Tudo sobre a chuva de meteoros Eta Aquaridas 2017

eta aquaridas 2017
A primeira chuva de meteoros do ano resultante do cometa Halley já está acontecendo!

Todos os anos, entre os dias 21 de abril e 12 de maio, acontece a chuva de meteoros Eta Aquaridas (ou Eta Aquarídeas), quando a Terra passa pela esteira de detritos deixada pelo famoso Cometa Halley (1P/Halley). Mas é nos dias 05 e 06 de maio que acontece o pico da chuva Eta Aquaridas, momento em que a maior quantidade de meteoros poderá ser observada.

A chuva de meteoros Eta Aquaridas é a primeira chuva de meteoros do ano resultante do cometa Halley, sendo que a segunda chuva desse cometa acontece em outubro - a famosa Orionidas.


Como observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas 2017 a olho nu?

Como podemos perceber em seu nome, a chuva Eta Aquaridas tem seu radiante na constelação de Aquário, mais precisamente próximo da estrela Eta Aquarii, que é a sétima estrela mais brilhante da constelação. Essa estrela está localizada a 168 anos-luz da Terra, mas vale lembrar que ela não tem nenhuma relação física com a chuva de meteoros. Ela é utilizada apenas como guia de localização para essa chuva.

E não se preocupe, pois não é necessário encontrar a estrela Eta Aquarii para observar essa chuva de meteoros. Na verdade, basta olhar na direção da constelação de Aquário, como mostra a imagem abaixo:

radiante - chuva de meteoros Eta Aquaridas
Radiante da chuva de meteoros Eta Aquaridas.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Embora a constelação de Aquário seja visível em praticamente todo o planeta, a chuva de meteoros Eta Aquaridas é melhor observada no hemisfério sul, já que a constelação de Aquário encontra-se ao sul da linha do equador celeste.




Apesar do pico (maior tacha de meteoros) ser esperado para a madrugada entre os dias 05 e 06 de maio, durante todo o fim de semana poderemos ver incontáveis "estrelas cadentes" riscando o firmamento. A chuva Eta Aquaridas é famosa por gerar meteoros do tipo bola de fogo (bólidos), que nada mais são do que meteoros muito brilhantes, originados de fragmentos maiores.


Quantos meteoros podemos esperar para essa chuva?

O pico da chuva de meteoros Eta Aquaridas pode gerar cerca de 50 meteoros por hora (como mostra nosso calendário das principais chuvas de meteoros). Durante seu pico, a Lua estará na fase crescente, e não deve atrapalhar nossa observação uma vez que não estará presente no céu após as 03h00 da madrugada.


Qual é o melhor horário para ver a chuva de meteoros Eta Aquaridas?

O melhor momento para observar essa chuva é na madrugada entre os dia 05 e 06 de maio. A constelação de Aquário estará completamente visível a partir das 03h00 da madrugada, a leste, quando os meteoros dessa chuva já poderão ser facilmente avistados.

Eta Aquarids 2013 - Jeff Berkes
Chuva de meteoros Eta Aquaridas, registrada em 2013, na Flórida, EUA.
Créditos: Jeff Berkes / divulgação

E não se esqueça: não é necessário encontrar a constelação de Aquário para observar essa chuva. Os meteoros riscarão o céu em várias partes do firmamento, em várias constelações diferentes. A constelação de Aquário é apenas o ponto em que os meteoros parecem se originar, mas não necessariamente a região em que eles surgirão.




Reserve pelo menos uma hora para observar a chuva de meteoros, já que nossos olhos levam pelo menos 20 minutos para acostumar ao escuro. Se você tem dificuldades para ver os meteoros durante as chuvas, você pode estar cometendo algum erro, então não deixe de conferir as 10 dicas imperdíveis para observar uma chuva de meteoros.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Eta Aquáridas 2017

Nessa sexta-feira, dia 05 de maio, teremos uma transmissão ao vivo da chuva de meteoros Eta Aquaridas, que será feita com câmeras ultra sensíveis instaladas em locais estratégicos, onde o céu é escuro e livre de poluição luminosa. Clique aqui para ir direto ao link da transmissão ao vivo!


Cometa Halley: o responsável pela chuva de meteoros Eta Aquaridas

Durante sua passagem pelo Sistema Solar interior, o cometa Halley deixou uma esteira de fragmentos para trás. A poeira desse rastro entra na atmosfera da Terra a cerca de 240.000 km por hora, gerando os belíssimos meteoros (popularmente conhecidos como "estrelas cadentes". Os fragmentos geralmente têm tamanho menor do que uma semente de maçã, e criam uma esteira de gás ionizado que brilha por alguns instantes.

Chuva de meteoros Eta Aquaridas - foto
Meteoro da chuva Eta Aquaridas de 2013, sobre o Mount Bromo, vulcão ativo na Indonesia.
Créditos: Justin Ng

Mais tarde, no mês de outubro, o nosso planeta passa novamente pelo rastro de poeira deixado pelo Cometa Halley, momento em que ocorre a famosa chuva de meteoros Orionidas.




Portanto não deixe de aproveitar a oportunidade de observar a chuva Eta Aquaridas nesse fim semana, pois além de ser uma das melhores do ano, as condições são favoráveis para nos proporcionar noites inesquecíveis!






Imagens: (capa-   ) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Jeff Berkes / Justin Ng / divulgação
04/05/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 comentários:

  1. Desculpe a pergunta. Mas a constelação de aquário vai ficar visível em que horário?

    ResponderExcluir
  2. As 2h30 da madrugada ela estará totalmente visível a leste.

    ResponderExcluir
  3. Cadê as 10 dicas para observar chuvas de meteoros?

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Provavelmente no mesmo horário local, já que não estão no horário de Brasília.

      Excluir
  5. Pra variar em São Paulo....acabamos de receber mais um pacote do maior produto que a Argentina nos exporta: Frente fria com chuva!!!! Esses hermanos sempre melando! kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. onstelação de aquário está totalmente fora de cogitação pra mim, pelo app de localização ta apontando para o chão..
    Mesmo sabendo que se move acho pouco provável dela chegar a tempo antes de clarear. Enfim vou aguardar a de Órion mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso o Skyview free, e ele tá apontando pra aquário como acima do horizonte. É que no horário que você viu a constelação tava baixa mesmo. Se o tempo aí tiver bom, boa sorte e bom show. 😊

      Excluir
    2. Se você está no Brasil, dificilmente não estará visível pra você na madrugada ...

      Excluir
  8. Ainda está acontecendo a chuva?
    Já sai fora 2 vezes mais não vi nada

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Gostaria de perguntar se será possível visualizar a olho nú a chuva de meteoros Delta-Aquarídeas Austrais na região norte brasileira, e se sim, qual o horário?
    Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir