AO VIVO: Encontro rasante do Cometa Siding Spring com planeta Marte (reprise)




Descoberto no ano passado por Robert McNaught do Observatório Siding Spring, o Cometa C / 2013 A1, também conhecido como "Cometa Siding Spring" vai fazer uma aproximação incrível e sem precedentes com o planeta Marte. Esse voo rasante irá acontecer nesse domingo, e você poderá acompanhar a cobertura ao vivo desse encontro surpreendente aqui em nosso site!

O dia 19 de outubro de 2014 entrará para a história da Astronomia. É nesse dia que o cometa Siding Spring passará de raspão no planeta Marte, a apenas 139,500 km de distância de sua superfície, o que é 16 x mais próximo do que qualquer passagem de cometa pela Terra, e 3 x mais próximo do que a distância entre a Terra e a Lua. Segundo especialistas, não há chances de colisão do cometa com Marte, porém, a aparência do cometa e o que essa passagem pode causar ainda é um mistério.

Especialistas acreditam que esse encontro poderá resultar em uma grande chuva de meteoros na superfície de Marte, e por isso, sondas marcianas estarão de olho no céu, pra quem sabe, registrar uma das mais épicas chuvas de meteoros do Sistema Solar.



O Observatório Slooh acompanhará a passagem do Cometa Siding Spring próximo do planeta Marte, e assim, nos mostrar de forma clara esse grande encontro. No dia 19 de outubro, telescópios em terra e no espaço estarão apontados para o planeta Marte, a fim de testemunhar esse grande show!




Teremos duas transmissões ao vivo para o dia 19 de outubro, uma cortesia do Projeto Slooh. A primeira transmissão ao vivo, intitulada "Close Call" ("Por um Triz" em português) mostrará o grande rasante que o cometa Siding Spring fará sobre a superfície de Marte. Esse primeiro evento terá início às 15h15 pelo horário de Brasília, sem contar com horário de verão (18h15 UTC).  A segunda transmissão ao vivo, chamada "Cometa Siding Spring - O Desfecho" terá início às 21h30 pelo horário de Brasília (00h30 UTC do dia 20). Não perca a oportunidade de observar esse encontro épico!

ATUALIZAÇÃO - 19/10/14 às 20:35

A transmissão AO VIVO ocorreu com sucesso no dia 19 de outubro de 2014 às 15h15 BRT. A reprise já está disponível logo abaixo!





Ambas transmissões estarão disponíveis no mesmo player, com narração (em inglês) de especialistas renomados, como o astrobiólogo David Grinspoon, o astrônomo Bob Berman e de convidados especiais. Conheça também o site oficial do Projeto Slooh.


Como observar o encontro do cometa Siding Spring com o planeta Marte?

O cometa Siding Spring está com magnitude aparente estimada em +10, e com telescópios médios de aproximadamente 150mm de abertura já podemos observá-lo.




Primeiramente devemos olhar para o oeste logo após o pôr-do-Sol. Marte estará próximo da Constelação de Escorpião, a meia altura, ou cerca de 45° de altitude. Assim que localizar o planeta Marte basta guiar-se pela carta celeste logo abaixo. Confira!

Posição do cometa Siding Spring e do planeta Marte entre os dias 15 e 30 de outubro de 2014.
Créditos: STELLARIUM   /   Clique na imagem para ampliar

Repare que o cometa Siding Spring está seguindo quase que uma rota de colisão com o planeta Marte. Mas vale lembrar que segundo especialistas, não há risco de uma colisão de fato. Por outro lado, fragmentos do cometa poderão colidir com o planeta, e até mesmo uma grande chuva de meteoros poderá (talvez) ser observada a partir da superfície do Planeta Vermelho.

Grandes telescópios espaciais, como o Hubble e o Spitzer, assim como sondas na superfície de Marte (Opportunity e Curiosity) já estão se preparando para observar esse grande encontro. O espetáculo está pestes a começar...


E não perca! No próximo dia 20 de outubro teremos a transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Orionídeas, e no dia 22 de outubro, a cobertura completa do Eclipse Solar!

Créditos: Slooh
Imagens: NASA
16/10/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Não vou poder assistir o evento ao vivo...a gravação vai estar disponível no dia seguinte? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo! Faremo de tudo para disponibilizar a reprise do evento o mais breve possível! Um grande abraço!

      Excluir
  2. O robô curiosity tem a chance de fazee algo útil em Marte fotografar a possivel chuva que o cometa siding Spring pode causar em marte.

    ResponderExcluir
  3. Será que vai dá pra ver a olho nú? (Região norte do Brasil)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Elisabete! Pelo que venho lendo e reportagens nas Tv, do Brasil não será possível ver a olho nu mas via transmissões, ao vivo, como está anunciado nessa matéria, os dois horários de exibição Ao Vivo! Vale marcarmos, em nosso final de semana, esse evento cósmico tão raro. Só observar a segunda exibição, pois parte do Brasil entra no Horário de verão, logo mais. Espero ter ajudado! Bom Espetáculo para todos!

      Excluir
    2. É isso mesmo Maria Elisabete. Ceci, está correto! Não poderemos ver a olho nu, apenas com telescópios médios, a não ser que ele colidisse com o planeta, aí quem sabe com binóculos ou até mesmo a olho nu, mas de acordo com os cientistas, isso não irá ocorrer...

      Outro tópico bem lembrado: vamos nos atentar ao horário de verão pessoal! Os horários informados em todas as nossas matérias nunca estão contando com o horário de verão.

      Bom evento à todos!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Pode ter feito uma devastação no planeta vermelho , este cometa ehm ?
    https://www.youtube.com/watch?v=Sx3WdyOihH8

    ResponderExcluir