Foguete brasileiro explode no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão

foguete brasileiro explode em alcantara - maranhao
O foguete ainda estava na rampa de lançamento quando ocorreu o acidente...


Um foguete brasileiro não tripulado explodiu instantes antes de seu lançamento, na tarde do dia 13 de novembro, no Centro de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão. Ainda não se sabe exatamente qual foi a causa do acidente, mas especula-se falha nos propulsores do foguete VS-40M.

A falha teria acontecido durante a operação de lançamento do Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA).




Segundo o centro de controle da missão, o foguete ainda estava na rampa de lançamento, e nem sequer chegou a decolar. "Aconteceu uma falha no motor do veículo VS-40M no momento da ignição, o que causou o grande acidente", disseram as autoridades em um comunicado oficial. "Todos os procedimentos de segurança foram adotados, e não houve riscos a nenhum dos profissionais envolvidos."

Foguete Brasileiro VS-40
Foguete VS-40 exibido em Brasília. Ele tem 9,50 metros de altura, 1 metro de largura e pesa cerca de 6.8 toneladas.
Créditos: Borowskki / Wikimedia Commons

Um outro experimento de geo-posicionamento global, ainda em fase de testes, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também estava a bordo do foguete, mas ainda não se sabe se o equipamento foi ou não destruído.




Por causa dessa explosão, a área de lançamentos no litoral do Maranhão permanece isolada. Uma comissão será criada a fim de investigar as causas do acidente.

Duas semanas antes desse acidente, no dia 30 de outubro, ocorreu o lançamento do 12° Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), que tinha a missão de avaliar e testar as condições para a etapa principal da Operação São Lourenço, com o lançamento do SARA. O lançamento do FTI foi um sucesso, e tudo indicava que o lançamento do foguete VS-40M também seria bem sucedido.


Esse não foi o pior

Esse acidente nos faz lembrar a grande fatalidade ocorrida em 2003, quando o Programa Espacial Brasileiro sofreu sua maior perda de todos os tempos. Uma grande explosão na mesma base de lançamento, em Alcântara, destruiu o foguete VLS-1, que tinha a missão de colocar dois satélites de sensoriamento remoto em órbita.

Acidente em Alcântara em 2003
Imagem mostra o grande incêndio que causou o maior acidente do Programa Espacial Brasileiro no
Centro de Lançamento de Alcântara, no maranhão, em 2003.
Créditos; Agência Espacial Brasileira 

O grande acidente de 2003 deixou 21 mortos, e na época, muitas pessoas envolvidas na missão especularam que teria sido uma sabotagem, para que o Brasil não conseguisse desenvolver seu próprio Programa Espacial. Um fato curioso é que a explosão aconteceu três dias antes do lançamento do foguete, e até hoje não se sabe ao certo quais foram as causas do grande acidente de Alcântara.






Imagens: (capa-divulgação/O Imparcial
Fonte: UOL / O Imparcial
15/11/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 comentários:

  1. Não conseguem nem dar uma condição adequada ao cidadão brasileiro: educação, saúde, etc e ainda querem lançar foguetes...é uma grande piada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para de burrice. Temos que investir em todas as áreas. Não só em educação básica. Temos que trabalhar concorrentemente em cada área.

      Excluir
  2. Não conseguem nem dar uma condição adequada ao cidadão brasileiro: educação, saúde, etc e ainda querem lançar foguetes...é uma grande piada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você saiba que a Agência Espacial Brasileira não tem nada a ver com educação, saúde, etc... ;)

      Excluir
    2. COM EDUCAÇÃO TEM A VER SIIIIIMMMMMM..... desculpa, sr. violino.

      Excluir
    3. E a ciência não faz parte de educação? Veja os benefícios tecnológicos desenvolvidos através dos programas espaciais, que usamos todos os dias, nos hospitais principalmente... Tudo está interligado amigo !

      Excluir
    4. mais uma piada do gran circo tupiniquim!
      enqto "asautoridades" fazem de conta. .. e a "desimprensa" só aliena e desinforma.. . continuamos aí vendo esse show de horrores do programa "espacial". .. peraí, kkkkkk
      seria cômico sê ñ fosse trágico!

      Excluir
  3. Olha. É o seguinte: Parece ter-se boa vontade nisso, MAS: Os componentes eletromecânicos usados são confiáveis? São made in o quê? Chan Chou Kin? nãããããããããooooooooooooooooooo!!!!!! Cadê a confiança nas coisas FEITAS aqui??? Não precisamos dos zóinho puxado nem do Tio Sam!!!! Pôxa! É pela boa escola de qualidade e educação exemplar que se começa bons alicerces para a tecnologia!!! Cadê a qualidade da educação científica e tecnológica??? Por que estas coisas são subestimadas no Brasil?? Duas coisas que não sabemos fazer com 100% de certeza: votar e fabricar foguete espacial. Acorda, Brasil!!! Antes que seja tarde demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você, as pessoas acabam valorizando mais o que é de fora, do que o que é feito aqui no Brasil, e aí quando é construído algo 100% brasileiro as pessoas começam a comparar a qualidade do que foi feito aqui com o que foi feito no exterior, como se tudo o que fosse de qualidade tivesse que vir de fora. E depois querem que o Brasil cresça desse jeito? Como você disse: uma educação de qualidade e mais investimentos no setor tecnológico com certeza incentivaria mais o interesse populacional pela ciência e pelo desenvolvimento tecnológico. Não podemos deixar que um governo corrupto seja um empecilho para isso.

      Excluir
    2. mas o brazzzil existe pra isso mesmo. .. paizinho manipulado e explorado pelos de fora. ..
      ñ é problema de um governo só. .. vem desde a colonização!
      foi feito pra ser assim!

      Excluir
  4. Dramatização do acidente https://youtu.be/1WdPkwpszps

    ResponderExcluir
  5. mais uma vez vemos nosso dinheiro indo literalmente pro espaço!!

    ResponderExcluir
  6. Desde que tenho notícias sobre essa base de Alcantara, é só sobre tentativas fracassadas de lançamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi uma ótima ter acontecido tais fatos ,pois o que essa Dilma seria capaz de fazer com um tecnologia desta , com certeza essa mulher é uma ameaça para o Brasil e para o mundo.

      Excluir
    2. foi uma ótima ter acontecido tais fatos ,pois o que essa Dilma seria capaz de fazer com um tecnologia desta , com certeza essa mulher é uma ameaça para o Brasil e para o mundo.

      Excluir
  7. ..." sanguinária, a grande águia das montanhas rochosas do extremo noroeste,buscará pretexto para invadir o espaço do pacífico e canoro sabiá !..."
    ...-Goethe-Br

    ResponderExcluir
  8. O desenvolvimento de um sistema como esse e complexo e nenhum pais divide sua tecnologia tudo tem que ser desenvolvido do zero como a tecnologia nuclear, apesar de 14 anos ser um tempo longo e compreensível que falhas ocorram, espero apenas estar vivo o dia em que o Brasil lançar seu primeiro satélite e com isso conseguir alguma independência tecnológica

    ResponderExcluir