Tudo sobre a chuva de meteoros Táuridas 2015

chuva de meteoros tauridas 2015
As bolas de fogo taurídeas já estão riscando o céu... você sabe tudo sobre elas?


No início de novembro, se você ver algumas "estrelas cadentes" muito brilhantes, com tons de amarelo, laranja ou vermelho, saiba que trata-se da chuva de meteoros Táuridas 2015!

A chuva de meteoros Táuridas (ou Taurídeas) acontece anualmente, sempre na mesma época, quando a Terra passa pelos fragmentos deixados pelo cometa 2P/ Encke.




Como o próprio nome diz, o radiante (local de origem dos meteoros) da chuva Táuridas encontra-se na constelação de Touro, próximo do famoso aglomerado estelar das Plêiades, e da estrela Aldebarã. Nessa época do ano, a constelação de Touro encontra-se a nordeste após a meia-noite, como mostra na imagem abaixo:

radiante da chuva de meteoros Tauridas
Radiante da chuva de meteoros Tauridas por volta da 01h00 da madrugada (horário local).
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

O pico dessa chuva de meteoros acontece entre os dias 05 e 08 de novembro, quando são esperados algo em torno de 7 meteoros por hora. Pode não parecer um número muito alto, mas essa chuva de meteoros é famosa por gerar bólidos (bolas de fogo): verdadeiros clarões no céu noturno!

bola de fogo da chuva de meteoros Taurídeas
Bola de fogo da chuva de meteoros Tauridas fotografada no cemitério de Czernicach Borowe,
na província de Mazowieckie, Polônia, em 31 de outubro de 2015.
Créditos: Gregory Zieleniecka

Apesar de parecer que estava de dia, a bola de fogo da chuva Tauridas (acima) ocorreu durante a noite, e sua queima na atmosfera foi tão intensa que deixou um rastro de fumaça, como mostra na imagem abaixo:

bola de fogo da chuva de meteoros novembro
Rastro de fumaça de um bólido da chuva de meteoros Tauridas fotografada no cemitério de Czernicach Borowe,
na província de Mazowieckie, Polônia, em 31 de outubro de 2015.
Créditos: Gregory Zieleniecka

Se você também quer tentar a sorte de avistar um belíssimo bólido da chuva de meteoros Táuridas, o melhor horário para observá-los é após a meia-noite. A Lua estará na fase minguante, e até as 03h00 da madrugada, o céu estará escuro sem sua presença, o que facilita a observação dos meteoros.

Dê preferência para locais longe de cidades grandes, com céu escuro (sem poluição luminosa). A claridade das luzes das cidades ofusca o brilho tênue das estrelas e dos meteoros, e atrapalha muito a nossa observação do céu. Por outro lado, as bolas de fogo mais brilhantes podem ser vistas mesmo em cidades grandes. Com um pouco de paciência e um céu sem nuvens, você poderá ver um dos meteoros mais brilhantes de toda sua vida! É só cruzar os dedos e ficar de olho no céu!






Imagens: (capa-divulgação/Galeria do Meteorito) / STELLARIUM / Gregory Zieleniecka
03/11/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Hoje, se o tempo permitir, ficarei com os olhos grudados no céu...

    ResponderExcluir
  2. Eu quero catar esses meteoritos essa chuva tambem cai em portugal?
    eu morro no norte de portugal sera que consigo procurar algum meteorito dessa chuva??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O termo "chuva de meteoros" é so uma alusão.. Os meteoros nao chovem, eles apenas riscam a atmosfera, alguns maiores podem queimar e gerar meteoritos sim, que chegam a superfície do planeta, mas são raros e difíceis de encontrar.

      Excluir
  3. Gente eu so queria ser informado porque a NASA e niguem soltou o vídeo do asteroide vo dia 31 . Queria muito ver mas não go achando

    ResponderExcluir
  4. eu sei cara o que é ''chuva de meteoritos'' so queria saber se isso é no mundo todo ou nao?, por acoso tenho um meteorito encontrado a sorte mesmo no ano passado eu quero mais e mais ...

    ResponderExcluir