Participe da votação e ajude a nomear 32 exoplanetas!

nomeação de exoplanetas da UAI - IAU
Você já pensou que poderia ter a chance de nomear um planeta fora do Sistema Solar? 


A União Astronômica Internacional (UAI) está pedindo a ajuda do público para nomear 32 exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar). Nessa votação, que é totalmente gratuita, foram escolhidos 20 sistemas estelares. Algumas dessas 20 estrelas têm apenas 1 planeta para ser nomeado, enquanto que outras possuem 2, 3 ou até 5 planetas, como é o caso da estrela 55 Cancri, localizada na constelação do Caranguejo.




Para votar é simples: qualquer pessoa tem direito a uma votação para cada um dos 32 exoplanetas. basta acessar o site oficial http://nameexoworlds.iau.org/ e clilcar em VOTE. Não é preciso realizar nenhum cadastro, porém cada computador (smartphone,tablet, etc...) só poderá enviar um voto para cada um dos exoplanetas. Ao clicar em VOTAR você deverá escolher uma dentre cerca de 20 sugestões, que foram enviadas por grupos de Astronomia e escolas ao redor do mundo.

upsilon andromedae system
Ilustração artística do sistema Upsilon Andromedae, com uma estrela e 3 planetas, disponíveis para votação.
Créditos: ESA / ESA

Além disso, a página onde acontece a votação é muito interessante, pois pra cada um dos 20 sistemas, podemos admirar uma belíssima ilustração artística, que pode até servir de inspiração na hora de escolher o nosso nome preferido. Abaixo de cada opção, podemos ler uma breve explicação sobre o nome, e porque ele deveria ser escolhido. Pra facilitar a compreensão na hora da votação, você pode acessar a versão traduzida pelo Google Tradutor clicando aqui.

Grande parte das 20 estrelas são visíveis a olho nu no céu noturno, o que torna a votação ainda mais interessante! A votação teve início no dia 11 de agosto de 2015, durante a Assembléia Geral da IAU, em Honolulu, no Havaí. A cerimônia teve até a participação de uma pessoa fora do planeta Terra! Isso mesmo, pois o astronauta Scott Kelly está na Estação espacial Internacional, e deu seu "ar da graça" através de uma transmissão ao vivo.




Nós do site Galeria do Meteorito decidimos participar dessa votação, e adicionamos nosso voto para o sistema da estrela 51 Pegasi, e seu planeta 51 Pegasi b, que foi o primeiro planeta descoberto a orbitar uma estrela semelhante ao nosso Sol.

51 Pegasi b system
Ilustração artística da estrela 51 Pegasi e de seu planeta 51 Pegasi b.
Créditos: IAU

E o nosso voto foi para os nomes Helvetios (para a estrela), e Dimidium (para o exoplaneta). Helvetios em latim significa Helvetian, que foi uma tribo Celta que habitou os Alpes Suíços. Esse sistema foi descoberto pelo projeto suíço Swiss Citizens, e portanto seria uma homenagem. O nome para o planeta Dimidium significa metade em latim, pois o exoplaneta 51 Pegasi b é muito parecido com Júpiter, e tem exatamente a metade de sua massa. Será que o nome que votamos serão os escolhidos para esse sistema? Dedos cruzados!




Existem diversos sistemas muito interessantes, e a chance que temos de participar dessa nomeação (gratuita) é muito empolgante. Não perca tempo e participe você também! A votação acontece até o dia 31 de outubro de 2015, e os resultados serão divulgados logo em seguida, no início de novembro.



Fonte: IAU
Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / ESA / NASA / IAU
13/08/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Vou dar um nome para um exoplaneta: MICHEL TEMER - ninguém conhece bem, acham que é bom, não sabe direito o que fazer, tem sorriso amarelo e tá perdido no Universo de estrelas anãs vermelhas. Gira em torno de uma delas mas a radiação criminosa mata seus microorganismos que tentam trabalhar em paz!

    ResponderExcluir
  2. quaquaqua. ..
    no caso do universo político tupiniquim tá
    mais pra energia escura. .. envolve todo o sistema e ninguém sabe direito o que estão tramando. ..
    tem algum buraco negro pra ser nomeado aí? ? rss

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Vou lá conferir e votar!

    ResponderExcluir