O cometa 209P/LINEAR nunca esteve tão próximo do planeta Terra

Como anda o cometa 209P/LINEAR?


O cometa 209P/LINEAR está passando notavelmente perto do nosso planeta, a uma distância de pouco mais de 8 milhões de quilômetros da superfície da Terra (0,0554 UA). O momento da máxima aproximação dele com a Terra foi ontem, dia 29 de maio.

Além disso, o cometa 209P/LINEAR é responsável pela 9° maior aproximação de um cometa com o nosso planeta. Esse grande encontro poderia ser uma ótima notícia para os observadores... e até que é uma ótima notícia, porém, apesar da tamanha aproximação, encontrar esse cometa no céu não é uma tarefa fácil!




O núcleo do cometa 209P/LINEAR tem um tamanho aproximado de 2.4 km de diâmetro, porém, sua atividade está muito baixa, e com isso, é muito difícil encontrá-lo no céu. Apesar de estar no perigeu (momento mais próximo com a Terra), só é possível encontrá-lo com grandes telescópios, e mesmo assim, ele aparece muito fraco e com pouco brilho. [veja a reprise da transmissão ao vivo do cometa 209P/LINEAR]

Observando da Austrália, Nirmal Paul precisou de um telescópio de meio metro de abertura para conseguir fazer essa foto do cometa.

cometa linear perigeu maio 2014
Cometa 209P/LINEAR no dia 28 de maio de 2014. Créditos: Nirmal Paul

Apesar de sua proximidade com a Terra, o cometa está brilhando como uma estrela de magnitude 10 ou 11, ou seja, cerca de 100 vezes mais fraco do que o limite do olho humano consegue enxergar.

O cometa não está com uma alta atividade, o que significa que ele não está sublimando (perdendo massa) e com isso, sua cauda não ganha um bom tamanho, ele não brilha o suficiente, e nós ficamos a ver navios... ou melhor, a ver estrelas...





De qualquer maneira, já era de se esperar que sua atividade estava muito baixa, e isso não vem de agora. A chuva de meteoros do final de maio, a 'Camelopardalídeas' era o resultado dos fragmentos deixados pelo cometa quando ele passou por aqui entre 1803 e 1924. Como todos puderam perceber, a chuva de meteoros do fim de maio estava mais pra uma "garoa", o que sugere que sua baixa atividade não é algo novo. [saiba mais sobre a chuva de meteoros Camelopardalídeas]

Ainda assim, podemos dizer que fomos visitados por um cometa, e apesar de não haver risco de colisão, foi um encontro muito próximo. 209P/LINEAR está nesse momento se distanciando novamente do planeta Terra, mas por ser um cometa periódico, ele vem nos visitar novamente. O próximo encontro do cometa 209P/LINEAR com a Terra ocorrerá em 2019.

Fonte: Spaceweather
Imagens: Nirmal Paul
30/05/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário