Cientistas revelam que Júpiter e Saturno estão repletos de diamantes

Os pesquisadores calcularam que diamantes podem ser encontrados nas partes mais interiores dos dois planetas

Um trabalho recente de cientistas planetários indicou que as partes mais profundas de Júpiter e de Saturno podem conter pedaços de diamantes flutuando em hidrogênio e hélio líquido.

Os cientistas Mona L. Delitsky e Kevin H. Baines, da Universidade de Wisconsin, compilaram dados recentes sobre o diagrama de fases de carbono e os combinou com adiabats (diagramas de pressão e temperatura) dos dois planetas, e os resultados revelaram que diamantes realmente podem ser encontrados em estado estável nas profundezas de Saturno e de Júpiter. Além disso, em certas altitudes, as pressões e temperaturas são tão grandes a ponto de derreter o diamante, o que possibilita chuvas de diamante líquido.




O diamante mantém a sua estrutura até cerca de 36.000 quilômetros de profundidade. Uma vez que se chega a este ponto, a temperatura é mais quente do que a superfície do Sol, e o diamante é destruído. "Naquele momento, o diamante se transforma em uma espécie de líquido", disse Baines.

Saturno
Planeta Saturno. Créditos: Hubble Space Telescope / NASA
Clique na imagem para ampliar

Baines estima que a maioria das peças de diamante são menores do que um milímetro de diâmetro, com cerca de 1% atingindo um centímetro e outros poucos chegando até 10 centímetros. No geral, estimativas mostram que relâmpagos em Saturno produzem cerca de 1.000 toneladas de diamante a cada ano. Não poderia haver outras fontes de carbono, Baines observa, e seus cálculos não levam em conta estas fontes. O mesmo processo ocorre em Júpiter, mas as condições não são tão favoráveis para a produção de diamantes como em Saturno.

Apesar de ser conhecido há 30 anos que diamantes podem existir nos núcleos de Urano e Netuno, acreditava-se que Júpiter e Saturno não tinham condições adequadas para que eles existissem em estado sólido, por conta de suas altas temperaturas por exemplo. Já os núcleos de Urano e Netuno são muito frios para derreter o diamante. Os novos dados disponíveis confirmam que os diamantes podem flutuar em Saturno, e alguns podem até crescer ao ponto de serem chamados de "diamondbergs" (icebergs de diamantes).



Fonte: NASA / Space / Weather Channel
Imagens: (capa-ilustração/Richard Cardial)
09/02/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários:

  1. Pois é... Diamantes em Jupiter, Saturno, petróleo e gás natural em Titã, água em luas de gigantes externos... já imaginaram se a crise da PETROB fosse resolvida viajando-se a Titã? Ou se as esposas dos envolvidos nos superfaturamentos da Petro pudessem pegar uns diamantezinhos em Saturno? E de grátis??? Ou os nordestinos em Tritão ou Encelade??????? Ou uma prisão para políticos na superfície de Vênus? E sem pressurização? Pois é mas... se dependermos da Embraer ou da AEB... que só remendam os cacinhas enviados pelos italianos, suecos, tio Sam..... afffff...... dá até pena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ser uma cara que cabulou as aulas de história e geografia. Idiota útil para qualquer lado, seja esquerdo ou direita.

      Excluir
    2. Apenas um mero FDP falando merda!

      Excluir
    3. Por que essa rage toda? O cara só fez piadas com política e a formação física dos planetas. Inclusive pelo que vi não fez ofensa direta a posições políticas ou coisa do tipo, e tem até algum conteúdo útil para se extrair no texto dele.

      Excluir
  2. O cara colocou os nordestinos em pé de igualdade com criminosos, nossa!!! É um desesperado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o que ele fez foi citar o fato científico de que em Tritão e Encelade existe água em abundância (apesar de ainda ser uma piada infeliz enviar pessoas que sofrem com a escassez de água para o espaço). O que eu vejo como desespero é esse ódio do pessoal. Parece uma necessidade de tentar parecer intelectualmente superior, promovendo ataques rudes para ridicularizar comentários. Achei que aqui, num blog de astronomia, iria fugir da onda de ódio faceboocal da internet.

      Excluir
    2. vdd concordo o cara só fez um critica construtiva do que esta acontecendo em nosso pais

      Excluir
  3. Já vi essa história antes. Nós mandamos uma nave tripulada para extrair minérios em outro planeta. No meio do caminho eles reconhecem um sinal de socorro em um planeta estranho. A nave desce até lá e de repente o androide da equipe começa a funcionar de maneira estranha, o pessoal volta com um humano ferido, e a tenente da equipe não deixa de início que eles retornem ao veículo. Então se descobre que ele estava infectado e aí...

    ResponderExcluir
  4. Nós podimos ir pra lá pegar alguns diamantes kkkk

    ResponderExcluir
  5. do que vai adiantar nao vai valer mais nada quando chegar na terra

    ResponderExcluir
  6. É muito mimimi por causa de uma piada...Geração escrota e idiota do caralho !

    ResponderExcluir
  7. A coisa mais preciosa do universo é a "VIDA".
    Imagine que em Marte existissem toneladas de diamantes e fosse possível traze-los a Terra.
    O segredo é a alma do negócio.

    ResponderExcluir
  8. Não sei como um enbecil ,arranja tanto tempo pra escrever mweda

    ResponderExcluir
  9. nossa o cara narro um filme agora de ficcao gostei e agora kkkk nossa muito bom gostei

    ResponderExcluir