Qual é o cheiro da Lua? Astronautas das missões Apollo descrevem o curioso aroma lunar

E você, faz alguma idéia do aroma que estaria sentindo caso estivesse na superfície da Lua neste exato momento?


A Lua tem um cheiro bastante peculiar. Pergunte a qualquer astronauta das missões Apollo e você terá essa mesma resposta.

Após seis missões Apollo terem aterrissado a superfície lunar entre 1969 e 1972, um total de 12 astronautas já colocaram seus pés sobre a superfície do nosso grande satélite natural. Décadas mais tarde, astronautas e cientistas lunares ainda estão tentando encontrar uma forma de apreciar o aroma único que só a Lua tem.




"Tudo que posso dizer é que a impressão instantânea de todos era de que a Lua cheirava a pólvora velha, ou pólvora queimada, mas nada metálico ou amargo. O cheiro de pólvora provavelmente foi o registro mais forte que fica até hoje em nossas mentes", disse Harrison Jack Schimitt, cientista e astronauta da missão apollo 17, que caminhou na superfície lunar em 1972.


pegada do homem na Lua
Pegada de Buzz Aldrin em solo lunar. Créditos: NASA

Larry Taylor, diretor do Instituto de Geociências Planetárias da Universidade do Tennessee, em Knoxville, trabalhou no Centro Espacial Johnson da NASA em Houston durante a missão Apollo 17. Segundo Larry, quando um geólogo esmaga uma rocha aqui na Terra, essa pessoa vai sentir algum odor que foi gerado pelo esmagamento dos minerais, criando as chamadas "ligações pendentes". Mas na Lua, as ligações pendentes podem existir por um longo período de tempo. Segundo ele, a umidade da membrana do nariz age com a poeira de ligações pendentes e produz o cheiro tão peculiar que todos os astronautas comentam.

O piloto do módulo lunar da Apollo 11, Buzz Aldrin, também lembra do cheiro da Lua. Quando Armstrong e Aldrin entraram no módulo lunar Eagle, seus trajes e equipamentos estavam cheios de poeira lunar. Esse pó tem um odor único, disse ele.

"Parceia carvão queimado", disse Aldrin. "ou então, o cheiro de cinzas de lareira, principalmente se borrifar um pouco de água sobre o pó".

Ao término da missão Apollo 17 em dezembro de 1972, os trajes espaciais ficaram cobertos de poeira lunar.
Créditos: NASA 

Aldrin também comentou sobre um outro episódio sobre a poeira lunar na missão Apollo 11. "Antes de sairmos da Terra, a poeira lunar era considerada por alguns alarmistas como altamente perigosa, capaz de entrar em ignição espontânea facilmente", disse Aldrin. Então, Aldrin e Armstrong fizeram um teste com uma amostra lunar que ele havia colocado em seu bolso caso tivesse que deixar a missão às pressas. Assim que a cabine de pressurização começou a se encher de oxigênio, eles ficaram com medo daquilo pegar fogo, mas felizmente nada aconteceu. "Caso a coisa começasse a dar errado, pararíamos a pressurização, mas nada aconteceu".

Então caro leitor, você pode nunca ter ido à Lua, mas pelo menos já faz uma idéia do cheiro que estaria sentindo se estivesse por lá. Como a visita ao nosso satélite natural seria um feito incrível, por mais que não houvesse fogos de artifício, pelo menos o cheiro deles você sentiria!

Fonte: Space
Imagens: NASA
26/08/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

39 comentários:

  1. Eu prefiro o cheiro doce da lua de Saturno titã ^_^
    O homem nunca foi a lua da terra !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais provável Jesus e contos bíblicos serem farsa do que o homem ter ido à lua.

      Excluir
    2. como não sou o dono da verdade só posso dizer que tb desconfio profundamente da veracidade de tal proeza.

      Excluir
    3. Desculpe minha opinião, mas dono mesmo, você só parece ser da ignorância !!!

      Excluir
    4. Prefiro ser dono de uma coisa tão comum, como é o caso da ignorância a ser escravo de outra mais comum ainda entre os "humanos", a prepotência...

      Excluir
    5. Prefiro ser dono de uma coisa tão comum, como é o caso da ignorância a ser escravo de outra mais comum ainda entre os "humanos", a prepotência...

      Excluir
    6. Comprovações científicas são baseadas em povas empíricas. Não existe nada "prepotente" nisso ! Já os delírios religiosos são fantasias particulares que alienam os ignorantes q preferem se confortar convenientemente com contos medíocres.

      Excluir
    7. Ele não está falando da prepotência da ciência e sim da sua, macaco evolucionista

      Excluir
  2. Felizes são os que não virão mais mesmo assim creram.

    ♥Jesus♥

    ResponderExcluir
  3. Provável que Jesus existiu sim! Foi um político. Lutou contra a desigualdade, pregou o bem. Mas crer nas mágicas e delírios bíblicos, já é demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho pena, pois quando estiver de frente ao Deus verdadeiro será tarde e a ciência não o salvará.

      Excluir
  4. Pois é Leonardo pinto eu acredito sim e tenho muito a ganhar incluindo a vida eterna .
    A questão é que Deus prepara pra cada pessoa o que ela merece .

    Ja pensou no que Deus ta preparando pra vc?

    :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus nao tem nda preparado pra ele e nem para voce, pois isso deixa de ser livre arbitril, se deus faz algo ou interfere de alguma forma, entao nao existe livre escolha e se existe livre escolha ele faz o q ele quer e quando quer.

      Excluir
    2. Tomaram papudos ?!!!

      Acho que essa resposta do Marcello Sevach é baseada na própria ideologia cristã... E RESPONDE TUDO !!!

      Excluir
    3. poh galera, o que deus tem a ver com o cheiro da lua? o que tem a ver religiao com ciencia??? sempre tem um cristao pra falar asneiras nesses sites

      Excluir
    4. Só digo uma coisa existe livre arbítrio e cada um escolhe o seu caminho: vida eterna ou a segunda morte.

      Excluir
  5. Mas a lei do retorno (merecimento) é física, e explicada pela ciência. Cada um tem o seu. E não é pq vc acredita num livro criado pelos homens, manipulado através dos séculos para atender a a manobra de massas ignorantes, que vc estará livre de mazelas. Se fosse assim crente nenhum se acidentava, confere???

    Já segundo uma outra religião, espírita, explica que vc também pode sofrer merecimento de vidas passadas. Vc já pensou o que te reserva? Ainda mais com sua mea-culpa?!!! - que vos escraviza nesses dogmas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada merecemos, pois o destino do homem é a morte, mas crer em Jesus nos livra deste triste destino. Por isso é salvação pela graça, pois vem de graça nós nada pagamos ou merecemos. Pois bom somente Deus, assim disse nosso Senhor Jesus.

      Excluir
    2. Parceiro, entenda uma coisa : Aqui em casa na falta de papel higiênico sabe qual é (sem titubear) o primeiro livro a sobrar ??? Isso mesmo! Acertou miseravi: a bíblia (se ao menos tivesse aqui em casa)

      Excluir
  6. só os inteligentes sabem disso...
    http://www.afraudedoseculo.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ora, ora.... Vejam só... Teóricos da conspiração expõe DELÍRIOS absurdos. Sabe-se lá quais INTORPETENCENTES esses caras usaram para vomitarem tais idéias...

    O fato é : desacreditar da ida a lua, é acreditar na incompetência humana de fazer. Ou seja IGNORANTES não intendem dessa capacidade. Isso realmente está além de suas compressões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta tentando mijar com "pinto" alheio pra provar p vc mesmo que é competente e capaz?

      Excluir
    2. Os meus desafios eu tenho superado graças a minha fé. Fé essa que não consiste em delírios e paranóias biblicas. Isso eu deixo para vcs retrógrados, teóricos da conspiração. Imbecis que preferem acreditar em livro manipulado, e permanecem na inércia de um passado troglodita.

      Excluir
    3. Passado troglodita é proprio dos materialistas. Que foram condicionados pela forma de pensar advinda de Charles Darwin, que colocou o macaco como primo do homem. A Bíblia é o livro que se mostra inspirado, e entender sua revelação ultima, no Filho que preparou nossa redençao, é na verdade libertação do conceito comum, esse sim, ligado a uma concepção troglodita.

      Excluir
    4. A bíblia FOI, É e SEMPRE SERÁ um artifício (manipulado pelo homem a milênios) para manobra sócio-política. Jesus, se é que existiu, foi um político. Dos bons! Segundo o conto até foi tripudiado, humilhado, esquartejado, etc em prol da causa. Causa digna, diga-se de passagem!!! Mas daí, a pessoa lê as parábolas, os mitos, e interpretarem ao literal, é somente mesmo para pessoas com raciocínio curto, que continuam medievalmente alienados e inertes!!!

      Excluir
    5. Charles Darwin sim, foi de fato um contribuinte para a EVOLUÇÃO (assimile E-V-O-L-U-C-I-O-N-I-S-T-A) da humanidade. Trouxe perspectivas PERTUBADORAS para as mentes fracas da época e quase foi parar na inquisição por querer resgatar as pessoas do abismo ignorante. Assim como eu estou aqui a ser apedrejado pelo "mesmo" motivo.
      Mas assim : inteligência e raciocínio LÓGICO e DISCERNIMENTO, é que nem braço !!!

      Excluir
    6. Não vale a pena... não vale mesmo a pena!!! A cegueira desta gente não tem limites. Só há uma solução, educar as crianças! Com o passar das gerações a religião se desvanecerá.

      Excluir
    7. Darwin perseguido? Ele foi ajudado pelo pensamento anticristão disseminado pelos ocultistas da academia inglesa, ocultistas era o que não faltava lá. E quanto a evolução até hoje é teoria, pois tem muitas falhas e hiatos. E questionar faz parte do pensamento científico, ja pensou se sempre todos concordassem nunca teríamos muitas inovações da ciência. Você sabia que matematicamente a criação e mais provável do que a evolução?

      Excluir
    8. Parceiro, entenda uma coisa : Aqui em casa na falta de papel higiênico sabe qual é (sem titubear) o primeiro livro a sobrar ??? Isso mesmo! Acertou miseravi: a bíblia (se ao menos tivesse aqui em casa)

      Excluir
  8. A Nasa não é confiavel por isso duvido da ida a lua .

    O meu futuro está entregue nas mãos de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Parei no comentário que diz 'livre arbitri(L)

    ResponderExcluir
  10. AHyuiaUIahuiHauiHAuiHuia os cara acredita em burra falante, usa internet por satélite, e querem pregar crença na internet kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir