O ponto mais frio do Universo estará dentro da Estação Espacial Internacional

o ponto mais frio do Universo na ISS
Apenas 1 bilionésimo de grau acima do zero absoluto!

Se tudo der certo, a Estação Espacial Internacional (ISS) irá em breve abrigar o que os cientistas estão chamando de "o ponto mais frio de todo o Universo"...

Em agosto de 2017, a NASA planeja enviar à ISS um experimento que congelará átomos a apenas 1 bilionésimo de grau acima do zero absoluto. Isso é mais de 100 milhões de vezes mais frio do que o longínquo espaço profundo, segundo funcionários da agência.

O conjunto de instrumentos, que tem o tamanho aproximado de um pequeno frigobar, é chamado de Laboratório de Átomo Frio (CAL). Ele consiste de lasers, uma câmara de vácuo e uma "lâmina eletromagnética", que em conjunto, irão desacelerar as partículas de gás até que estejam quase imóveis. Mas por que desacelerá-los? Lembre-se que a temperatura é apenas uma medida do quão rápido os átomos e as moléculas estão se movendo.

Condensado de Bose Einstein
Dados de distribuição de velocidade confirmando a descoberta de um novo estado da matéria,
o Condensado de Bose-Einstein, a partir de um gás de Rubídio.
Créditos: NIST / JILA / CU-Boulder

Se bem-sucedida, a CAL poderia ajudar a desvendar alguns dos mistérios mais profundos do Universo, disseram os líderes do projeto.


"Estudar esses átomos hiper-frios pode remodelar nossa compreensão sobre a matéria e a natureza fundamental da gravidade", disse Robert Thompson, cientista do projeto CAL no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. "Os experimentos que faremos com o Laboratório de Átomo Frio nos darão uma visão da gravidade e da energia escura, algumas das forças mais difundidas no Universo."




As tentativas de criar condensados ​​de Bose-Einstein (onde uma grande fração de átomos atinge o mais baixo estado quântico) na Terra têm sido apenas parcialmente bem sucedidas até o momento. Como tudo na Terra está sujeito a atração da gravidade, átomos e moléculas tendem a se mover em direção ao solo. Isso significa que os efeitos só podem ser vistos por frações de segundo. No espaço, onde a ISS está como em uma perpétua queda livre, a CAL pode preservar essas estruturas por 5 a 10 segundos, disseram funcionários da NASA. Futuramente, se a tecnologia se desenvolver conforme o esperado, alguns instrumentos podem aguentar até centenas de segundos...

Laboratorio de Atomo Frio - CAL
Laboratório de Átomo Frio (CAL) durante testes nas instalações do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL).
Créditos: NASA

Os pesquisadores esperam que as observações da CAL conduzam à melhoria de várias tecnologias, como computadores quânticos, relógios atômicos para navegação espacial e sensores de vários tipos, incluindo alguns que poderiam ajudar a detectar energia escura. O modelo atual do Universo sugere que só podemos ver cerca de 5% do que está lá fora. O restante é dividido entre matéria escura (27%) e energia escura (68%).




"Isso significa que, mesmo com todas as nossas tecnologias atuais, ainda somos 95% cegos quando olhamos para o Universo", disse Kamal Oudrhiri, gerente de projeto do CAL. "Como uma nova lente no primeiro telescópio de Galileu, os átomos frios ultra-sensíveis no Laboratório de Átomo Frio têm o potencial de desvendar muitos mistérios além das fronteiras da física conhecida".




CAL, que foi desenvolvido no Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, está programado para ser lançado com destino à Estação Espacial Internacional já no mês de agosto, a bordo da cápsula robótica de cargas da SpaceX, a partir do cabo Canaveral, na Flórida, EUA. Os testes finais estão em andamento, e em breve, poderemos ter muitas novidades sobre o "Universo escuro"...


Imagens: (capa-ilustração/NASA) / NIST / JILA / CU-Boulder / NASA
09/03/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. -273,15 ¤C, e a poucos anos se dizia impossível chegar no zero absoluto, viva a ciência, isso vai ser revolucionário, só isso!

    ResponderExcluir
  2. eu acho que talvez eles possam usar essa mesma tecnologia de laser pra fazer um "microondas" que esfria as coisas, aí qualquer pessoa que tenha um desse pode congelar alimentos em segundos

    ResponderExcluir