Contato extraterrestre? Sinais vindos de outra galáxia intrigam cientistas

contato extraterrestre sinais de rádio
Os sinais de rádio que estão sendo captados são diferentes de tudo que já vimos

Por quase uma década, os astrônomos estão intrigados com fortes emissões de rádio que parecem estar vindo de um lugar muito distante. E agora, acabamos de encontrar mais uma peça desse misterioso quebra-cabeças espacial, mas ao que tudo indica, só fez os cientistas ficarem ainda mais confusos: novas emissões de rádio estão seguindo um padrão matemático, que simplesmente não bate com qualquer coisa que conhecemos ou que já vimos...

E claro que ao ouvir "padrão matemático" + "emissões de rádio" + "espaço exterior", a pergunta cliché é a mais propícia: -"Seria uma tentativa de contato alienígena? Alguma civilização inteligente está tentando se comunicar?"

Desde 2007, nossos telescópios já detectaram cerca de uma dúzia de emissões como essa, chamadas de "fast radio bursts". Esses pulsos duram apenas alguns milissegundos, mas com tanta energia quanto o Sol libera em apenas um mês. Para descobrir de onde estão vindo esses sinais, um grupo de pesquisadores se aproveitaram de um princípio simples: as ondas de rádio de frequência mais elevada encontram menos interferência enquanto atravessam o espaço, e são detectadas pelos nossos telescópios mais cedo do que as ondas de baixa frequência. O atraso de tempo, ou "medida de dispersão" entre as ondas de rádio frequência mais elevadas e mais baixas a partir do mesmo evento, pode ser utilizado para determinar a distância percorrida pelas ondas.




E é exatamente nesse ponto que as coisas ficam muito estranhas. Quando os investigadores calcularam a distância de dispersão para cada uma das onze "fast radio bursts", eles descobriram que cada distância representa o múltiplo de um único número: 187,5. Quando colocados em um gráfico, esses números formam um padrão impressionante!

As explicações mais plausíveis (apesar de não terem comprovações)  são:

  1. as rajadas são provenientes de diferentes regiões, todas a bilhões de anos-luz de distância;
  2. podem ser efeitos de um pequeno objeto cósmico muito próximo, como um pulsar, que se comporta de acordo com uma física que não compreendemos;
  3. trata-se de uma civilização extraterrestre tentando estabelecer uma comunicação, emitindo rajadas numéricas simples, mas diferente de todas que vemos no espaço

A verdade é que qualquer uma das hipóteses acima pode ser real, ou talvez, nenhuma esteja correta. O fato é que os cientistas simplesmente não entenderam nada sobre esses misteriosos sinais de rádio.

instituto SETI
Observatório do Arecibo, em Porto Rico, pertencente aos esforços
do Instituto SETI. Créditos: SETI

"Minha previsão é que esse padrão será desmistificado em breve, assim que outras 'fast radio bursts' forem encontradas", diz Duncan Lorimer, da Universidade de West Virginia, que relatou a primeira explosão em 2007. "É um bom exemplo de como, aparentemente, resultados significativos podem ser encontrados em conjuntos de dados esparsos".




Essas emissões de rádio misteriosas estão deixando muitos cientistas de "cabelo em pé", e o que poderia estar causando isso parece ser um grande mistério.

"Se é um sinal, certamente não é uma mensagem, exceto se for um 'olá, estamos aqui!'. Essas explosões de rádio rápidas não podem codificar muitos bits. Mas há tantas outras possibilidades, que acredito que atribuir algo que não entendemos à vida extraterrestre é um pouco prematuro", diz Seth Shostak, diretor do Instituto SETI (Projeto de Busca por Inteligência Extraterrestre na sigla em inglês).




Se tem alguma coisa que ficou clara em toda essa história, é o fato de que temos muito que aprender sobre os padrões cósmicos, e que o Universo ainda deve continuar nos surpreendendo por muito tempo.






Fonte: Gizmodo / Hubble
Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / SETI
06/04/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

32 comentários:

  1. Ok. Se um núcleo supermassivo é capaz de distorcer e amplificar, como conhecemos por "lente gravitacional", o núcleo da nossa galáxia deve estar fazendo isso radioeletromagneticamente. A luz é onda eletromagnética e para as demais ondas, a lente gravitacional é igualmente válida. Existem, tais como estrelas, duplos, triplos pulsares, supernovas "A" diluindo-se ou ainda de triplos a sêxtuplos buracos negros pequenos, emitindo fortes sinais na freq. do Hidrogênio, raios X ou seja lá o que existir no gigantesco leque do espectro eletromagnético. A alta rotação combinada com translação de sistemas de buracos negros, pulsares, blazares e sabe-se Deus lá o quê da gama de colapsares, criam padrões eletromagnéticos bem complexos! Não é água fria não que tenho no meu vento solar; é a lógica. "Eles" não querem nada com nós. E nosso umbigo não é o centro do universo. É a natureza, apenas. Vamos acordar para mais um dia de trabalho ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vc deveria trabalhar na NASA. Acho que eles nao sabem disso

      Excluir
  2. Isso é pura coincidência, não se animem.

    ResponderExcluir
  3. procurem vida em seres, planeta a 360 milhões de quilômetros da terra.

    ResponderExcluir
  4. ISSO E LÚCIFER PREPARANDO A HUMANIDADE PARA A SUA VOLTA POIS VIRA DO CEU PARA A TERRA COMO JESUS E O POVO ACREDITARA NELE E ELE LEVARA SUA ALMA SE VC CURVAR SE A ELE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK essa internet me mata de rir.......TO no Print.......

      Excluir
    2. Essa foi boa! kkkkkkkkkkkkkkk Mas em relação aos ETs não há dúvida, eles estão entre nós e em breve veremos naves em nossos céus. Tenho lido muitos textos interessantes onde eles avisam que estão nos protegendo sempre e aguardando a hora certa para definitivamente aparecerem para nós. Muitos não estão preparados e não querem nos assustar. Aproveitem para conhecer o canal do youtube.com chamado mxvenus e também Pozati filmes. Ficarão boquiabertos com tantas informações sobre esse assunto.

      Excluir
    3. Por quê sempre que alguém vai falar de religião tem que usar CAIXA ALTA?

      Excluir
    4. Quando a crença no que tá escrito numa folha de papel é maior do que nos fatos vindos da observação científica....

      Excluir
    5. Mano, pq cê tá gritando? Aliás, Lúcifer é meu ovo

      Excluir
  5. 187,5
    1= primeira
    87,5 = faixa de transmissão em mhz

    87,5 é a primeira faixa de transmissão utilizável em FM...

    (seria um "ok, sabemos que vocês estão aí"?)

    ResponderExcluir
  6. Se acharem, vai ter fiel por aí desejando que a bíblia tivesse sido escrita a lápis pra poder mudar o texto durante a noite.

    ResponderExcluir
  7. manda lúcifer ir se fuder e parar de atrapalhar a astronomia...

    ResponderExcluir
  8. Lucifer, são esses que se dizem "cristãos", isso é uma praga kkkkkk. Verdadeiros vírus tentando retardar a inteligência humana.

    ResponderExcluir
  9. Tudo mentira porque essa antena aí é o Gondeneye!!!

    ResponderExcluir
  10. A nave já deve esta chegando...
    Tão vindo busca a dilma!

    ResponderExcluir
  11. Seria bem legal se eles vinhessem pra nós conhecermos eles . Gosto muito desse assunto e queria conhecer como eles vivem etc. Pois Deus fez o universo infinito e porque não poderia existir outros seres? Marte já teve água . Júpiter oceano petrificado .( Congelado).

    ResponderExcluir
  12. Pode Acreditar somos únicos, imagem e semelhança de Deus. Sem essa de Aliens.

    ResponderExcluir
  13. Sei que existe vida fora da terra mas Deus não nos permite que conhecemos pois são seres que não pecaram que não caíram as siladas de Lúcifer.

    ResponderExcluir
  14. Unico padrao dentro destes que logicamente encontrei nos meus calculos, sao isso entre o padrao 187,5 e o dado (234,567,-1) que coincidentemente foi uma sequencia entre os numeros de 1 a 8 se alguem souber a equaçao poderia calcurar e dizer, caso seja o sinal isso seria coordenadas ?talves ou seria so mais um pulsar?

    ResponderExcluir