AO VIVO: Asteroide gigante 2004 BL86 e sua máxima aproximação com a Terra no dia 26 de janeiro

ao vivo passagem asteroide gigante na segunda-feira dia 26 de janeiro
Não perca a a chance de observar a passagem do asteroide 2004 BL86 em uma transmissão ao vivo!

Como de costume, o site Galeria do Meteorito vai disponibilizar mais um evento ao vivo, para você assistir no conforto de sua casa. E a bola da vez é o grande asteróide 2004 BL86, que tem cerca de 700 metros de diâmetro, e fará sua máxima aproximação com a Terra nessa segunda-feira, dia 26 de janeiro.  Ele será simplesmente o asteroide maior e mais brilhante que fará uma aproximação como essa nos próximos 12 anos! Ou seja, não é algo que vemos todo dia... nem todo ano...

O grande asteroide 2004 BL86 foi classificado como "Potencialmente Perigoso", porém, não há motivos para preocupação, pois os cálculos mostram que ele passará a uma distância segura, de aproximadamente 3 vezes a distância entre a Terra e a Lua. De qualquer forma, todos os olhos estarão voltados para essa gigantesca rocha espacial que fará uma breve e imponente visita nos entornos do nosso planeta Terra.








REVELAÇÃO DO DIA - O Dr. Lance Benner, principal investigador do Goldstone Solar System Radar e pesquisador científico da NASA mostrou imagens inéditas, capturadas pelo Observatório Goldstone que mostram que o asteróide 2004 BL86 realmente possui uma lua. Esse imagem reveladora é uma evidência do que já havia sido dito por alguns astrônomos, que o asteróide 2004 BL86 é na verdade um objeto duplo! Clique na imagem e confira o vídeo:

asteroide 2004 BL86 tem uma lua
Créditos: Slooh
Clique na imagem e confira o vídeo do asteróide duplo 2004 BL86


ATENÇÃO - É com prazer que anunciamos mais uma transmissão ao vivo, e desta vez o nosso alvo será o cometa C/2014 Q2 Lovejoy durante sua máxima aproximação com o Sol. Não perca a grande oportunidade de observar um cometa online e em tempo real, no conforto de sua casa! A transmissão ao vivo do cometa Lovejoy está programada para ter início na próxima quinta-feira, dia 29 de janeiro de 2015. Aguardem!


REPRISES

Abaixo, assista a reprise da nossa segunda transmissão ao vivo que acompanhou a passagem do asteroide 2004 BL86 às 18h30 BRT, uma cortesia do Projeto Virtual Telescope.





Abaixo, assista a reprise da nossa primeira transmissão ao vivo que acompanhou a passagem do asteroide 2004 BL86 às 13h00 BRT, uma cortesia do Projeto Slooh.




Para saber mais sobre o asteroide 2004 BL86 clique aqui. E com a ajuda de binóculos e/ou telescópios, você terá a oportunidade de observar a passagem desse gigantesco asteroide! Preparamos uma nova matéria especial para te ajudar a encontrar 2004 BL86 [clique aqui e saiba mais]. 

Créditos: Slooh
22/01/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 comentários:

  1. Em que horario vai dar pra ver ele? Sem ser pela live.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal!

      Como prometido, acabamos de postar uma matéria especial com as dicas de como observar o asteroide 2004 BL86! Confira!

      http://www.galeriadometeorito.com/2015/01/como-observar-o-grande-asteroide-dia-26-janeiro.html

      Um grande abraços à todos, e boas observações!

      Excluir
  2. Qual horário exato e lugares no Brasil que será visto?????

    ResponderExcluir
  3. Mas em que lugares vai dar pra ver, pq segunda nesse horário vo ta na escola !

    ResponderExcluir
  4. Estou esperando a matéria especial, para preparar o telescópio para vê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Para quem quiser ver ao vivo no céu, vejam nesse site as coordenadas: http://astronomynow.com/2015/01/17/see-asteroid-2004bl86-whizz-by-earth/

    Devido a sua magnitude superior a 9, será preciso usar pelo menos um pequeno telescópio para acompanhar ou um binóculo potente.

    ResponderExcluir
  7. Só para completar... a tabela usa como referência o horário de Greenwich. Neste caso deve-se descontar 2 horas para determinar o horário local de Brasilia, ou descontar 3 horas em relação ao horário de Brasilia para localidades que não estejam sob o horário de verão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabamos de publicar uma matéria especial com dicas de como observar esse asteroide. E muito obrigado Milton pelas suas dicas! A carta celeste é muito boa!

      Abraços e boas observações à todos!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Começará às 13h00 sem o horário de verão, e às 14h00 pelo horário de verão. Abraços!

      Excluir
  9. Cade o asteroide? Não vejo nada, só bla bla bla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira transmissão foi narrada (em inglês) e já foi finalizada. Teremos agora uma segunda transmissão. Se houver dúvidas, abrimos um espaço (fixado no topo da nossa fanpage no Facebook) para esclarecer. Abraços!

      Excluir