Encontrado o primeiro cometa brasileiro

Esse dia entra para a história do Brasil


Um grupo de brasileiros, utilizando um telescópio no interior de Minas Gerais, foi responsável pela detecção e confirmação do mais novo objeto descoberto por brasileiros.

Foi anunciada a descoberta de um objeto aparentemente asteroidal, com magnitude de ~18,1. Os responsáveis por essa grande descoberta que entra para a história do Brasil são: Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro de Barros.

As observações preliminares foram feitas a partir de um telescópio refletor de 450mm, no último dia 12 de janeiro, no observatório SONEAR, em Oliveira, Minas Gerais. As imagens foram registradas através de uma câmera CCD. O mais novo cometa foi designado C/2014 A4 (SONEAR).


Um dia após a descoberta, novas medições foram feitas por astrônomos profissionais e amadores, a fim de confirmar a presença do objeto.

Empilhamento de imagens mostra o cometa C/2014 A4 SONEAR.
Créditos: Remanzacco   /   Clique para ampliar

No dia 13 de janeiro, astrônomos do Observatório Italiano Remanzacco registraram 19 imagens, com exposição de 90 segundos cada, que foram obtidas através do telescópio remotamente controlado em Siding Spring, na Austrália. Após o empilhamento das 19 fotos, foi possível verificar que se trata de um cometa, cuja coma tem quase 5 segundos de arco, com uma leve elongação na direção nordeste.

Novas observações ocorreram nos dias 14 e 15 de janeiro, quando foram feitos mais 25 registros, de 30 segundos cada, obtidos remotamente a partir do Telescópio Faulkes do Sul utilizando uma câmera CCD acoplada a um telescópio de 2000mm. Após o empilhamento das imagens, foi confirmado novamente que trata-se de um cometa. Desta vez, sua coma foi calculada em 8 segudos de arco, com elongação ligeiramente voltada para o nordeste.

De acordo com as mais novas observações, C/2014 A4 SONEAR é um cometa de orbita parabólica, provavelmente originado na nuvem de Oort. No dia 12 de janeiro, ele se encontrava a cerca de 5.68 UA da Terra e a 6.33 UA do Sol. (1 Unidade Astronômica [UA] equivale a distância média entre a Terra e o Sol). Sua orbita é altamente inclinada em 121 graus e atingirá o periélio em 11 de setembro de 2015, quando chegará a 3.82 UA do Sol.





No dia 16 de janeiro de 2014, o programa responsável pela detecção de corpos menores no Sistema Solar (Minor Planet Center), e União Astronômica Internacional reconheceram e confirmaram a nova descoberta brasileira. O cometa C/2014 A4 SONEAR, descoberto originalmente pelos brasileiros Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro de Barros, é um marco na história científica e astronômica do Brasil.

Os mais novos descobridores dedicaram este novo cometa à dois grandes observadores que não estão mais entre nós: Vicente Ferreira de Assis Neto & Giovanni Sostero.

Parabéns Cristóvão, Eduardo e João Ribeiro! Com certeza, essa é uma grandiosa contribuição para o Brasil!

Fonte: Minor Planet Center / Remanzacco Observatory
Imagem: Remanzacco Observatory
16/01/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. os brasileiros ja sabem usar telescopio. mas nao sabe votar ainda.

    ResponderExcluir
  2. É..é melhor olhar para o céu, para não ver os absurdos !

    ResponderExcluir
  3. É..é melhor olhar para o céu, para não ver os absurdos !

    ResponderExcluir