Divulgado o melhor mapa 3D do bojo central da Via Láctea

O melhor mapa 3D da nossa Galáxia é revelado, e no seu centro, uma grande surpresa: o 'coração' da Via Láctea se parece com um "amendoim"

Duas equipes internacionais de astrônomos descobriram esse magnífico formato do centro da Via Láctea, que é conhecido como bojo galáctico, que está cercado por cerca de 10 milhões de estrelas e tem uma dimensão de milhares de anos-luz, mas a sua estrutura e origem não eram bem compreendidas. Foram utilizados telescópios operados pelo European Southern Observatory.

Veja o video que foi divulgado com a animação do núcleo da Via Láctea:



Infelizmente, do nosso ponto de vista (terrestre) a observação desta região central da Galáxia (a cerca de 27.000 anos-luz de distância) encontra-se fortemente obscurecida por nuvens densas de gás e poeira. Os astrônomos apenas conseguem obter uma boa vista do bojo observando a grandes comprimentos de onda, tais como em radiação infravermelha, a qual consegue penetrar as nuvens de poeira.


Observações anteriores, tanto do satélite COBE como do rastreio infravermelho do céu 2MASS, tinham já sugerido que o bojo tinha uma misteriosa forma em X. Agora, dois grupos de cientistas utilizaram novas observações de vários telescópios do ESO para obterem uma vista muito mais clara da estrutura do bojo.

“Descobrimos que a região interna da nossa Galáxia tem uma forma tipo “caixa”, assemelhando-se a um amendoim na casca vista de um lado, a um X gigante vista do outro e a uma barra muito alongada vista de cima,” acrescenta Ortwin Gerhard, co-autor do primeiro artigo e líder do grupo do MPE. "É realmente fascinante".







Fonte: ESO
Imagem: ESO
29/09/13
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 comentários:

  1. malditas propagandas que não deixam eu assistir o vídeo (via láctea 3D) completo.

    ResponderExcluir
  2. Desculpem galera pelas propagandas incorporadas no video, mas infelizmente não encontrei outra fonte para este video... a fonte que incorporei no site já possuia essas propagandas, mas se conseguirmos outra fonte, pode ter certeza que atualizaremos. Bons céus!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É! Os mistérios lá encima são de DEUS e, somente aqueles que os homens podem ver, são os que DEUS permite ser conhecidos! Mas está muito bom, não?

    ResponderExcluir
  5. É! Os mistérios lá encima são de ODIN e, somente aqueles que os homens podem ver, são os que ODIN permite ser conhecidos! Mas está muito bom, não?

    ResponderExcluir
  6. É! Os mistérios lá encima são de SACI-PERERÊ e, somente aqueles que os homens podem ver, são os que SACI-PERERÊ permite ser conhecidos! Mas está muito bom, não?

    ResponderExcluir
  7. É! Os mistérios lá encima são de HÓRUS e, somente aqueles que os homens podem ver, são os que HÓRUS permite ser conhecidos! Mas está muito bom, não?

    ResponderExcluir
  8. ninguém acredita em Deus não?

    ResponderExcluir
  9. Interessante...É uma obra de arte a nossa galáxia...
    Parece um disco voador...Na realidade é um imenso disco voador, sem aquelas estruturas que aparecem nos filmes...e nós estamos lá dentro viajando pelo espaço infinito...
    Como isso tudo é grandioso !!!

    ResponderExcluir