Cometa descoberto por brasileiros está visível através de binóculos: Saiba como observá-lo

Esta pode ser a última semana para observar o cometa Jacques


Uma vez a cada um ou dois anos, um cometa brilhante o suficiente para ser visto com um pequeno telescópio ou binóculos aparece no céu. Neste momento, a "bola da vez" é o recém descoberto cometa C/2014 E2 Jacques.

Descoberto pela primeira vez no dia 13 de março desse ano por uma equipe de astrônomos brasileiros, o cometa ainda se mostrava com brilho muito fraco. Porém, relatos de que ele estava brilhando muito mais forte começaram a surgir entre os astrônomos.




O cometa Jacques, que leva o nome em homenagem a seu principal descobridor, Cristóvão Jacques Lage de Faria, agora está se movendo para o sul através da constelação de Cisne. No momento, o hemisfério norte tem uma visão mais privilegiada do cometa, mas conforme os dias se passam, mais o hemisfério sul tem a oportunidade de contemplá-lo no céu noturno.



Como observar o cometa Jacques?

Primeiramente olhe para o horizonte norte. Localize a constelação de Cisne. Na imagem abaixo, essa constelação está baixa no céu porque o local de observação é São Paulo, mas quanto mais ao norte estiver o observador, mais alta essa constelação estará. No nordeste do Brasil, por exemplo, é um ótimo lugar para observá-lo.


Localização da constelação de Cisne em setembro de 2014, às 21h00 BRT. Créditos: STELLARIUM

Para ver o cometa, você vai precisar de pelo menos um par de binóculos 7x50. As estrelas brilhantes da constelação de Cisne ajudam muito na localização do objeto. Veja na imagem abaixo onde estará o cometa, assim você saberá exatamente para qual região apontar o seu telescópio ou binóculos.

Localização do cometa C/2014 E2 Jacques no início de setembro de 2014. Créditos: STELLARIUM

O cometa Jacques está movendo rapidamente pelo céu, isso porque ele está relativamente próximo da Terra. O seu perigeu (momento de maior aproximação com a Terra) aconteceu no último dia 28 de agosto.

Ele agora está indo na direção oposta tanto do nosso planeta quanto do Sol, por isso, talvez essa seja a última semana em que os observadores terão a chance de avistar o cometa no céu.


O que poderemos ver através de binóculos ou telescópios?

O núcleo do cometa será semelhante a uma galáxia brilhante. Você provavelmente não vai ver muito a sua cauda, embora ela deva aparecer em fotografias. O cometa vai passar na frente das estrelas da constelação de Cisne, bem próximo do horizonte norte, por isso é importante que o observador esteja em um local que dê pra ver o horizonte, sem prédios, casas ou árvores.

O cometa Jacques está passando bem próximo de várias nebulosas brilhantes, o que é uma belíssima oportunidade para os astrofotógrafos de plantão.

Desejamos à todos bons céus, e boa sorte nas observações!

Fonte: Space
Imagens: Chris Schur / STELLARIUM
08/09/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: