiosity

como são feitas as selfies do rover Curiosity em Marte
Será que existe outra sonda tirando fotos da Curiosity?



A moda das selfies (ou auto retratos) invadiu a internet nos últimos anos, e a febre se espalhou por todos os países, tomando conta de todo nosso planeta, e até mesmo do nosso Sistema Solar!

Quem já conhece as famosas selfies da sonda robótica Curiosity, sabe do que estamos falando. Mas esse assunto tem gerado muita polêmica, afinal de contas, como a sonda Curiosity consegue tirar seus auto retratos se não vemos nenhum braço segurando a câmera? Será que existe uma outra "mini sonda" que é capaz de se desacoplar e fotografar o rover?




Bom, na verdade (já respondendo uma das perguntas da matéria) as selfies do rover Curiosity são feitas por ele mesmo. Até o momento a NASA não conseguiu disponibilizar um fotógrafo particular para acompanhar a jornada do robô em solo marciano... Mas vocês devem estar se perguntando: "Então cadê os braços do robô que não aparecem na foto?"

Para responder essa pergunta, nada melhor do que apelar ao cientista Michael Ravine, que "criou" a selfie do primeiro aniversário de um ano marciano (687 dias terrestres) da sonda Curiosity em Marte, em 2014.

selfie da sonda Curiosity em Marte- primeiro aniversário de um ano em Marte
Selfie da sonda Curiosity em Marte criada a partir de várias fotos feitas em maio de 2014.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / MSSS / Michael Ravine


"Nós posicionamos o braço na frente do robô e tiramos várias fotos para cobrir toda a área ao redor e atrás do rover", respondeu Michael. "Se você estivesse próximo ao rover Curiosity durante uma seção de fotos para uma selfie, você veria mais ou menos como mostramos nessa simulação:"





Portanto quando você está olhando para uma selfie do rover Curiosity, você está vendo uma montagem com diversas fotos. Na verdade, eles criam um mosaico de imagens excluindo aquelas fotos em que parte do braço aparece, o que não é muito difícil, pois como disse o próprio Michael, "é muito fácil manter o braço fora da imagem, pois o ângulo de dobra do braço do robô é grande, e o ângulo de visão da câmera é bastante favorável."



Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / MSSS / Michael Ravine
18/08/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Resumindo: fizeram uma montagem com imagens reais

    ResponderExcluir
  2. Era mais fácil disser que tinha um tripe novel. Faria mais sentido.Mais mentira tem braço curto.

    ResponderExcluir
  3. Seria mais interessante manter o braço na foto

    ResponderExcluir
  4. Seria mais interessante manter o braço na foto

    ResponderExcluir
  5. Todo esse trabalho só para esconder o braço com a câmera!!!??? Tem algo estranho ai...

    ResponderExcluir
  6. Deve ser um Marciano que tira a foto dele.rsrs

    ResponderExcluir
  7. Porque esconder o braço mecânico do Rover , será que é só por causa disso ou tem algo q não devemos ou podemos ver? Isso tá me cheirando mal.

    ResponderExcluir
  8. Qual o grande problema de o braço aparecer nas fotos selfie? Será que há algum sentido lógico para isto? Duvido muito.

    ResponderExcluir