NASA faz uma incrível revelação sobre a lua Encélado, de Saturno

Oceano em Encélado, lua de Saturno
Abaixo de sua superfície, a lua Encélado esconde um segredo fantástico...


Um oceano global se encontra abaixo da crosta gelada da lua Encélado, de Saturno, de acordo com novas pesquisas da missão Cassini da NASA.

Os investigadores detectaram uma ligeira oscilação no satélite natural de Saturno, que só pode ser explicada se o seu suas camadas internas não forem congeladas, o que em outras palavras significa que existe um oceano global abaixo da superfície da lua.

A descoberta explica a pulverização de vapor de água, partículas de gelo e moléculas orgânicas que a sonda Cassini tem observado perto de fraturas no pólo sul da lua. Esses geyseres estariam sendo alimentados por esse oceano escondido de Encélado. A pesquisa foi apresentada em um artigo da revista Icarus.




Análises anteriores da sonda Cassini já sugeriam a presença de água, ou mar, na região polar sul da lua. No entanto, novos dados apoiaram à possibilidade de que o mar poderia ser global. E os resultados dos estudos mais recentes confirmam que é isso mesmo: um mar existe abaixo da superfície congelada de Encélado.

Oceano Global em Encélado
Ilustração da parte interna de Encélado mostrando o oceano de água líquida global entre sua crosta e seu núcleo.
Créditos: NASA / JPL-Caltech         Edição: Richard Cardial

"Essa era uma questão difícil, que exigiu anos de observações e cálculos, mas estamos confiantes de que finalmente deu certo", disse Peter Thomas, autor principal do artigo e membro da equipe de imagens da Cassini na Universidade de Cornell, Nova York.

Os cientistas da Cassini analisam as imagens de Encélado desde meados de 2004, quando a sonda começou a orbitar a lua. Eles cuidadosamente mapearam a região, as posições de suas crateras e diversos outros detalhes, a fim de medir as mudanças na rotação da lua com extrema precisão.

Como resultado, eles descobriram que a a lua geologicamente ativa tem uma pequena oscilação quando orbita Saturno. A equipe mediu essa oscilação e fez diferentes simulações de como seria seu interior, incluindo uma em que a lua seria completamente congelada, até mesmo em seu núcleo.




"Se a superfície e o núcleo estivessem rigidamente ligadas. o núcleo daria muito peso morto e a oscilação seria muito menor do que aquela que nós observamos", disse Matthew Tiscareno, co-autor do estudo e cientista da missão Cassini no Instituto SETI, na Califórnia. "Isto prova que deve haver uma camada líquida global que separa toda a superfície do núcleo."

Os mecanismos que impediram o congelamento desse oceano gigantesco de Encélado ainda permanecem como um grande mistério. Os cientistas sugerem algumas possibilidades, como por exemplo as suas forças de maré devido a alta gravidade de Saturno.




Descobertas sobre a história de Encélado têm sido uma das grandes vitórias da longa missão de Cassini, em Saturno. Os cientistas detectaram pela primeira vez sinais de geyseres na lua gelada em 2005, e seguiram com uma série de descobertas sobre o material ejetado das fraturas quentes perto do pólo sul. Eles anunciaram uma forte evidência da existência de um pequeno mar, na região do pólo sul, em 2014, e em 2015 foram sugeridas atividades hidrotermais no fundo do oceano.

O sobrevoo mais próximo da sonda Cassini com a lua Encélado é o do dia 28 de outubro de 2015, chegando a apenas 49 km de sua superfície. Mas depois da descoberta de um oceano global, o desejo é de chegar ainda mais perto de Encélado... preferencialmente nas profundezas desse oceano escondido, e quem sabe, descobrir se há vida por lá...






Fonte: NASA / Cassini
Imagens: (capa-ilustração/Zastavki/Edição: Richard Cardial) / NASA / JPL-Caltech / Richard Cardial
17/09/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pois é... os EUA poderiam aumentar o orçamento para sondas espaciais equipadas com microscópios e garras-de-corte, enviá-las a Encelado, Europa, Tritão e Titã... e cortar o orçamento para armas, militarismo e para a triste e revoltante mania de achar que o deus cristão é melhor que o deus dos outros, explodindo-lhes a vida por direito, em nome de um folclore fantasioso, inexistente e absurdo. Pergunta: Como fizeram a belíssima imagem acima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deve demorar para que sondas subaquáticas estejam explorando o Sistema Solar. Pode até parecer difícil, mas imagine como no passado, sondas como New Horizons, Curiosity e Voayger 1 e 2 deveriam parecer impossíveis... no entanto, aí estão elas. Dentro de alguns anos, acredito que já teremos algo do tipo.

      Sobre a imagem, foi eu mesmo, Richard Cardial, quem fez a edição, utilizando uma imagem de Saturno (feita pelo Hubble), mesclada com outras ilustrações artísticas... mais alguns efeitos de luz pra parecer que tudo está no mesmo ambiente (iluminação, atmosfera, etc...) Eu também achei que ficou linda!

      Ah, e 'fora do ar', já que você é um leitor assíduo e antigo do nosso site, gostaria de saber qual é o seu nome... assim não preciso chamar você de FORA DO AR.... rsrsrs... mas sinta-se a vontade caso não queira responder. :)

      Abraços e bons céus!

      Excluir
    2. __??? O que tem Papai do Céu com isso aqui? Deus é um só, não importa se o chamem de Alah, Brahma, Geová, Tupam, Essus, EU sou, etc. Além do mais, qual a criança que não acha seu pai o melhor do planeta?

