Quais animais já foram enviados para o espaço? E o que aconteceu com eles?

animais que já foram pro espaço
Quem são os famosos animais que já conhecerem o espaço? Eles sobreviveram?


Quando pensamos em astronautas, pensamos em seres-humanos e seus fantásticos trajes espaciais. Mas a verdade é que uma quantidade incrivelmente grande de animais também já estiveram lá, no espaço!

Este é um tema difícil pra se debater, afinal, os animais não escolhem passar por isso, e diversas ONGs lutam pra que isso mude; por outro lado, os cientistas fazem tudo isso "pelo bem da ciência", e as disputas judiciais vão tão longe quanto as nossas naves e sondas...




O fato é que muitos, muitos animais já estiveram onde muitas pessoas só podem sonhar, e por isso fizemos essa matéria especial sobre "quais animais já foram para o espaço". Mas a quantidade de espécies que já saiu do planeta é tão grande que seria mais fácil perguntar quais animais ainda não foram para o espaço... Pois acredite: é uma verdadeira Arca de Noé.


Antes de chegar no espaço

No início da era espacial, os cientistas enviaram uma série de animais em balões de grande altitude para testar as exigências físicas do voo espacial. Os cientistas não sabiam se as criaturas poderiam mesmo sobreviver em altas altitudes, principalmente por conta da radiação, e por isso, foram utilizadas diversas cobaias,. desde pequenos insetos até grandes mamíferos, e primatas como macacos.




Nessa altura do campeonato, tudo parecia correr bem, e logo os foguetes alemães V-2 foram disparados em trajetórias balísticas em voos sub-orbitais, e claro, alguns animais foram utilizados, principalmente os macacos. O primeiro macaco a ser enviado num voo suborbital foi Albert II, pelos EUA em 14 de junho de 1949, mas infelizmente, de acordo com os registros da missão, ele morreu na aterrissagem.

Os russos foram os primeiros a enviar cães em foguetes, como Tsygan e Dezik, por exemplo. Eles não atingiram a órbita, e ambos retornaram para casa sãos e salvos! Logo eles pensaram que já era hora de enviar algo vivo para o espaço...


Animais no espaço

Chegamos na parte mais emocionante: a famosa cadela Laika. Ela foi o primeiro ser vivo a conhecer o espaço.

Laika, primeiro ser vivo enviado para o espaço
Cadela Laika, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Créditos: Roscosmos / divulgação

Lançada a bordo da segunda espaçonave a orbitar a Terra, a Sputnik 2, no dia 3 de Novembro de 1957. Nessa altura, os cientistas ainda não tinham certeza se os seres humanos poderiam mesmo sobreviver em um voo espacial. Laika era uma cachorra sem raça definida, que foi encontrada nas ruas de Moscou.

Originalmente, foi relatado que Laika durou 6 dias em órbita, mas em 2002 descobriu-se que ela morreu logo após o lançamento. Depois de cinco meses, a Sputnik 2 queimou na atmosfera da Terra, mas o nome Laika permanece hoje na memória de todos os amantes da Astronomia, mas principalmente nos amantes dos animais. Apesar de ser a pioneira, e portanto a mais conhecida, Laika não foi o único canino a ser enviado para o espaço. Uma lista extensa de cães enviados para o espaço pode ser acessada na Wikipedia.


Arca de Noé espacial

Nos anos 50 e 60, uma série de macacos foram enviados para o espaço. Um terceiro sobreviveu ao voo, e ganhou a verdadeira glória por ter sido um sobrevivente.

Ham Chimpanzé que foi pro espaço
Ham, o chimpanzé que foi para o espaço em 1961.
Créditos: NASA / divulgação
Clique na imagem para ampliar

A NASA também não quis ficar para trás, e em 1961, o chimpanzé Ham foi enviado para o espaço a bordo de um foguete Mercury-Redstone (foto de capa dessa matéria). Ham foi treinado para acreditar que estava controlando a nave espacial. O bravo animal retornou à Terra são e salvo, mostrando que os humanos também poderiam ir para o espaço! Ele foi muito bem recompensado, e viveu por mais 17 anos no Zoológico Nacional de Washington, nos EUA.




E foi no mesmo ano, em abril de 1961 que o primeiro ser-humano foi para o espaço. A bordo da espaçonave Vostok 1 o cosmonauta soviético Yuri Gagarin fez história, e depois foi seguido pelo segundo homem a ir para o espaço, o norte-americano Alan Shepard.

Depois disso uma verdadeira leva de animais foi levada para o espaço, dentre eles ratos, baratas, peixes, répteis, sapos, grilos, formigas, aranhas, salamandras, lagartixas, cachorros, ouriços, águas-vivas, caracóis, camarões e até tartígrados...

Foram tantos animais que a ilustradora e designer brasileira Niege Borges criou um poster com alguns dos animais mais conhecidos já enviados para o espaço.

animais que já foram para o espaço - Niege Borges
Poster com alguns dos animais mais famosos enviados para o espaço.
Créditos: Niege Borges         /         Clique na imagem para ampliar

Vale ressaltar que o primeiro felino a ir para o espaço, a gata Felicette, na verdade foi a substituta do gato Félix, que (muito esperto) fugiu na última hora!

Ainda hoje, diversas espécies de animais são levadas para o espaço... e como já era de se esperar, muitos debates cercam esses polêmicos experimentos. E você, qual a sua opinião? A frase "para o bem da ciência" justifica experimentos com animais no espaço?






Fonte: UniverseToday / NASA / Roscosmos
Imagens: (capa-NASA) / Roscosmos / NASA / divulgação / Niege Borges
09/09/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 comentários:

  1. Particularmente não concordo com esse tipo de "experimento". Até porque, como dito na matéria, os bichos vão provavelmente contra sua vontade, o que por si só para mim já é errado. Porém é necessário entender também que talvez os cientistas não tiveram escolha na hora de envia-los, até porque se houvesse, com certeza eles teriam feito de outro jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defenda os bichinhos, se candidate;

      Excluir
    2. oq significa "ir contra sua vontade" se vc não tem vontades, só instintos? ou eles descobriram que esses animais são racionais, ao contrário doq se pensava? kkkkkkkkkkkkk é cada uma viu

      Excluir
    3. luiz fernando,concordo com você!!

      Excluir
    4. Luis Fernando, moscas e insetos tudo bem, agora mandar um cachorro de forma inserta, a Deus dará, é sim errado... Agora pense como quiser, mais fique ciente que é por seres humanos como vc que o mundo está desta forma, uma merda... Provavelmente vc votará no Bolsonaro, affz

      Excluir
    5. Primeiramente se escreve incerta, segundo como que o mundo ta uma merda por que o cachorro foi enviado ao espaço?, foram testes e por cauda desses testes foram desenvolvidas tecnologias que mudaram o mundo, como você acessou esse site? Acessou por cauda de experimentos científicos como o da Laika, realmente uma pena ela ter morrido mas pelo menos morreu por um bem maior, terceiro o que caralhos tem haver Bolsonaro com isso?

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da matéria. Não fazia ideia que tantos animais já conheceram o espaço. Na questão da legalidade dos "experimentos" existem sempre prós e contras

    ResponderExcluir
  4. Sou contra em qualquer tipo da área da ciência, e qualquer pessoa vir "Ah mas fez a gente descobrir grandes coisas" eu queria ver se fosse ao contrário, se obrigassem você a ir, se você ia gostar. A ciência tem que entender que não é dona do planeta, e aprender a trabalhar junto com a natureza ao seu favor e não contra ela, isso incluí excluir animais de qualquer experimentos. Vida é vida, por menor que seja, não é maior ou menor que ninguém, e exatamente isso, a vida do ser humano não vale mais que a do cavalo, a da abelha e nem nada disso. Afinal vamos todos morrer, somos todos matérias. Mas sou otimista, as coisas mudaram e estão mudando cada dia a favor da natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defenda as células que são mortas todos os dias pelo seu sistema imunológico XD

      Excluir
    2. Também espero que animais parem de ser usados como cobaias. #crueltyfree

      Excluir
  5. O ser humano é um animal que é capaz do canibalismo e se droga deliberadamente por prazer, como exigir de tal raça a compreensão necessária com as demais? Hipocresia é outro termo bem associado ao ser humano, usamos animais para experimentos até de cosméticos, qual o problema em os enviar ao espaço? A maior causa do efeito estufa (dentre outros) está na criação de gado que serve apenas para alimento, quando for lei que o ser humano seja obrigado a viver apenas de frutas e frutos serei a favor da utilização deles em qualquer tipo de experimento, até lá, temos que aceitar a realidade pessoal antes da hipocresia social.

    ResponderExcluir
  6. Não queremos mais uma tragedia tipo LAIKA....o áudio disponivel no youtube do grunhido da cadela mais famosa e mais importante da historia da humanidade, é de se pensar, repensar e nunca mais deixar acontecer novamente... se for pra fazer testes no espaço, que usem pessoas "humanas" de verdade!!! (p.s.: eu me candidato a qualquer desses testes...)

    ResponderExcluir
  7. Todos que fazem esse discurso aqui encima devem comer so vegetais, e com pena. Ou devem viver como um biruta que apareceu a alguns anos que vivia de luz. por favor, vão deixar de serem iludidos. A vida é assim, ate na natureza. Para a sobrevivencia de uns, alguns tem de morrer. Hipocritas.

    ResponderExcluir
  8. sou contra a razão «pelo bem da ciência»

    ResponderExcluir