Exoplaneta J1407b tem anéis tão grandes que faz Saturno parecer planeta-anão!

super-Saturno
Será que Saturno, o Senhor do Anéis, perdeu sua coroa?

O planeta Saturno pode até ser o Senhor do Anéis do Sistema Solar, mas seu titulo certamente não tem o mesmo poder se considerarmos todo o Universo. Pelo menos é isso que indicam as evidências de observações feitas pelo programa SuperWASP.

Astrônomo perceberam o escurecimento repetido e prolongado de uma estrela semelhante ao Sol, e segundo interpretações e experiências de observações, isso indica um eclipse passando através de um anel planetário complexo e gigante, semelhante aos anéis de Saturno, porém muito, muito maiores. Além do mais, as diferentes densidades desses anéis implicam a presença de pelo menos uma grande exolua, e talvez mais uma em processo de formação.




J1407 é uma estrela anã laranja de seqüência principal, localizada a cerca de 116 anos-luz de distância. Ao longo de 57 dias, no ano de 2007, a estrela J1407 foi submetida a uma "complexa série de eclipses", que uma equipe internacional de astrônomos afirma ser o resultado de um sistema de anéis em torno de um exoplaneta, conhecido como J1407b.


"Este planeta é muito maior do que Júpiter ou Saturno, e seu sistema de anéis tem cerca de 200 vezes o tamanho dos anéis de Saturno", disse Eric Mamajek, professor de física e astronomia da Universidade de Rochester, em Nova York. "Podemos imaginá-lo como um super-Saturno".

As observações foram feitas através do programa SuperWASP, que utiliza telescópios terrestres para detectar o escurecimento fraco de estrelas devido o trânsito de exoplanetas.



Confira o vídeo abaixo do modelo feito em computador que mostra a curva de luz da estrela J1407, e a maneira que um exoplaneta é detectado:

Exoring model for J1407b from Matthew Kenworthy on Vimeo.


Os primeiros estudos sobre J1407b foram publicados em 2012, porém, análises mais profundas estimaram que a quantidade de grandes estruturas de anéis desse exoplaneta é de 37, com um vazio bem definido localizado a cerca de 0,4 UA (61 milhões de km) a partir do super-Saturno, onde pode existir um satélite quase tão grande quanto a Terra, com um período orbital de dois anos.

Os densos anéis de J1407b se estendem por cerca de 180 milhões de quilômetros, e podem ter a mesma massa da Terra.

"Se pudéssemos substituir os anéis de Saturno com os anéis de J1407b, eles seriam facilmente visíveis à noite, e seriam bem maiores do que a Lua Cheia", comenta Matthew Kenworthy do Observatório de Leiden, na Holanda, e principal autor do novo estudo.

Saturno
Os principais anéis de Saturno têm cerca de 250 mil km de diâmetro.
Créditos: NASA / GSFC
Clique na imagem para ampliar

Estas observações podem revelar o passado de Júpiter e de Saturno, e nos mostrar como seus sistemas de anéis e de satélites foram formados logo no início do Sistema Solar.

"A comunidade de ciência planetária teorizou há décadas que planetas como Júpiter e Saturno teriam, em seus estágios iniciais, discos gigantescos em torno deles, que posteriormente levariam à formação de seus satélites", comenta Mamajek. "No entanto, antes de descobrirmos esse objeto, ninguém tinha visto um sistema desse tipo".

O planeta J1407b tem uma massa de até 40 vezes a de Júpiter, e tecnicamente, poderia ser uma anã marrom.

Outras observações irão analisar outros trânsitos de J1407b, a fim de obter mais detalhes sobre seus anéis e suas características físicas. Felizmente 2017 não está longe!

O relatório da equipe foi aceito para publicação na revista The Astrophysical Journal.

Fonte: Universetoday / University of Rochester
Imagens: (capa-ilustração-Ron Miller) / NASA / JPL-Caltech
29/01/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários:

  1. Muito bonito esse EXOPLANETA... Assim da para estudar mais os Planetas e a origem deles e estudar mas um pouco esses Anéis.

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito esse EXOPLANETA... Assim da para estudar mais os Planetas e a origem deles e estudar mas um pouco esses Anéis.

    ResponderExcluir
  3. Caracas meu! Desbancou Saturno mesmo.

    ResponderExcluir
  4. A estrela J1407 fica em qual constelação? Ela fora observada pelo Kepler, antes? A letra "J" é remanescente de qual catálogo estelar? Fazia um tempão que vocês aí não mostravam alguma coisa sobre exoplanetas hein...

    ResponderExcluir
  5. esse planeta deixa o satuno patetico

    ResponderExcluir
  6. será que esse planeta ele tem corrupção

    ResponderExcluir
  7. Só queria saber como que os anéis do "lorde dos anéis" são tão grandes

    ResponderExcluir
  8. fairfax divorce attorney
    The discovery of exoplanet J1407b and its massive rings is a remarkable discovery, as they make Saturn look like a dwarf planet. The rings' vast size is a testament to the vastness and diversity of our universe, as they are larger than Saturn's rings. The rings are a celestial marvel, challenging our understanding of planetary systems and opening up new possibilities for exploration and discovery. The discovery is a humbling and exciting find, highlighting the vastness and diversity of our universe. The rings of exoplanet J1407b are a celestial marvel that continues to challenge our understanding of planetary systems.

    ResponderExcluir
  9. Amazing, Your blogs are really good and informative. This was my 2nd one among games gold and that i was quite pleased with 1st one particular and this one did also meet my expectations, I got a lots of useful information in your blogs dui lawyer emporia virginia. It is very great an useful to all. Keeps sharing more useful blogs,,..

    ResponderExcluir
  10. "Galeriadometeorito.com es una maravillosa galería que transporta a los visitantes a través de fascinantes imágenes y contenido relacionado con meteoritos. La cuidadosa curaduría de la galería muestra la diversidad y belleza de estos objetos cósmicos de una manera única. La presentación visual cautivadora y la información detallada ofrecen una experiencia educativa y visualmente atractiva. La pasión por la astronomía y los meteoritos se refleja claramente, creando un espacio virtual que atraerá tanto a entusiastas como a curiosos. Una iniciativa que contribuye significativamente a la difusión del conocimiento sobre el cosmos y sus fascinantes fragmentos."
    New Jersey Domestic Violence Laws




    ResponderExcluir