AO VIVO: Chuva de Meteoros Líridas 2015 (reprise)

Chuva de Meteoros Líridas 2015 ao vivo
Líridas 2015: Está chegando o momento tão esperado!


O pico da chuva de meteoros Líridas 2015 já está chegando, e como ocorre todos os anos, você poderá assistir a transmissão ao vivo aqui em nosso site, uma cortesia do Projeto Slooh.

A chuva de meteoros Líridas também é conhecida como Lirídeas ou Lirídeos (Lyrids em inglês), e acontece todos os anos em meados de abril, sempre que a Terra passa pelos rastros do cometa não periódico chamado Thatcher C/1861 G1.

A famosa Líridas 2015 acontece entre os dias 16 e 25 de abril [como pode ser visto no calendário de chuvas de meteoros], mas é nos dias 21, 22 e 23 de abril que ocorre seu pico (momento em que uma quantidade maior de meteoros podem ser vistos).

A taxa de meteoros da chuva Líridas é de aproximadamente 15 meteoros por hora, mas "outbursts" (altas taxas inesperadas de meteoros) podem acontecer a qualquer momento. Pra se ter uma ideia, observadores norte-americanos presenciaram uma explosão de cerca de 100 meteoros por hora na chuva Lirídeas de 1982. Cerca de 100 meteoros por hora também foram vistos na Grécia em 1922, e no Japão em 1945.


Líridas 2015 - Transmissão ao vivo

transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Líridas 2015 ocorreu no dia 22 de abril de 2015, às 21h00 pelo horário de Brasília, e teve duração de 6 horas. A reprise da transmissão já está disponível!

Perdeu a transmissão ao vivo? Não se preocupe. Curta nossa página no Facebook pra ficar por dentro desse e de outros eventos astronômicos imperdíveis!



TRADUÇÃO AO VIVO (reprise) - Galeria do Meteorito

A tradução em tempo real foi feita por Richard Cardial, com informações, dicas e comentários sobre a chuva de meteoros Líridas. A narração e a reprise da tradução está disponível logo abaixo.



Como observar a chuva de meteoros Líridas 2015?

A chuva de meteoros Líridas pode ser vista praticamente a partir de qualquer região do planeta, porém, quanto mais ao norte encontrar-se o observador, melhor será sua visão da chuva.

O radiante da chuva de meteoros Líridas encontra-se ao norte, próximo da constelação de Lyra, mais precisamente na constelação de Hércules.

Chuva de Meteoros Líridas - radiante
Créditos: STELLARIUM

Para saber tudo sobre a chuva de meteoros Líridas clique aqui e confira muitas outras dicas e informações sobre a famosa chuva de meteoros.

E não se esqueça: se conseguir registrar alguma imagem dessa fantástica chuva, não deixe de nos enviar! Bons céus à todos, e boas observações!



Créditos: Slooh
Imagens: (capa-Galeria do Meteorito) / STELLARIUM
21/04/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Aqui em Atibaia SP consegui ver 4 era aproximadamente meia-noite e meia depois não vi mais nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allan conheço Atibaia tenho família ai no bairro Portão e Osasco tenho certeza que vc conseguiu ver pq a cidade é pequena e interior, aqui do RJ não deu pra ver nada as cidades são muito iluminadas ofusca o brilho e pior que ninguém registrou direito esse momento nem com fotos tão pouco com vídeos ., mais valeu assim mesmo quem sabe na próxima consiga....

      Excluir
  2. Até agora não vi nada. Seja no céu ou na transmissão.

    ResponderExcluir
  3. Consegui ver 2 as 01:00 +/- olhando para o sul (por incrível que pareca), até estranhei pois sabia que era para o norte, ai comecei olhar para o norte até as 01:38 não vi nada =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus! Que legal! Apesar de parecer estranho, essa chuva de meteoros é famosa por gerar meteoros em outras partes do firmamento. Eles podem ser vistos ao leste, sul, ou oeste, mas principalmente da região norte. Um grande abraço, e boas observações!

      Excluir
  4. Aqui na cidade do RJ não deu pra ver nada pois são mt iluminados ...

    ResponderExcluir