China surpreende com o maior rádio-telescópio do mundo!

o maior radio telescopio do mundo - china - fast
Uma de suas prioridades será detectar ondas de rádio de possíveis civilizações extraterrestres...


A China está mostrando que a Astronomia também é uma grande prioridade em seu país. A construção do Telescópio Esférico de Quinhentos Metros Abertura (FAST na sigla em inglês), no sudoeste da China, na Província de Guizhou, está a todo vapor. A obra, em andamento desde 2011, tem previsão de ser entregue até setembro de 2016. Quando concluído, o novo radiotelescópio da China será o maior do mundo.

O novo radiotelescópio chinês terá um diâmetro de 500 metros, quase o dobro do atual maior rádio telescópio do mundo, de Arecibo, no Porto Rico, que tem 305 metros de diâmetro.




Assim como o Arecibo, o novo equipamento localiza-se dentro de uma cavidade natural encravada na paisagem. O FAST terá 4.600 painéis triangulares para refletir e focalizar as ondas de rádio. Ao contrário de Arecibo, que tem uma curvatura esférica fixa, FAST usará ótica ativa. A sua superfície será ajustaada em direções diferentes com mais flexibilidade do que a superfície de Arecibo. Isso significa que ele vai cobrir cerca de 40° a partir do ponto mais alto do céu (zênite), em contraste com os 20° cobertos pelo telescópio do Arecibo.

FAST - o maior radio-telescopio do mundo
Imagem capturada através de câmera instalada em um drone mostra o Rádio Telescópio FAST ganhando forma.
Créditos: divulgação / People.cn

Uma das grandes missões desse incrível radiotelescópio é detectar ondas de rádio de possíveis civilizações extraterrestres, mas claro, esse não será o único objetivo de FAST, afinal, seu poder de captura de ondas de rádio ajudará a responder muitas questões astronômicas.


Li Di, cientista-chefe do Observatório Astronômico Nacional Chines da Academia de Ciências, disse em um comunicado oficial:

"FAST continuará a ser o melhor do mundo nos próximos 20 ou 30 anos após sua conclusão. O FAST pode responder a perguntas não apenas limitadas a Astronomia, mas dúvidas sobre a humanidade e a natureza. O potencial científico deste telescópio é difícil de ser previsto."




A construção do telescópio de 500 metros (FAST) na China está progredindo dentro do cronograma, e deve ser concluída em setembro de 2016. O custo estimado de todo o projeto é de aproximadamente 110 milhões de dólares. E como Li-Di afirma, é realmente muito difícil prever o potencial de um telescópio dessa dimensão. Mas uma coisa é certa: assim como seu tamanho, o avanço científico que ele trará promete ser igualmente grandioso!






Fonte: CCTV / EarthSky
Imagens: (capa-divulgação/FAST) / People.cn / CCTV / FAST
18/11/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Seria legal se vocês postassem a evolução das obras, do James Webb telescope também !

    ResponderExcluir
  2. Além de contruirem o maior rádio telescópio do mundo, estão seguindo o cronograma.

    ResponderExcluir
  3. Quem pode com a China? Por mais que a humanidade tente contatar os extraterrestres, será que eles se interessarão em nosso contato? Muito difícil ainda é conciliar o Tibete... Amar o universo é fácil; amar o vizinho ao lado é que é um problema dos grossos. Estejam certos que o máximo que conseguirão é sinais naturais de quasares, pulsares, radioestrelas, buracos negros, estrelas de nêutrons e por aí vai. Ou uma exo-advertência do tipo "não metam-se em assunto que não lhes convém! Ass.: E.T / WOW!."

    ResponderExcluir
  4. Custo de 110 milhões de dolares? Se fosse no Brasil custaria acima de 1 bilhão e ainda teria problema estrutural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema não é nem estrutural, mas com a famosa plaquinha: "Obras atrasadas". Todos sabem que o Brasil não respeita nem um pouco cronogramas.

      Excluir
  5. Me interesaría um "telescopio" com uma lente de 500 metros,,,ai sim daría pra ver ate as purgas dos etes!

    ResponderExcluir
  6. para china esse custo não é nada, eles tem dinheiro de sobra,, porque não tem mensalistas e políticos corruptos, quinem no brasil..

    ResponderExcluir
  7. A China é a mesma que escraviza e polui. Ponto positivo na astronomia.

    ResponderExcluir