Ouça os sons mais estranhos e assustadores já registrados no espaço

estranhos sons do espaço
A NASA liberou uma trilha sonora com os sons mais "aterrorizantes" capturados por suas naves espaciais!


Você deve estar se perguntando: -"se o som não se propaga no vácuo, então como isso é possível?"

De fato. O som não se propaga no vácuo do espaço, mas a NASA usa um truque simples para ouvir os planetas, as estrelas e até o vento solar... As sondas muitas vezes são equipadas com instrumentos capazes de captar as emissões de rádio dos objetos celestes. Quando elas (as naves) registram essas emissões de rádio, os dados são enviados para os centros de controle, aqui na Terra. Os cientistas então "traduzem" as ondas de rádio para ondas de som. Uma técnica simples e eficiente para conseguir "escutar" o que há lá fora.



Não é a primeira vez que postamos aqui em nosso site os sons bizarros do espaço, mas dessa vez, a NASA liberou uma lista completa, com 22 faixas (sendo algumas delas inéditas)!

Uma das sondas que mais registrou emissões de rádio no espaço foi a Cassini, que passou 13 anos em operação e recentemente finalizou sua missão. Ela registrou estranhos barulhos em Saturno, ligados a suas auroras polares. Cassini também registrou o som de uma gigantesca tempestade em Saturno, além de algo super curioso na lua Encélado.










Titã, um dos satélites mais promissores com relação a vida fora da Terra, visitado pelo pousador Huygens, da Agência Espacial Europeira (ESA) em 14 de janeiro de 2005, também teve seus sons divulgados pela NASA. Após os 40 segundos de áudio, a coisa fica realmente interessante...






A sonda Juno também registrou as emissões de rádio durante o choque de arco ocorrido quando a nave entrou na magnetosfera de Júpiter. O choque de arco ocorre por conta da colisão do vento solar com a magnetosfera do planeta.





Na lista liberada pela NASA também encontramos sons de Ganimedes. Em 1996, a sonda Galileo fez o primeiro encontro com o maior satélite de Júpiter, e registrou as emissões de rádio de sua magnetosfera através do instrumento Plasma Wave Experiment.






Outras faixas da lista também incluem emissões de rádio produzidas por ondas de plasma (registrado pela sonda Voyager), partículas de poeira da passagem do cometa Tempel 1, e emissões de estrelas.











Até mesmo ondas de plasma registradas ao redor da Terra foram convertidas em áudio. "As ondas de plasma, assim como o rugido do oceano, cria uma cacofonia rítmica que, com o instrumento EMFISIS a bordo das sondas Van Allen da NASA, podemos ouvir no espaço", disseram funcionários da NASA.






E tem muito mais! Para ver, ou melhor, ouvir a trilha sonora da NASA com os sons mais estranhos do espaço, clique aqui.

É realmente envolvente! Confesso que escutamos todos eles, e alguns, além de estranhos, são super curiosos. Como a própria agência espacial norte-americana disse, "os sons do cosmos vão deixar sua pele arrepiada"!


Imagens: (capa-ilustração/NASA/divulgação) / NASA
01/11/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário