Misterioso objeto aparece próximo do buraco negro supermassivo do centro da Via Láctea

O grupo Max Planck de física extraterrestre anunciou uma descoberta intrigante


Um objeto misterioso tem deixado os astrônomos com a "pulga atrás da orelha", e o que os deixam ainda mais intrigados é que caso não deverá ser resolvido tão brevemente...

Em mais uma reviravolta de proporções (literalmente) astronômicas, os cientistas identificaram o que parece ser uma nuvem de gás orbitando muito próximo do buraco negro central supermassivo no centro da Via Láctea. E essa nuvem de gás pode ser apenas uma dentre várias nuvens misteriosas que são sugadas frequentemente pelo buraco negro central.




O objeto recém-descoberto foi apelidado de G1. Um objeto conhecido como G2 tem sido notícia por mais de um ano, desde que os astrônomos do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, na Alemanha, disseram se tratar de uma nuvem de gás.



Se o objeto misterioso realmente for uma nuvem de gás, ela deve perder muita massa para o buraco negro central da Via Láctea, conhecido como Sagitarius A*, ou Sgr A*.

objeto misterioso no buraco negro central da via láctea
Esta simulação de computador mostra o objeto G2 (nuvem de gás) próximo do buraco negro
supermassivo central da Via Láctea, conhecido como Sagitarius A*.
Créditos: SO / MPE / Marc Schartmann 3

Este "amontoado de gás" já foi observado antes. Assim como G2, o novo objeto identificado como G1 também pode ser uma nuvem de gás, e não uma estrela, de acordo com cientistas.




Em seu mais novo trabalho, o grupo Max Planck fornece um modelo de computador que conta a história de G1, que é quase idêntico ao G2 observado anteriormente. O modelo mostra, por exemplo, que o objeto G1 desacelerou em sua abordagem mais próxima do buraco negro.

"De acordo com os modelos de computador, os objetos G1 e G2 fazem parte do mesmo grupo de gás", comenta Stefan Gillessen, co-autor do novo estudo.




O novo estudo já foi publicado na revista on-line arXiv.org, e foi aceito para publicação na revista The Astrophysical Journal.

Fonte: Space / arXiv.or
Imagens: SO / MPE / Marc Schartmann 3
02/01/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: