1ª arma laser 'estilo Star Wars' já está pronta, e seu poder é assustador!

arma laser - LaWS
A primeira arma laser do mundo, capaz de acabar com ameaçadores drones, está finalmente pronta para ser usada...





O laser, conhecido como Laser Weapons System (LaWS), parece até que saiu de algum filme de James Bond ou Guerra nas Estrelas, mas é verdadeiramente real e funcional, e dispara com uma precisão impressionante, disse um porta voz da Marinha dos EUA à CNN.

A arma laser LaWS está a bordo do USS Ponce, um navio de transporte anfíbio, no Golfo Pérsico. "Operacionalmente, funciona como um raio laser", disse o tenente Cale Hughes, um oficial da LaWS, à CNN. "Há uma câmara interna com materiais especiais que liberam fótons".



A arma laser LaWS já havia sido testada com sucesso em 2014, mas só agora ela ficou "pronta para uso":


O feixe laser LaWS é completamente silencioso e invisível, além de ser muito rápido, já que ele viaja na velocidade da luz (cerca de 300.000 quilômetros por segundo), o que significa que ele é cerca de 50.000 vezes mais rápido do que um míssil balístico intercontinental, como aquele que a Coréia do Norte testa regularmente, disse a Marinha dos EUA.

Mas não pense que será uma arma tão comum assim. O custo de uma arma a laser como essa chega a $40 milhões e dólares (mais de $100 milhões de reais) e requer uma equipe de três pessoas para operá-lo, além de um pequeno gerador para alimentar suas baterias. No entanto, diferente de mísseis balísticos e até mesmo de armas de grande calibre, cada disparo dessa arma laser tem um custo super barato, de apenas cerca de $1 dólar por tiro.




Além de poder abater qualquer objeto que esteja no ar, o LaWS pode também abater e desativar objetos na água. As explosões do laser são precisas, aquecidas a milhares de graus, e podem significar menos vítimas em combate, disse à CNN Inez Kelly, conselheira de ciência do Comando Central das Forças Navais dos Estados Unidos.

Arma laser LaWS - teste
Teste da arma laser LaWS realizado em 2014.
Créditos: U.S. Navy

Para se ter uma ideia da precisão dessa arma laser, no caso de ser disparado contra um barco inimigo, ele pode "queimar o motor e não danificar necessariamente qualquer outra coisa", disse Inez Kelly. "Esse tipo de trabalho de arma de precisão é algo que você realmente não consegue com armas convencionais, porque há muitos danos colaterais."




De acordo com as regras aceitas na Convenção de Genebra, as forças armadas de qualquer país não têm permissão para usar armas laser diretamente contra pessoas. Os EUA vão cumprir esse protocolo, disse o vice-ministro Matthew Klunder, chefe de pesquisa naval, em uma coletiva de imprensa em Washington, DC.

Essas missões e pesquisas são ultra-secretas, e todo o potencial da arma laser não pode ser divulgado. Mas quando perguntado se a LaWS poderia disparar e destruir mísseis, o capitão da USS Ponce, Chirstopher Wells disse "talvez", e sorriu, de acordo com a CNN.




A Marinha dos EUA já está desenvolvendo um sistema de segunda-geração que será capaz de derrubar objetos maiores, e não apenas drones e embarcações. Será que no futuro teremos algo parecido com "Guerra nas Estrelas", aqui em nosso próprio planeta?


Imagens: (capa-U.S. Navy/John F. Williams/divulgação) / U.S. Navy
25/07/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. A marinha norte-americana é de matar mesmo,enquanto a Coréia testa mísseis os EUA já estão testando laser.

    ResponderExcluir
  2. Testando essa arma já deve estar pronta faz anos.... tecnologia militar está bem a frente da civil!!

    ResponderExcluir
  3. Imagina só quando existirem snipers laser mercenários por todo o mundo.

    ResponderExcluir
  4. Armas a Laser podem ser facilmente refutadas com o espelhamento da superfície dos alvos.
    Somente são efetivas para alvos despreparados para elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente ai que entra a tática militar Marcelo, se o objetivo de uma força armada é usar uma arma laser, basta dar um jeito de "despreparar" o alvo antes de usa-la

      Excluir