Encontro nos céus chamará a atenção do mundo nesse fim de semana

encontro de planetas no céu noturno - janeiro 2018 - Marte e Júpiter
Você não pode perder a conjunção fascinante entre esses dois planetas!


Se você é uma pessoa noturna, que passa as noites em claro e que ama observar as estrelas, ou uma pessoa que acorda antes mesmo do Sol nascer, terá uma chance magnífica de vislumbrar um lindo evento astronômico: a conjunção de Marte e Júpiter!



Sim, esse encontro celeste está chegando, e chamará atenção nos céus desse próximo fim de semana. O detalhe é que ele acontece no alto da madrugada, após as 03h00 pelo horário de verão brasileiro.




Na verdade, Marte e Júpiter já estão bem próximos, ou seja, o encontro já está acontecendo. Mas a medida que os dias passam, eles se aproximam cada vez mais um do outro. Para encontrá-los, olhe na direção leste (onde o Sol nasce) a partir das 03h00 pelo horário de verão brasileiro.

Encontro Marte e Júpiter - janeiro de 2018
Encontro entre Marte e Júpiter - janeiro de 2018.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Se você observá-los através de binóculos, nos dias 6 e 7 de janeiro os dois planetas poderão ser vistos no mesmo campo de visão. Mas vale lembrar: não é necessário qualquer equipamento astronômico para observar essa conjunção, já que os dois planetas podem ser vistos a olho nu (inclusive são muitas vezes confundidos com estrelas).




Uma dica para diferenciar estrelas de planetas no céu é que as estrelam cintilam, quando os planetas apenas brilham sem aquelas pequenas variações. O fato é que não será nada difícil encontrar Marte e Júpiter nos céus, pois eles estão realmente muito próximos e são muito brilhantes!

Conjunção Marte e Júpiter - janeiro de 2018
Conjunção dos planetas Marte e Júpiter durante amanhecer - janeiro de 2018.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

O ápice da conjunção entre Marte e Júpiter acontece no dia 7 de janeiro, quando eles estarão a menos de 1/4 de grau um do outro. Isso significa que a ponta do seu dedo indicador poderá cobrir os dois planetas!




Lembrando: o encontro entre o gigante Júpiter e o Planeta Vermelho acontece por conta do nosso ponto de vista terrestre. Na verdade, os dois planetas estão bem distantes um do outro, porém, alinhados no nosso campo de visão.

Desejamos excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-STELLARIUM/divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
04/01/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. A conjunção entre esses planetas a Terra mais próximos ao sol sobretudo numa inter-relação de menor proximidade(periélio) essa ocorre em períodos de 26Milões de anos e envolve forças gravimétricas e magnéticas inimagináveis e é a primeira vez, que a espécie humana tem consciência desse evento...etc, etc...que pode estar modificando - inclusive - geofisicamente todo o nosso planeta com vulcanismos e terremotos tsunamis etc...como jamais visto ainda por olhos humanos...Obrigado pela atenção, mas essa beleza toda pode degenerar no "FINAL TIMES" de toda a humanidade...Assim como sumiram, com os dinossauros...

    ResponderExcluir