Tempestade geomagnética ilumina o céu na virada de ano!

tempestade geomagnética - auroras polares na virada de ano 2016
Auroras polares iluminam o céu e marcam o início de 2016! 

2016 começou com explosões, não só de fogos de artifício, mas também de auroras! No dia 1° de janeiro, uma tempestade geomagnética de classe G2 acendeu luzes brilhantes em torno dos pólos, fazendo a virada de ano ainda mais especial em lugares de latitude alta. Em Glenfarg, na Escócia, os fogos de artifício explodiram na frente de um pano de fundo verde fluorescente, como mostra na imagem abaixo:

auroras na virada de ano -  Stuart Walker
Créditos: Stuart Walker

"Nossos vizinhos soltaram alguns fogos de artifício para o Ano Novo", disse o fotógrafo Stuart Walker. "Eles foram modestos se comparados com shows de fogos em outras cidades, mas esse pano de fundo verde tornou tudo ainda mais especial!"

A tempestade foi o resultado de uma grande Ejeção de Massa Coronal (EMC) ocorrida pouco antes da véspera de Ano Novo. No primeiro impacto da EMC, sentimos poucos efeitos. Mas conforme novas rajadas atingiram a magnetosfera da Terra, as auroras polares surgiram e iluminaram todo o céu.

O primeiro avistamento de auroras em 2016 pode ter vindo do fotógrafo Taichi Nakamura, de Dunedin, Nova Zelândia:

Primeiras auroras de 2016 - Taichi Nakamura
Créditos: Taichi Nakamura

"Foi muito bonito ver as auroras na virada de ano", disse Nakamura. "O show de luzes começou logo após a meia-noite, e continuou brilhando com ondas e feixes até o nascer do Sol, que também ganhou cores especiais sobre a aurora. Agora estamos no verão na Nova Zelândia, e meu filho de quatro anos ficou encantado para avistar esse show de luzes comigo, até porque faz calor mesmo durante a noite."




Essas foram as primeiras auroras de 2016. Mas quando serão as próximas? Fique de olho no monitoramento da atividade solar, e saiba tudo que acontece no clima espacial!

E agora que a Terra já começou mais uma translação, o site Galeria do Meteorito deseja a todos um excelente 2016!








Fonte: Spaceweather
Imagens: (capa-Stuart Walker) / Stuart Walker / Taichi Nakamura
04/01/16

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Puxa... morar em países superdesenvolvidos e ricos tem mais esta grande vantagem! Ai ai.Vendi meus telescópios.... virou 2016.... IPTU, luz, condomínio, água, combustíveis, reajustes de 40%, tarifa de ônibus, .... Sonha, tupiniquim, sonha, Gabiru, sonha, tião macalé, sonha, Pindorama... sonhar não custa nada POR ENQUANTO! No buraco aqui só se vê vapor de água e efeito estufa. Para o Tio Sam, o Sobrinho mendiguinho engraxa até chinelas havaianas. Ninguém merece!

    ResponderExcluir