      Excluir
    3. Fora do Ar, esse tipo de comentário é típico dos neuróticos afetados da religião ateísta, que desejam convencer a todos e a si mesmos de que não crer em Deus é a manifestação máxima de uma inteligência superior, que não há nenhuma espécie de racionalidade dentro da fé cristã, mas que normalmente não resistem a nenhuma espécie de debate sério sobre o tema da existência de Deus. A arrogância do teu comentário despertou em mim o desejo de escrever algumas poucas linhas, já que não há texto de trinta ou quarenta linhas capaz de esgotar um tema tão espinhoso. Enfim, há homens muito sérios que debateram esse tema, nomes como Dr. William Lane Craig, o filósofo Alvin Platinga, John Lennox, Chesterton, C. S. Lewis, John Frame, Michael Rea, no lado da filosofia cristã, e Christopher Hitchens, Richard Dawkins , Sam Harris, dentre outros do lado do ateismo militante. A verdade é que nenhum dos dois consegue provar a existência de Deus com debates racionais, mas é possível afirmar o que é mais possível defendendo argumentos. Se tratando de debates atuais, os ateístas tem tomado uma surra do Dr. William Lane Craig, tanto no tema da existência de Deus quanto em outros temas tais quais credibilidade histórica da Bíblia, existência de Jesus como personagem histórico e evidência histórica da ressurreição de Cristo. Quanto aos religiosos de outras religiões, também perdem quando o assunto é religião comparada, e credibilidade histórica do que está escrito nos diferentes livros sagrados, portanto, Yaweh, o Deus cristão, é sim melhor que os outros. Isso não justifica que uma nação mate a outra, mas racionalmente, a fé cristã é verdadeira e as outras, falsas. Se você dúvida do que eu disse, é só pesquisar essas coisas no Google. A maioria dos especialistas reconhece a credibilidade histórica da Bíblia e reconhece que Jesus foi um personagem que viveu entre os homens na época que a Bíblia diz. Assista aos debates do Dr. Craig e pare de falar bobagens na internet. A única coisa que é fantasiosa e inexistente é a tua inteligência. Vai estudar e para de falar mal do Deus verdadeiro.

      Excluir
  3. Galeria do Meteorito sempre nos mantendo informados. A sonda Cassini desde 2004 vem nos fazendo grandes revelações. Concordo plenamento com o que o FORA DO AR disse.

    ResponderExcluir
  4. Pra vocês verem, se há oceanos de água no nosso próprio sistema, quem dirá a Via lactea a fora... E se um dia confirmar vida em uma dessas luas dos gigantes gasosos, quem dirá a Via lactea a fora também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Se em apenas um único sistema solar, já temos tantos corpos com água em estado liquido (com base em cálculos feitos), como Ceres, Enceladus, Europa, Ganimedes e a nossa Terra, imagine o que há lá fora do sistema solar...

      Excluir
    2. Verdade. Se em apenas um único sistema solar, já temos tantos corpos com água em estado liquido (com base em cálculos feitos), como Ceres, Enceladus, Europa, Ganimedes e a nossa Terra, imagine o que há lá fora do sistema solar...

      Excluir
  5. Espero que sondas com nova tecnologia possam comprovar a existência de agua liquida não só em encelado mais em várias outras luas
    Concordo com o Fora do Ar

    ResponderExcluir
  6. ESPERO QUE NÃO VENHAM SÓ COM FOTOS PRETO E BRANCO E IMAGENS DESTORCIDAS COMO AS DE MARTE E DA LUA, NAO CREIO QUE UM PLANETA TODO TENHA A MESMA COR ESSES ENCOBRIMENTOS CRIA UM AR DE DESCRENÇA NOS DESCOBRIMENTOS RELATADOS.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. pelo menos já sabemos que tem água sobrando lá fora, caso a que temos aqui um dia fique inviável de ser consumida. .. mas gostaria ainda que investissem alguns desses milhões para explorar o "oceano" de ringwoodite que temos a "apenas" 400km sob nossos pés. .. :/

    ResponderExcluir
  9. __DECEPÇÃO! Pensei que já tinham descoberto que a Lua é habitada por dentro. Tava até eufórica. Ora, um Sistema Solar cheinho de ETs, apinhadinho de gente. Todos os planetas são habitados inclusive o interior do nosso e se chama AGARTHA, com florestas, mares, oceanos, rios, Sol Interno, bem no centro do planeta Terra, abordado inclusive por Júlio Verne, o visionário maior que já existiu na Idade das Trevas, a Idade Média dos cavaleiros e dos castelos medievais e que muito espertamente disfarçou suas previsões futuristas e conhecimentos proibidos e secretos em inocentes e insuspeitáveis contos de teor científico como "VIAGEM AO CENTRO DA TERRA" e outros, para escapar da maldita e nada santa Inquisição e conseguiu! Por isso que seus livros chegaram aos nossos dias para a nossa alegria e entretenimento.

    ResponderExcluir
  10. Imaginem o que pode estar nadando por essas aguas !?

    ResponderExcluir
  11. Só rindo pra não chorar, kkkkkkk. A naza nunca saiu do domo!

    ResponderExcluir
  12. Estou ansioso mesmo é pra ver as futuras notícia sobre o Próxima B

    ResponderExcluir
  13. Galera, sei que isso é chato mais vamos lá
    Criei um canal no Youtube para postar videos de ciencia e de nerdices, já conto com um video, se vocês puderem dar uma visitada.
    como disse sei que é chato mas se eu não me divulgar ninguem vai atras, ainda mais que sou novo. Des de já agradeço
    https://www.youtube.com/channel/UCN_uNdlUSQn_MIqoEMJTghw

    ResponderExcluir