AO VIVO: queda do objeto WT1190F na Terra em 13 de novembro (reprise e primeiras imagens)

ao vivo - queda do asteroide no dia 13 de novembro
Será possível ver do Brasil? Poderemos ver uma bola de fogo no céu?


Está chegando o momento em que o estranho objeto WT1190F vai entrar na atmosfera da Terra e criar uma grande bola de fogo nos céus! Classificado como NEO (Objeto Próximo da Terra na sigla em inglês), ele vem orbitando o nosso planeta já há alguns anos, porém, agora ele está próximo demais, e os cientistas já confirmaram: ele está em rota de colisão com a Terra, e deve cair aqui no dia 13 de novembro de 2015!

O fato que mais chamou a atenção do público e dos cientistas é que não se tem certeza da natureza desse estranho objeto, que tem entre 1 e 2 metros de diâmetro. Alguns chamam WT1190F de asteroide, porém, observações revelaram que sua densidade é muito baixa, favorecendo a ideia de que o objeto seja na verdade lixo espacial.




Apesar de não apresentar um risco considerável para a população, o objeto WT1190F promete um grande espetáculo para o dia 13 de novembro. Sua queda está prevista para ocorrer às 06h19 da manhã no horário local, no Oceano Índico, a 100 km ao sul do Sri Lanka. Não será possível observá-lo do Brasil ou de qualquer outra localidade além daquela em que o objeto vai cair (a não ser que as previsões estejam erradas e ele caia em outra região). Apesar disso, você poderá acompanhar tudo ao vivo aqui mesmo em nosso site, uma cortesia do Observatório Slooh!

Durante sua entrada na atmosfera, ele pode se desintegrar completamente, ou algum fragmento pode chegar a atingir a superfície. De qualquer forma, uma coisa é certa: em ambos os casos, uma grande bola de fogo poderá ser vista nos céus, mesmo durante o dia! Um verdadeiro espetáculo com hora marcada!

ATUALIZAÇÃO - 13 de NOV às 13h56 BRST

O objeto WT1190F realmente se tratava de lixo espacial, e aqui no site Galeria do Meteorito tivemos a chance de apresentar as primeiras imagens da bola de fogo com exclusividade, uma cortesia da NASA e do Observatório Slooh, que tem parceria exclusiva no Brasil com o site Galeria do Meteorito.

E os cálculos estavam certos! O objeto WT1190F não apenas caiu na Terra no dia 13 de novembro, como também reentrou na atmosfera no horário previsto, exatamente a sul do Sri Lanka, como havia sido estimado pelos astrônomos.


Transmissão ao vivo - queda do objeto WT1190F no dia 13 de novembro de 2015 - reprise

A cobertura completa sobre a queda do objeto WT1190F teve início no dia 13 de novembro às 11h00 pelo horário de verão brasileiro (13h00 pelo horário internacional UTC). A reprise já está disponível logo abaixo:

Você perdeu o evento ao vivo?!! Para isso não acontecer novamente, clique aqui e confirme sua presença em todos os nossos próximos espetáculos cósmicos, assim você recebe um alerta uma hora antes de seu início!




Conheça também o site oficial do Observatório Slooh. A cobertura ao vivo teve narração (em inglês) do apresentador Paul Cox e do especialista Mark Boslough, físico e espacialista em impactos do Sandia National Laboratories.




A queda do objeto WT1190F ocorreu apenas duas semanas após a máxima aproximação do asteroide potencialmente perigoso 2015 TB145, quando também tivemos uma transmissão ao vivo aqui em nosso site.

A Agência Espacial Europeia (ESA) acertou nos cálculos, e a queda ocorreu exatamente na região prevista, ou seja, a sul do Sri Lanka.


A reentrada do objeto WT1190F no dia 13 de novembro ofereceu aos cientistas uma oportunidade única de observar e estudar a maneira que objetos espaciais interagem com a atmosfera da Terra durante sua entrada.


Imagens: (capa-ilustração/Alamy) / B. Bolin / R. Jedicke / M. Micheli
13/11/15







Junte-se a mais de 100 mil apaixonados pela Astronomia
Curta a nossa página no Facebook!





Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Que nome sugestivo... WT 1190 F. Vamos ajeitar: 1190 WTF. E numa sexta feira 13... O Universo é realmente fascinante, principalmente seus nomes humanos subentendidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura pode ser feita assim, também: WT1190F = World Trade 11/09 Friday.

      Um trocadilho fúnebre com os atentados das torres gemeas em 11 de setembro...

      Excluir
  2. Obrigado por passarem aqui as imagens. Irei ver.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que não conseguirão certeza qto ao material, porque é provável que todo corpo seja consumido pelo calor quando entrar na atmosfera.Ou to falando alguma besteira??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Takashi. Os siri-lankanos estão torcendo para a tua teoria estar correta. Ela faz sentido se o metal predominante do tal objeto for de liga leve e baixo ponto de fusão. Espera-se que sim. Ninguém merece ser atingido por lixo espacial. Abraço.

      Excluir
    2. Acho que está a falar bem. Pelo menos eu também acho que sim.

      Excluir
  4. E o que caiu aki na noite da sexta feira 13 foi o que ? aqui no extremo sul baiano eu tava dirigindo e vi quando cheguei em casa todos assustando com o barulho....

    ResponderExcluir