Cometa Johnson está se aproximando, e poderá ser visto através de binóculos

cometa johnson
Não perca a oportunidade de observar um cometa do quintal da sua casa!

Descoberto em novembro de 2015 por Jess Johnson, do instituto Catalina Sky Survey, o cometa C/2015 V2 (Cometa Johnson) está chegando agora no Sistema Solar interno em uma órbita hiperbólica.

Por estar nessa "órbita hiperbólica", podemos esperar que o poder gravitacional do Sol provavelmente lance o cometa ao espaço profundo ainda este ano. Portanto, não temos todo o tempo do mundo para contemplar a beleza desse objeto que, dentro de alguns meses, estará bem distante da nossa vizinhança...

O astrônomo amador, Rolando Ligustri conseguiu fotografar o cometa no dia 1° de maio, utilizando um telescópio controlado remotamente no Novo México, EUA:

Cometa C-2015 V2 - Rolando Ligustri
Cometa C/2015 V2 (Cometa Johnson) registrado por Rolando Ligustri, em 1° de maio de 2017.
Créditos: Rolando Ligustri / ITelescope

Essa foto é o resultado de duas imagens com 10 minutos de exposição, feitas a partir de um telescópio de apenas 100 mm de abertura, ou seja, um equipamento pequeno que muitos astrônomos amadores possuem em casa. O que fez a grande diferença para que essa imagem tivesse tanta qualidade, é o fato do telescópio ser motorizado e portanto, acompanhar o movimento do cometa.




Podemos ver as duas caudas do cometa C/2015 V2, sendo que a mais longa é a cauda de íons, feita do gás que está sendo ejetado pelo vento solar. Já a cauda mais curta é feita de poeira e pequenos grãos rochosos, e indica a trajetória do objeto. O núcleo do Cometa Johnson é verde porque contém carbono diatômico (C2), uma substância que brilha com uma tonalidade verde quando exposta no vácuo, ou próximo do vácuo do espaço.


Como observar o cometa C/2015 V2?

No momento, esse cometa não é visível a olho nu, mas conforme ele se aproxima da Terra para um encontro de 0,81 UA no início de junho, ele chegará na 6ª magnitude, o que o tornará um alvo fácil para telescópios pequenos e até mesmo binóculos.

Como encontrar o cometa C-2015 V2 nos céus
Gráfico mostra a posição do cometa C/2015 V2 nos dias 10 e 28 de junho de 2017,
às 20h00 pelo horário de Brasília (23:00 UTC).
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Inicialmente, os observadores do hemisfério norte serão privilegiados nesse começo de maio, enquanto o cometa encontra-se na constelação de Hércules. Mas já no final de maio, e durante o mês de junho, o Cometa Johnson poderá ser visto nos céus do hemisfério sul, onde os observadores serão favorecidos e poderão acompanhar sua jornada em direção ao Sol.




Então não perca essa grande oportunidade, afinal de contas, não é todo dia que temos a chance de observar um cometa do quintal da nossa casa!

Fiquem ligados para mais informações a qualquer momento!






Imagens: (capa-Rolando Ligustri) / Rolando Ligustri / ITelescope / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
03/05/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Este, pelo menos, estará bastante alto no céu... Uma fotografia de longa exposição com uma boa distância focal poderá revelar este cometa nos céus... É a expectativa! Vejamos até lá!

    ResponderExcluir
  2. Este cometa passará a 300 klm da terra.mas não haverá perigo.

    ResponderExcluir
  3. 300 KM? EXISTE UM ERRO SOBRE A DISTÂNCIA OU NÃO?

    ResponderExcluir
  4. Com certeza,houve erro nesse cálculo de distanciamento!Á 3oo k? humanamente impossível!

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe dizer se 3:00hs seria horário de Brasília?🤔

    ResponderExcluir
  6. Diz no texto que ele passará a 0,81 UA(unidade astronomica) da terra. Entao se 1UA = 150 milhoes de km , o cometa estará a 121 milhoes de km aproximadamente.

    ResponderExcluir