Niku: objeto descoberto além da órbita de Netuno está viajando na 'direção errada'

Niku - objeto descoberto além de Netuno
De uma coisa podemos ter certeza: enquanto houver telescópios observando o céu noturno, sempre estaremos encontrando algo novo



Um novo objeto foi descoberto recentemente no Sistema Solar, e ele está se comportando de maneira muito estranha...

O novo objeto trans-netuniano já tem até nome: Niku. E seu tamanho é relativamente pequeno, de apenas cerca de 200 km de diâmetro. Mas não é seu tamanho que está chamando a atenção da comunidade científica.

Praticamente todos os corpos do Sistema Solar se comportam da mesma maneira, e tudo é muito plano por aqui, com todos os planetas se movendo no mesmo sentido, mas esse não é o caso de Niku...




De acordo com a revista New Scientist, o novo objeto tem uma inclinação de 110 graus com relação ao restante do Sistema Solar, e se desloca no sentido oposto de todos os outros corpos que conhecemos, como um carro na contra-mão. Além disso, ele pode não estar sozinho. Evidências preliminares apontam que o estranho objeto viaja em grupo.

Ilustração de um Objeto Trans-Netuniano nos confins do Sistema Solar.
Créditos: NASA

Niku (que significa "rebelde em chinês), foi encontrado utilizando o Pan-STARRS, no Havaí, um sistema de telescópios e câmeras criados para detectar objetos próximos da Terra. Embora Niku não seja o único objeto do Sistema Solar com uma órbita retrógrada, os cientistas ainda não entendem porque o objeto recém descoberto tem uma órbita tão estranha e incomum.




"Seria necessário um mecanismo desconhecido para explicar essa concentração de objetos", escreveu a equipe de pesquisadores do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, no estudo publicado no arXiv.

O estudo diz ainda que Niku, ao se observado da Terra, se mostra 160.000 menos brilhante do que Netuno, e foi visto por 22 vezes. Várias teorias estão surgindo para tentar explicar a estranha órbita de Niku e de seus possíveis companheiros, até mesmo algumas bastante incomuns, que vão desde "planetas escondidos" a "estrelas invisíveis", mas nenhuma delas é conclusiva. O que os cientistas sugerem, e que até o momento seria a teoria mais bem aceita, diz que tanto Niku quanto outros objetos com órbitas estranhas podem na verdade estar sendo influenciados pelo famoso "nono planeta", que apesar de nunca ter sido observado diretamente, parece mesmo existir.




"Isso sugere que há mais coisas acontecendo no Sistema Solar exterior do que aquilo que conhecemos", disse o astrofísico Matthew Holman, parte da equipe que descobriu Niku. E o mais interessante é que a cada objeto descoberto, a cada nova revelação, mais chegamos perto de entender o que de fato está acontecendo na periferia do Sistema Solar.



Imagens: (capa-ilustração:ESO / L. Calçada) / NASA
17/08/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários:

  1. Os chineses não iriam lançar um concorrente da coca cola com este nome no Brasil da crise moderna? Iria ser mais barato. TOME NIKU! O melhor refrigenrante!

    ResponderExcluir
  2. o melhor refrigerante né!! ja tomou entao hein!! kkkkk so assim esse pessoal sai do armario!! kkk

    ResponderExcluir
  3. Trabalho com programação na área da TI a 20 anos, porém gosto muito de astronomia, sempre acompanho as notícias no mundo da astronomia, vejo que compilando as informações temos algo novo acontecendo nos últimos anos, mas ainda não nos foi informado nem 10% do que esta acontecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim? Eu não acho que tenha nada novo acontecendo, mas muita coisa nova sendo descoberta. Depois teremos que entender todas as informações, que vai ser a parte mais difícil.

      Excluir
  4. COM NOSSOS OBSERVATÓRIOS AQUI NA TERRA COMO NO ESPAÇO, VAI LEVAR UM BOM TEMPO PRA ENTENDERMOS O QUE ACONTECE NOS ARREDORES DO NOSSO SISTEMA SOLAR. COM CERTEZA TEREMOS SURPRESA POR AÍ.\o/

    ResponderExcluir
  5. só pode ser nibiru chegando. não tem outra explicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já foi comprovado que esse planeta não existe, principalmente porque se existisse nibiru estaria mais perto do sol, o que não é o caso desse objeto

      Excluir
    2. não existe esse tal planeta , ja foi comprovado se informa meu amigo

      Excluir
  6. E lá vamos nós com a teoria da conspiração!existe ou não??? tudo vai depender do quê vc.acredita ou de que querem que vc.acredite!!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Provavelmente este astro vagava pelo espaço e foi capturado pelo sol e não teve sua origem como os outros (formados por poeira solar como todos os outros). Se foi isto que aconteceu, A relatividade de Einstein não está correta. A deformação do tecido espaço tempo, não existe.

    ResponderExcluir
  9. O "NIKU" orbita à 110 graus? Isto contraria a teoria da gravidade espaço tempo de Einstein. Nesta teoria, as órbitas dos planetas seriam causadas pela deformação do tecido espaço tempo, formado pela massa do sol. Quer dizer que gravidade está errada. Sugiro ler o blog: "Olhando o universo, capítulo 4.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir