O Grande Eclipse Solar de 21 de agosto de 2017 está chegando!

eclipse solar de 21 de agosto de 2017 - informações
Será o eclipse solar mais observado da história!

Falta muito pouco para o grande eclipse solar de 21 de agosto, que irá cruzar todo o território dos EUA! Observadores que estiverem na trajetória (de 113 quilômetros) onde a sombra do eclipse será projetada, irão ver o Sol escurecendo vagarosamente conforme a Lua entra na sua frente, até que todo o disco solar ficará encoberto pelo disco lunar - momento em que o dia vai virar noite, literalmente!

Os EUA estão se preparando de várias maneiras para que as observações desse eclipse solar possam correr da melhor forma possível. Apesar de ainda não ter acontecido, este será um dos eventos astronômicos mais observados da história recente, afinal, não é todo dia que um eclipse pode ser observado em praticamente todo um país... e ainda por cima, um dos maiores - os Estados Unidos.

Animação mostra a trajetória do eclipse solar de 21 de agosto de 2017.
A sombra maior mostra onde o eclipse parcial poderá ser visto,
e o ponto preto no centro da sombra mostra onde a totalidade do eclipse solar poderá ser vista.
Créditos: A. T. Sinclair / GSFC / NASA

A totalidade do eclipse solar de 21 de agosto de 2017 poderá ser vista apenas dos EUA, porém ele poderá ser observado parcialmente em toda a América do Norte, América Central e norte da América do Sul. Em algumas regiões do nordeste brasileiro será possível presenciar o evento de forma parcial.




Já nos EUA, onde ocorrerá o pico do evento, parques estaduais e centrais de monitoramento de tráfego já estão se preparando para ajudar todos aqueles que para presenciar a totalidade do evento, irão viajar para locais mais privilegiados. Desde 1979 que um eclipse solar não é visto dos EUA, e o último que cruzou todo o país ocorreu em 1918. Naquela época, a população era bem menor do que a atual, e claro, não haviam redes sociais ou mídia digital, portanto, muitas pessoas sequer sabiam dos eventos que iriam ocorrer. Até mesmo a locomoção era muito mais difícil, já que a frota de veículos era ínfima...


O tão esperado Grande Eclipse Americano (Great American Eclipse) proporcionará aos estadunidenses uma oportunidade única de observação, pois segundo a NASA, qualquer cidadão estará no máximo a dois dias de viagem de um dos locais onde o eclipse poderá ser visto. Muitas pessoas atravessam continentes para observar um eclipse solar... então, viajar no máximo 2 dias de carro parece até uma tarefa fácil... e com certeza vale muito a pena!


Um Eclipse Solar Total

Durante o ápice do eclipse, quando todo o disco solar é encoberto pela Lua, os gases borbulhantes que formam a coroa solar acendem e podem ser vistos com clareza, e isso apenas acontece em eclipses solares totais, já que os anulares não encobrem todo o disco do Sol.




Animais se comportam de forma estranha durante o pico de um eclipse. Na verdade, eles se comportam como se fosse noite, mas logo em seguida, quando os raios solares voltam a tocar o solo, eles voltam à atividade normal. Apesar de ser praticamente imperceptível, a temperatura ambiente também cai durante o máximo de um eclipse solar. Se você estiver em uma grande área plana, é possível ainda enxergar a sombra do eclipse se aproximando de sua região. É uma visão fantástica!

Sombra do eclipse solar - 21 de agosto de 2017
Ilustração mostra onde será projetada a sombra do eclipse solar de 21 de agosto sobre Illinois, onde sua totalidade terá a maior duração de 2 minutos e 44 segundos.
Créditos: Eclipse2017. org / divulgação

E não é apenas um elipse solar total que poderá ser visto. Nas regiões próximas das áreas de totalidade, observadores poderão presenciar um eclipse solar parcial - quando a Lua encobre apenas uma parte do Sol, que por sua vez ganha uma aparência de Lua Crescente. Quando isso acontecer, você pode usar uma árvore para observar o fenômeno: basta olhar para o chão abaixo dela, e entre as sombras das folhas, você verá pequenas formas de Lua Crescente, ou melhor, de Sol Crescente.


Dicas de observação para o Eclipse Solar de 21 de agosto

Uma das coisas mais incríveis de se observar durante um eclipse, não é vista através de telescópios, mas sim a olho nu, quando o Sol fica completamente eclipsado: o dia vira noite (literalmente) e neste momento é possível ver as estrelas e os planetas!

Mas preste atenção! Se você tiver a chance de observar o eclipse, fique atento(a) à previsão do tempo. Se estiver nublado no dia do eclipse, veja qual será o local mais próximo onde o eclipse será visível e o tempo estará bom, com céu limpo e sem nuvens, assim você garante as melhores condições de observação.




A totalidade do eclipse solar de 21 e agosto, nos EUA, terá duração de mais de 2 minutos. Durante esse tempo de totalidade, você pode observar o Sol sem qualquer equipamento de proteção, mas durante os estágios iniciais e finais do eclipse, utilize óculos especiais ou óculos de soldador.

NUNCA aponte telescópios, binóculos lunetas ou qualquer instrumento de ampliação na direção do Sol. Essa prática pode levar a cegueira permanente, além de danificar seu equipamento. Até mesmo o simples observar do Sol com a vista desarmada já pode causar danos sérios à visão.


Se a intenção é observar o eclipse através de telescópios ou binóculos, utilize filtros solares especializados, daqueles que são acoplados na abertura do equipamento. Não use filtros solares que são acoplados na ocular, pois toda a potência dos raios solares poderão danificá-lo e atingir a sua visão. Veja qual é a maneira correta de se proteger:
como observar o Sol e o eclipse de forma correta

E pra quem já ficou triste porque não poderá presenciar o evento, fique tranquilo, pois teremos aqui em nosso site uma transmissão ao vivo do Grande Eclipse Solar Americano no dia 21 de agosto. Para não perder o evento, curta nossa página no Facebook e cadastre seu e-mail gratuitamente para receber nossas atualizações!




De acordo com especialistas, este será o eclipse solar mais observado da história - seja pessoalmente ou através de transmissões ao vivo! Um evento épico que já está deixando muita gente bastante ansiosa...

Imagens: (capa-divulgação) / A. T. Sinclair / GSFC / NASA / Eclipse2017. org / divulgação / Galeria do Meteorito
23/06/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

44 comentários:

  1. Até nisso o Brasil é lascado -__-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico bem triste, de procurar sobre isso na internet e não achar. Eu tinha 4 anos de idade qd isso aconteceu, e o único lugar não sei se no Brasil mas que poderia ser visto, seria em Resende, interior do Rio, todos nós nos preparamos para o momento, e eu lembro que eu queria muito ver pq sabia que não veria mais, e eu queria contar p os meus filhos e netos. Nessa época não existia celular, essas modernidades de hj, Mas se foi registrado em lugares no exterior pq ninguém registrou, nenhuma reportagem local em Resende. Sinto tanto que ninguém tenha registrado de alguma forma, ou que hj em dia não possa concluir que isso aconteceu. Parece que não valeu a pena eu ter presenciado pq parece que eu estou mentindo e que não aconteceu! Mas ainda sim vou contar o que eu vi!

      Excluir
  2. Vai escurecer lá por causa de Donald Trnp......

    ResponderExcluir
  3. o Trump já aprovou uma lei barrando o eclipse...

    ResponderExcluir
  4. Que horas vai ser o eclipse? (Horario de Brasília)

    ResponderExcluir
  5. hm minha região entrará no eclipse mais será só parcial :(

    ResponderExcluir
  6. Mais uma eclipse solar? Bastante frustrante qualquer eclipse, desta vez não será mesmo o AVISO DO FIM DO MUNDO? Acredito que qualquer coisa é, Vamos esperar para ver benévolas desta ação , esta bem pertinho irmãos.

    ResponderExcluir
  7. Moro na região norte, Alguem sabe me dizer que horas ira acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a partir das 15hrs em realação a Boa Vista RR.

      Excluir
    2. a partir das 16 horas com melhor visão às 17hs.

      Excluir
  8. Eu moro no Acre e vai dar de ver com clareza.

    ResponderExcluir
  9. Os sinais do fim dos tempos estão por toda parte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro fim do mundo? Ok então né...

      Excluir
    2. Desde que me conheço por gente existe eclipse, até então o mundo ninca acabou....hahahahahaq

      Excluir
    3. Vc é daquelas incrédulas que ñ acredita nas Profecias Bíblicas, fique sabendo que são sinais de Deus p/ seu povo, Deus esta nos alertando de alguma coisa ruim que esta por vir, tempos difíceis, pior do que tudo que esta acontecendo no mundo. Leia e estude a Bíblia vc ñ vai se arrepender. Apocalipse 12 Leia.
      Deus nos diz que haverá Sinais no Sol na Lua e nas Estrelas. Em 23 de Setembro de 2017 será da Lua fique esperta ok! bjos

      Excluir
  10. Vai pegar ainda Portugal, uma parte da África da Espanha,já no pôr do sol.

    ResponderExcluir
  11. Será que dará para ver no Nordeste INTEIRO?

    ResponderExcluir
  12. E eu que moro na parte norte do estado do Pará?

    ResponderExcluir
  13. moro no Acre, alguém sabe me informar que horas será visível o fenômeno?

    ResponderExcluir
  14. A sombra do sol vai passar aqui no oeste da Bahia as 19:30?PQP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem uma coisa nesse espaço sideral que não tem sombra, essa coisa é o sol.
      A não ser que algo maior que ele se aproximasse

      Excluir
    2. kkkkkkk, aqui tmb

      Excluir
  15. Moro no ceara que horas vai ser ?
    Tem algum risco prejudicial a saude2 ?

    ResponderExcluir
  16. Vai dar para ver do Rio Grande do Sul? Se sim, q horas?

    ResponderExcluir
  17. Vai passar aki no Sul da Bahia quando já for noite.

    ResponderExcluir
  18. Poxa queria tanto ver 😔
    Até nesse requesito o Brasil sai perdendo.

    ResponderExcluir
  19. Moro em Recife - Pe, gostaria de saber se irá da para vê daqui o parcial ? Se for, gostaria de saber o horário, alguém saberia me responder, por favor ? Desde já Agradeço!

    ResponderExcluir
  20. Lamentável... como sempre, muitas pessoas e a imprensa resume o Brasil somente ao Sul e Sudeste. Para quem não sabe a região Norte e Nordeste faz parte do Brasil, e nessas regiões vai ser possível ver o eclipse na tarde da segunda feira, dia 21 de Agosto.

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de confirmar a seguinte dedução, a sombra da lua será projetada na Terra durante 5h e 30mints, é isso 7

    ResponderExcluir
  22. que legal, aqui vai dar pra ver o eclipse solar as 7 hs da noite, PQP

    ResponderExcluir
  23. Eu não sei se eu acredito pq falavam que ia ter Eclipse em Fevereiro e veio nada. A sei lá não sei se vai ter.

    ResponderExcluir
  24. Pena que aqui no sul não poderemos ver

    ResponderExcluir
  25. Vai acabar o mundo ou vai haver um eclipse ?

    ResponderExcluir