Cometa da missão Rosetta já pode ser visto nos céus! Saiba como observá-lo

cometa 67P C-G visível - como encontra-lo no céu?
O famoso cometa da missão Rosetta já pode ser observado a partir de telescópios, e também através de fotografias de longa exposição!


O cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko faz sua máxima aproximação com o Sol no dia 13 de agosto de 2015, quando chega a apenas 185 milhões de km do Sol, o equivalente a 1.2 UA (1 UA é igual a distância média entre a Terra e o Sol). Portanto, nas semanas em torno do dia 13 de agosto, astrônomos profissionais e amadores terão uma oportunidade única de observar e admirar esse cometa que já faz parte da nossa história.

trajetória do cometa 67P ao redor do Sol
Ilustração artística sobre o aquecimento do cometa 67P/ C-G conforme ele orbita o Sol.
Note que o periélio acontece no dia 13 de agosto de 2015.
Créditos: NASA / JPL

Infelizmente não será possível observá-lo a olho nu, porém, os especialistas não sabes ao certo qual será a magnitude aparente (brilho) do cometa. Telescópios com pelo menos 200mm de abertura não deverão encontrar dificuldades para encontrá-lo. E se você não possui um instrumento desse porte, uma técnica relativamente simples será ainda melhor para detectá-lo nos céus.


Astrofotografia - como fotografar o cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko

Em primeiro lugar, o cometa 67P/ C-G só é visível um pouco antes do amanhecer, após as 04h30 da manhã próximo ao horizonte leste. Por conta disso, você precisa ter uma visão clara do horizonte leste, sem árvores grandes, prédios ou qualquer objeto que encubra sua visão dessa região.




A cada dia que se passa, ele caminha para mais próximo do Sol. No momento ele está na constelação de Gêmeos, e ruma em direção ao Sol, sendo que no início de setembro ele chegará na constelação de Cancer, e sua observação será praticamente impossível, uma vez que já estará muito próximo do horizonte.

como encontrar o cometa 67P C-G no céu
Visão da região leste do céu entre agosto e setembro, antes do nascer do Sol, por volta das 05h20 da manhã.
Créditos: STELLARIUM

Segundo especialistas, será relativamente fácil encontrar o cometa 67P nos céus: basta fotografá-lo. Mas não é qualquer fotografia que conseguirá registrar o brilho tênue desse cometa. Como ele não está visível a olho nu, teremos que utilizar uma longa exposição, suficiente para registrar estrelas que os nossos olhos não conseguem enxergar. Pra isso, sua câmera fotográfica precisa ter a opção MANUAL para TEMPO DE EXPOSIÇÃO. Se tiver opções como ISO MANUAL e ABERTURA MANUAL, fica ainda mais fácil.




Ajuste a exposição para alguns segundos, e faça alguns testes... a partir de 5 segundos de exposição (ou seja, 5 segundos com obturador aberto) já é possível registrar muitas estrelas que os nossos olhos não vêem, e assim, captar o cometa em sua fotografia. O ISO também pode ser ajustado para valores maiores do que 800, assim a foto ficará mais sensível a luz, permitindo o registro de brilhos mais opacos. A abertura também pode ser ajustada para o campo de visão desejado.

localização do cometa 67P C-G
Localização exata do cometa 67P/ Churyumov Gerasimenko entre 15 de julho a 22 de novembro, às 05h00 do horário local.
Créditos: Chris Marriot's Sky Map

Sabendo disso, basta colocar a câmera em uma posição imóvel, seja com a ajuda de um tripe ou apoiada em algum lugar, e apontá-la para a região do céu onde se encontra o cometa. Se o céu estiver limpo, é provável que o cometa aparecerá na sua astro-fotografia!




Para conhecer detalhes e dicas valiosíssimas sobre a arte da astrofotografia, consulte o tutorial que postamos aqui no site sobre como fotografar a Via Láctea mesmo com o céu poluído. O tutorial foi feito pelo renomado astrofotógrafo Justin Ng, que pessoalmente nos permitiu a tradução e veiculação de seu artigo em nosso site.

astrofotografia do cometa 67P C-G
Imagem do cometa 67P/ C-G feita em janeiro de 2003, na Itália.
Créditos: Rolando Ligustri / Circolo Astrofili Talmassons

Ainda segundo especialistas, 67P/ Churyumov-Gerasimenko não se mostra tão brilhante como outros cometas, e sua cauda não deverá impressionar, porém, ele pode nos surpreender, uma vez que ao se aproximar do Sol, pode ocorrer ua sublimação inesperada, fazendo com que seu brilho seja mais intenso do que o previsto.




Ainda assim, vale a pena observar o cometa que abriga as sondas Rosetta e Philae, responsáveis por grandes descobertas sobre essas enigmática bolas de gelo que vagam no espaço. E só de imaginar que equipamentos feitos por nós humano encontram-se na superfície desse viajante espacial, já faz dessa experiência algo único e especial!



Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / NASA / JPL / STELLARIUM / Chris Marriot's Sky Map / Rolando Ligustri / Circolo Astrofili Talamassons
12/08/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Olá vcs poderiam me indicar um bom telescópio para eu comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu comprei este achei ele muito bom e ja vi quase todos os planetas e vi algumas nebulosas tbm e otimo para observar a lua muito perfeito
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-685090259-telescopio-luneta-450x-astronmico-terrestre-_JM#D[S:HOME,L:RECOMITEM-CORE-UNO-HISTORYITEMS,V:0]

      Excluir
    2. Marcas de telescópios que você pode comprar sem risco: Meade, Skywatcher, Orion, Vixen, Celestron, GSO são marcas com equipamentos de qualidade. Requisito fundamental em uma área onde precisão é tudo.

      Excluir