Os 7 Maiores Cataclismos na Terra - 1° lugar

Vamos conhecer o 1° lugar do nosso ranking dos 7 Maiores Cataclismos na Terra. Já sabemos que a Terra se chocou com outro planeta, e assim, formou a Lua no famoso evento chamado Impacto de Theia, já sabemos também como foi o Intenso Bombardeio Tardio que a Terra sofreu, assim como já vimos a Terra Bola de Neve, a Extinção do Ordoviciano, a Extinção Cretáceo Paleogeno, que foi responsável pela extinção dos dinossauros e a Extinção Termo Triássica, que acabou com 90% da vida na Terra.

Afinal de contas, qual seria o evento que poderia ser classificado como O Maior Cataclismo na Terra de todos os tempos? Temos 2 noticias: uma boa e uma ruim. A boa, é que quando esse evento acontecer, não estaremos mais aqui na Terra. A ruim, é que a vida no nosso planeta já vai ter acabado há muito tempo.




1° lugar: O Apocalipse Solar


Dentro de aproximadamente 5 bilhões de anos, o Sol chegará no fim de sua vida. Assim que o seu combustível acabar, ele sofrerá uma desastrosa transformação, se tornando uma estrela Gigante Vermelha, e alcançando 200 vezes o seu tamanho atual. O Sol inchará tanto que engolirá Mercúrio e Vênus. A Terra será incinerada, e há 2 outras opções: ou a órbita da Terra será afastada, ou ela também será engolida pelo Sol. Após passar pelo processo de Nebulosa Planetária, o Sol se tornará uma Anã Branca.

O Sol se torna 10% mais luminoso a cada 1 bilhão de anos, e não será necessário tanto tempo para que o dióxido de carbono escape da nossa atmosfera. As plantas, que precisam muito de dióxido de carbono, enfrentarão uma época muito difícil para sobreviverem aqui, antes de serem extintas. Com as plantas morrendo, e os oceanos evaporando, biólogos no mundo todo concordam que em menos de 1 bilhão de anos, a Terra sofrerá uma Mega Extinção em Massa. A era dos animais acabará em aproximadamente  500 milhões de anos.

Será que ao menos, estaremos aqui até lá? Talvez, antes mesmo disso, a Terra sofra algo parecido com algumas das coisas que já vimos até aqui. Estamos cada vez mais nos aprofundando em tudo que existe no Universo. Quem sabe, da próxima vez que algo colocar a Terra em risco, nós já não saibamos como lidar com tal evento?

Somente aumentando o nosso conhecimento sobre o Universo é que poderemos evitar algumas catástrofes, e aproveitar os nossos últimos 500 milhões de anos de vida na Terra!


Gostou da nossa série?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 comentários:

  1. Fantástico, gostei demais da matéria...PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. Fascinado com a matéria!! Valeu!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom pena que vamos morrer

    ResponderExcluir
  4. Elza Fátima loureiro12 de março de 2014 às 23:42

    Excelente matéria! Redação de fácil entendimento. Um relato perfeito sobre a formação do nosso planeta, bem como, sobre os fatos ocorridos nos primórdios que alteraram a sua composição para que hoje possamos estar aqui. Fantástico.

    ResponderExcluir
  5. LOL tô vendo agora. :) Vcs deviam postar matérias interessantes assim, além de notícias.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado à todos! Nós vamos sim preparar mais matérias desse tipo! Muito obrigado pessoal! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. são matérias assim que me fazem crêr que a net ainda pode ser bem aproveitada. Parabéns não arrependo neim um pouco de ter curtido a fanpage.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Bruno Santos! Ficamos muito contentes com o seu elogio. É um impulso extra pra continuarmos nos dedicando a divulgação cientifica e astronômica! Um grande abraço, e muito obrigado pela participação!

      Excluir
  8. Exelente matéira. Muito boa, de fácil leitura e ricas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Alisson! Ficamos muito felizes por conseguir passar isso aos leitores. Um grande abraço, e seja sempre bem vindo!

      Excluir
  9. Incrível matéria e fácil compreensão, deveriam ter mais matérias assim

    ResponderExcluir
  10. Parabens imaginacao fantastica devo dizer mas nao passa disso mesmo, gosto de boa ficção de vez em quando para distrair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é imaginação não. Pelo menos no que diz respeito à evolução de nosso Sol. Quanto ao restante, creio que seja exatamente essa a posição da ciência hoje.

      Excluir