Queda de meteorito matou um homem na Índia? Tragédia pode ser a 1ª da história

meteorito mata homem na Índia
Se confirmado, este será o primeiro caso do tipo já registrado

A famosa frase "o impossível acontece" até parece fazer sentido após conhecer essa história inédita! No dia 06 de fevereiro, um objeto, um provável meteorito, caiu do céu e atingiu um campus da Universidade de Tamil Nadu, no sul da Índia, segundo realtos do Wall Street Journal. O impacto do suposto meteorito matou um homem e feriu outros três.

As autoridades encontraram a cratera de 1,2 metros de profundidade, no solo que continha fragmentos de rocha "preta azulada". Por outro lado, a NASA ou qualquer outra agência espacial ainda não confirmou que realmente trata-se de uma queda de meteorito, e análises estão sendo feitas para confirmar o ocorrido. "O nosso Gabinete de Coordenação de Defesa Planetária está ciente dos relatórios e está analisando", disse Laurie Cantillo, porta-voz da NASA. "Portanto, neste momento, ainda não está confirmado."


O impacto

O evento ocorreu no dia 06 de fevereiro, às 12:30 do horário local, quando um motorista de ônibus estava parado (de pé) no gramado da Universidade, próxima a cafetaria. O motorista, um homem de 40 anos chamado Kamaraj, foi morto, e um estudante e dois jardineiros que estavam próximos ficaram feridos.

suposto meteorito que matou homem na Índia
Na legenda, "pedaço de meteorito encontrado em colégio privado de engenharia
em Vellore. Uma pessoa morreu na explosão".
Créditos: Twitter / J Sam Daniel Stalin / divulgação

"Escutamos um grande barulho como uma forte explosão", disse G. Baskar, diretor da Universidade. "Era um som anormal que podia ser ouvido por pelo menos 3 quilômetros de distância." No YouTube, encontramos um vídeo caseiro, publicado pelo canal local The Tbr 12 NEWS:


A explosão quebrou as janelas das salas de aula, o que levou funcionários da faculdade a cancelar a agenda de aulas por 4 dias. Enquanto isso, J. Jayalalithaa, ministro-chefe de da Universidade Tamil Nadu, anunciou que a família do motorista receberá 100.000 rúpias (US$ 1.470), e os feridos receberão 25.000 rúpias (US$ 368) como compensação.


Um meteorito matou mesmo um homem na Índia?

Se os cientistas confirmarem que a catástrofe foi causada pela queda de um meteorito, e não de lixo espacial ou outros detritos, esta será a primeira fatalidade envolvendo a queda de um meteorito cientificamente comprovado nos tempos modernos, segundo a NASA.

Asteroide Chelyabinsk entrando na atmosfera da Terra, em fevereiro de 2013.
Créditos: Tuvix72 / YouTube

"É muito raro, e nunca houve um relatório cientificamente confirmado de alguém que tenha morrido por um impacto de meteorito em toda a história", disse Lindley Johnson, oficial do Instituto de Defesa Planetária da NASA. "Tivemos relatos de feridos, mas mesmo esses relatos eram extremamente raros antes do evento de Chelyabinsk, ocorrido há três anos."


Sim, meteoritos podem matar

O fim dos dinossauros ocorreu por conta da queda de um meteorito, há cerca de 65 milhões de anos, deixando a grande cratera de Chicxulub, no México. E incontáveis outros meteoritos atingiram a Terra ao longo dos anos, incluindo o famoso evento de Chelyabinsk, que feriu mais de 1.500 pessoas e causou pânico generalizado na cidade russa de mesmo nome.




No entanto, a maioria dos meteoritos caem em lugares remotos, e mesmo as rochas espaciais que deveriam cair em grande cidades, geralmente não conseguem resistir a entrada na atmosfera, ou então explodem no ar. Em 1947, um meteorito explodiu no ar, e se dividiu em milhares de fragmentos sobre as montanhas de Sikhote-Alin, no sudeste da antiga União Soviética. Estima-se que cerca de 70 toneladas de meteoritos de diversos tamanhos tenham atingido a superfície. Não é à toa que até hoje, caçadores de meteoritos se aventuram na região.

meteorito sikhote alin
Um dos grandes fragmentos do meteorito Sikhote-Alin.
Créditos: Wikimapia

Meteoritos caem aleatoriamente em toda superfície da Terra, a uma taxa de aproximadamente 40.000 toneladas de rochas e metais A CADA ANO! Claro, a maior parte desses meteoritos cai na forma de partículas de poeira, no entanto, se juntássemos todo material proveniente do espaço em um ano, poderíamos criar um monte com o tamanho de 5 mil campos de futebol segundo Monica Grady, professora de Ciências Planetárias da Universidade Open. No entanto, como a maior parte do nosso planeta é desabitada, a maioria das quedas de meteoritos ocorrem em alto mar ou em regiões despovoadas, o que significa que raramente presenciamos tais eventos.


Meteoritos que atingem coisas

Segundo o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, no dia 9 de outubro de 1992, muitas pessoas viram uma grande faixa seguida de uma bola de fogo no céu de Kentucky até Nova York, nos EUA. Após investigações, foram encontrados 12 kg de meteoritos que fizeram um buraco em um carro estacionado em Peekskill, Nova York.



Mais recentemente, no dia 19 de setembro de 2015, um meteorito de 712 gramas atingiu uma casa no Uruguai, causando estragos na residência, nos móveis e assustando os moradores.

meteorito atinge casa
Foto com detalhes da parte externa da residência mostra o telhado danificado pelo meteorito no Uruguai.
Créditos: Observatorio del Liceo de San carlos / divulgação

Há antigos registros chineses de meteoritos que causaram mortes em humanos, porém, não há qualquer relato reportando uma morte humana nos últimos 1.000 anos, segundo o JPL. Ainda assim, meteoritos já feriram pessoas, incluindo a dona de casa Ann Hodges, do Alabama, nos EUA, que acordou de um cochilo no sofá quando um meteorito de 1,4 kg caiu dentro de sua casa e feriu seus quadris.

"A possibilidade de um indivíduo ser morto por uma queda de meteorito é muito pequena", disse o JPL em um comunicado. "Mas o risco aumenta de acordo com o tamanho do objeto, seja asteroide ou cometa."




Para os dinossauros é tarde demais, mas para nós, ainda há uma pequena esperança. Hoje os cientistas mapeiam os objetos próximos da Terra, principalmente aqueles que representam maior perigo para o nosso planeta. Mas claro, como nem tudo são flores, apenas uma parte desses asteroides e cometas são detectáveis. De acordo com especialistas que monitoram os NEOs (Objetos Próximos da Terra), cerca de 95% dos grandes objetos potencialmente perigosos já foram detectados.


ATUALIZAÇÃO - 10/02 às 15h27

Em um comunicado, a NASA disse que é provável que não tenha sido um meteorito a causa da morte do motorista indiano no dia 06 de fevereiro. Segundo os cientistas norte-americanos, "a fotografia da cratera de 1,2 metros indica que uma explosão em terra tenha sido a causa da tragédia."

Os cientistas enfatizaram que análises devem ser feitas, a fim de identificar a origem do objeto, e determinar se é de origem espacial, uma peça de satélite ou de uma aeronave.

Por outro lado, peritos do Instituto de Astrofísica da Índia examinaram a cratera de impacto utilizando detectores de metal na busca de outros fragmentos enterrados no solo.

"O fragmento recuperado pela polícia deve ser analisado em laboratório, para que sua origem seja determinada", disse a professora G.C. Anupama, do Instituo de Astrofísica da Índia. Segundo ela, esse fenômeno é muito raro, mas não impossível.

Traremos mais informações a qualquer momento.







Fonte: The Wall Street Journal / Space / NASA
Imagens: (capa:divulgação) / Twitter / J Sam Daniel Stalin / divulgação / The Tbr 12 NEWS / Tuvix72 / YouTube / Wikimapia / Observatorio del Liceo de San carlos / divulgação
10/02/16

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário