Tudo sobre a chuva de meteoros Tauridas 2016

tudo sobre a chuva de meteoros Tauridas 2016
A chuva de meteoros que produz belíssimas bolas de fogo já está acontecendo. E você? Sabe como encontrá-las?



Todos os anos, entre o final de outubro e o início de novembro, a Terra passa por uma esteira de poeira deixada pelo cometa 2P/ Encke, dando origem a chuva de meteoros conhecida como Táuridas (ou Taurídeas). Mas é nos dias 05 e 08 de novembro que acontece o pico dessa chuva de meteoros, no hemisfério norte e no hemisfério sul, respectivamente.

Embora essa chuva de meteoros seja considerada como uma chuva fraca (gerando apenas cerca de 7 meteoros por hora), as "estrelas cadentes" da chuva Táuridas são famosas por produzir bolas de fogo e meteoros laranjas, vermelhos e amarelos. Ou seja, mesmo sendo uma quantidade pequena de meteoros, eles são facilmente notáveis, e não costumam passar despercebidos...




A astrofotógrafa Karoly Jonas registrou um meteoro brilhante sobre as luzes urbanas de Budapeste, na Hungria, no último dia 31 de outubro:

Taurids 2016 - Karoly Jonas
Meteoro da chuva Tauridas 2016, registrado em 31 de outubro, em Budapeste, Hungria.
Créditos: Karoly Jonas

Há sinais de que essa chuva já está se intensificando nesse início de novembro. Nas últimas noites, as câmeras de observação de meteoros da NASA já registraram mais de uma dúzia de bolas de fogo produzidas pela chuva Táuridas, e isso apenas nos EUA


Como observar a chuva de meteoros Táuridas 2016?

Como o próprio nome diz, o radiante (local de onde os meteoros parecem se originar) encontra-se na constelação de Touro, bem próximo a famosa constelação de Orion (popularmente conhecida como As Três Marias).




A constelação de Touro encontra-se a nordeste após a meia-noite, que inclusive, é o melhor horário para observação. Lembrando que nessa mesma região do céu podemos ver o famoso aglomerado estelar das Plêiades, e a estrela Aldebarã.

Radiante da chuva de meteoros Tauridas 2016
Radiante da chuva de meteoros Tauridas por volta da 01h00 da madrugada (horário local).
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

Se você estiver no Brasil, ou em qualquer outra região do hemisfério sul, o pico da chuva Táuridas Austrais ocorre no dia 05 de novembro. Porém, se você estiver no hemisfério norte, o pico da chuva Táuridas Boreais acontece no dia 08 de novembro. [confira a lista das principais chuvas de meteoros]




Essa chuva de meteoros requer paciência, mas com certeza vale muito a pena reservar um tempo para observar o céu e apreciar alguns meteoros super brilhantes riscando o firmamento. Se você estiver sob um céu limpo, sem nuvens, e longe da poluição luminosa, com certeza terá sua recompensa. E mesmo que o céu da sua cidade não ajude muito (como ocorre em cidades grandes com muita poluição luminosa) os meteoros mais brilhantes ainda poderão ser vistos. É só cruzar os dedos e ficar de olho no céu! Desejamos boas observações a todos!




Imagens: (capa-divulgação/Galeria do Meteorito) / Karoly Jonas / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
03/11/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários: