Como fazer cocô em Marte? NASA oferece prêmio de 30 mil dólares para quem resolver essa questão

como fazer coco em Marte
"Antes de partirmos para a exploração de outros mundos, temos que resolver a questão do cocô espacial" - NASA


-"Pegue um guardanapo rápido", disse o comandante da Apollo 10, Tom Stafford, com alguma urgência. "Tem um cocô flutuando no ar."

-"Eu não fiz isso, não é um dos meus", respondeu o piloto do módulo de comando, John Young.

-"Eu não acho que seja um dos meus", acrescentou Gene Cernan, piloto do módulo lunar.

- "O meu é um pouco mais pegajoso do que isso, jogue isso fora", disse Stafford.

-"Deus todo poderoso!!!", exclamou Young antes que o trio caísse na risada.

Pode até parecer um script de comédia pastelão, mas isso que vocês leram é a transcrição de uma conversa entre a tripulação da NASA em 1969 sobre um cocô que havia escapado enquanto eles estavam viajando em gravidade zero, para a Lua. É também uma das primeiras referências históricas a como uma função corporal básica representa um desafio enorme, e potencialmente fatal, no espaço.

astronauta no espaço
Foto do astronauta Bruce McCandless II usando uma Unidade de Manobra Tripulada
do lado de fora do ônibus espacial Challenger, em 1984.
Créditos: NASA

Atualmente, o banheiro orbital da Estação Espacial Internacional já conseguiu ultrapassar esse desafio enfrentado durante a missão Apollo 10, mas a grande preocupação da NASA neste momento é sobre as futuras missões com destino a outros mundos do Sistema Solar. Isso significa que um astronauta precisará permanecer dentro de seu traje espacial por dias. Logo surge a pergunta: "Como se livrar de tanto cocô?"




Até agora, a NASA ainda não tem uma resposta pra essa pergunta, e por isso, a agência espacial norte-americana está oferecendo um prêmio de 30.000 dólares pra quem possa imaginar uma solução prática para tão elementar questão. A quantia está sendo oferecida através do site HeroX crowd-sourcing, que diz o seguinte:

"A Administração Nacional de Aeronáutica e do Espaço (NASA) dos Estados Unidos busca soluções propostas para sistemas fecais, de urina e de menstruação a serem usados ​​nos processos de lançamento e entrada da tripulação durante uma duração contínua de até 144 horas", escreve a NASA. "Um sistema de gerenciamento de dejetos dentro do traje é necessário para cenários de contingência ou para quaisquer tarefas de longa duração."




Basicamente, a NASA está buscando uma fralda super high-tech que possa ser usada pelos astronautas quando estiverem longe da estação espacial. Uma fralda super potente que aguente até 6 dias!

"Afinal de contas, quando você tem que ir, você tem que ir. E às vezes você tem que ir em um vácuo total", explica o site HeroX. Mas como descrito pelo "Space Poop Challenge" ou "Desafio do Cocô Espacial", o problema é preocupante.




A gravidade é algo natural, e sequer notamos sua falta aqui na Terra. Mas no espaço, qualquer tarefa abre um leque de desafios muitas vezes inimagináveis, principalmente quando o assunto é resíduo humano. O problema da higiene na Estação Espacial Internacional foi resolvido ao instalar um equipamento que dispara um fluxo de ar, puxando qualquer dejeto para um compartimento separado, sem que o ar do ambiente seja poluído. Depois, esse dispositivo comprime tudo em um vácuo para matar patógenos.

banheiro da estação espacial intenacional
Foto mostra o banheiro da Estação Espacial Internacional.
Créditos: NASA

Mas fazer uma miniatura desse sistema, com as mesmas funcionalidades, e que caiba dentro de um traje espacial, parece um grande desafio. Embora tenhamos percorrido um longo caminho na exploração espacial, algumas questões simples e básicas ainda se apresentam como grandes desafios. E antes de enviarmos astronautas para missões em outros planetas, teremos que, primeiramente, saber como enviar seus dejetos para o espaço... E aí, teve alguma ideia mirabolante???






Imagens: (capa-The Martian/20th Century Fox/divulgação) / NASA /divulgação
02/12/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

32 comentários:

  1. Parabéns, vc levou os 30 mil dólares da NASA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usem um compartimento para comprimir as fraldas. Coloquem num pequeno foguete em direção ao Sol. Não sei se ele vai suportar o tampo. Pode ser que vire uma anã branca ou um buraco negro (sem trocadilhos, por favor).

      Excluir
  2. o rabo dele vai ser queimado pela radiação

    ResponderExcluir
  3. Levar so quem tem intestino preso kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Levar so quem tem intestino preso kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. E se eles usassem um tipo de cata cocô plugado na cueca? Tipo um saquinho, que ficasse como uma roupa de baixo e que pudesse absorver tudo, daí depois usariam esse dejeto como adubo, após uma rápida desinfecção, em experiências botânicas em Marte

    ResponderExcluir
  6. E um tipo de ideia complicada,
    para uma roupa que não pode ser tira no espaço.

    ResponderExcluir
  7. Mandá eles por o vazo no teto e caga de cabeça pra baixo.

    ResponderExcluir
  8. É só colocar um mini colisor de Hádrons dentro da cueca, que então ele teria capacidade de gerar mini buracos negros que sugeriam todo o cocô através do horizonte de eventos

    ResponderExcluir
  9. Se esta questão não for resolvida os astronautas para espaço profundo vão ter que ser adaptados para utilizar bolsa de colostomia.

    ResponderExcluir
  10. US$ 30.000 é muito pouco para o desafio. Eu venderia a tecnologia por mais, se soubesse é claro.

    ResponderExcluir
  11. Se eu tiver a solução, como enviar sem ser plagiado, copiado? Qual é o endereço seguro?

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho uma solução para o coco , mais não posso , porque tem que ter um endereço seguro

    ResponderExcluir
  13. Já pensou se der uma diarreia no espaço? hueuhhee xD

    ResponderExcluir
  14. Usar um sugacuespacial, um tubo conectado diretamente no ânus, atravessando o traje com uma caixinha na ponta com um mini buraco negro criado em laboratório que suga tudo.

    ResponderExcluir
  15. Usar um sugacuespacial, um tubo conectado diretamente no ânus, atravessando o traje com uma caixinha na ponta com um mini buraco negro criado em laboratório que suga tudo.

    ResponderExcluir
  16. Anos atras o homem sofria pra navegar pelos oceanos, mas hj é muito simples. No espaço funciona do msm jeito, daqui alguns anos todas essas questoes espaciais serao sinmplificadas.

    ResponderExcluir
  17. Eu posso falar sobre esta ideia; Vocês podem adicionar um tipo fralda de cadeira dentro do traje dos astronautas ,só que; nesta mesma fralda de cadeira tem que ter uma mangueira de propulsão !aclopada nos dejetos ,que os astronautas possam se locomover em qualquer instante dentro destas 144 horas que voces relataram. Vocês já observaram um criança quando estar com fralda descartáveis? ela faz o coco e se locomove em qualquer direção! a diferença para os astronautas é ! vão ter a mangueira de propulsão para expelir os dejetos.
    Se eu soubesse desenhar ! desenharia esta ideia!

    ResponderExcluir
  18. mande somente robos....até descobrirem aalgo lá em marte.até intao já inventaram algo pra questao em pauta [coco]

    ResponderExcluir
  19. Isso lá é problema... Que tal usar tecnologia semelhante a que é empregada num estoma? Um anel flexível e super adesivo pode ser colocado ao redor do ânus, outro pode ser colocado envolvendo o pênis, ambos podem está ligado a tubos de sucção, ativados no momento dá "necessidade;os degetos podem ser armazenados fora do traje, na parte frontal, o recipiente de armazenamento deve possibilitar a troca do mesmo. :)

    ResponderExcluir
  20. é mais facil assumir o fato que é inpossivel essas pesquisas estupidas e para de gastar tanto dinheiro em coisas sem fundamento e aplicar essa grana nas nessecidades humanitarias da terra

    ResponderExcluir
  21. Como podem querer um sistema que aguente 6 dias, se ao 2º ou 3º dentro do fato, não haverá possibilidade de comer ou beber? Algo está mal nesta noticia. Se for por causa da viagem, é colocado dentro de um saco hermético que depois pode ser colocado por dentro da fuselagem, em compartimentos (já que as fezes tem propriedades de "escudo" contra determinados elementos espaciais) ou jetecionados para o exterior junto com outros lixos... portanto, alguém que me explique o que se quer com exactidão, se faz favor...

    ResponderExcluir
  22. minha ideia e ter um compartimento com um botão na bunda do usuario. quando ele quer defecar, ele aperta o botão e abre uma portinha na parte interna do traje, que fecha depois que o coco entra no compartimento. depois a portinha EXTERNA do traje abre liberando o coco no espaço sem a bunda do sujeito congelar.

    ResponderExcluir
  23. Pocha era só perguntar para Howard Wolowitz kkk

    ResponderExcluir